facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • 03
  • 04
retiros-de-carnaval-2020Tradicionalmente, durante o período de Carnaval, as comunidades realizam os seus retiros,...
norte-com-alegria-comunidade-de-cordeiro-recebe-dom-pauloNo dia 12 de fevereiro, a sede do Vicariato Norte com muita alegria recebeu a visita do atual...
ifap-realiza-aula-inaugural-2020-e-encontros-nas-paroquiasIniciando suas atividades de 2020, o Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP)...
dom-paulo-participa-de-reuniao-e-convivencia-com-o-clero-nos-vicariatosEm seus primeiros dias à frente da Diocese de Nova Friburgo, o Administrador Apostólico, Dom...
equipistas-de-nova-friburgo-participam-do-1-eacre-da-regiao-rio-viNos dias 15 e 16 de fevereiro, o Movimento Equipes de Nossa Senhora realizou o 1º Encontro...

Bispo empossa Vigários Episcopais do Norte e Litoral

Nos últimos dias do mês de março, o Bispo Diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso presidiu duas importantes celebrações na Diocese: as Santas Missas de Posse dos Vigários Episcopais do Vicariato Norte e Litoral. Nessa última, houve, simultaneamente, a Posse do novo Pároco da Matriz Nossa Senhora de Fátima, localizada em Macaé. Confira abaixo:

Vicariato Norte

Ornada de fiéis, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro, sede do Vicariato Norte, recebeu no dia 27/03 o seu Pastor, Dom Edney Gouvêa Mattoso, para a cerimônia de posse do novo Vigário Episcopal do Vicariato, Pe. Fr. Getulio Freire Pereira, OAD, que foi convidado por Sua Excelência a assumir o Múnus Pastoral desta porção territorial.

 site destaque 2019 bispoempossavigariosepiscopaisdonorteelitoral 1

Entre os sacerdotes presentes, a cerimônia contou com a participação do Pe. Fábio da Cunha Fellipe, Vigário antecessor do Vicariato, que, na oportunidade, foi agradecido por Dom Edney pelo seu serviço prestado à Diocese.

Após a leitura da Provisão Canônica de Frei Getúlio, sendo proferida pelo Diácono Ironil Mascouto, o Prelado levou a Assembleia a refletir em sua homilia sobre a garantia da liberdade para todos, pela lei do amor. "Jesus, como bem sabemos, foi além. Ele sintetizou todos os mandamentos da Lei de Deus em apenas um: 'Amai-vos uns aos outros, assim como Eu Vos tenho amado.' Mas esse é o Mandamento mais exigente, amar não com a nossa medida do amor, porque a nossa medida do amor pode ser estreita. A medida do amor não somos nós, a medida do amor é Cristo. Amar como Ele nos amou" - ressaltou Dom Edney.

 O Bispo destacou ainda o espírito de serviço de um cristão na Igreja.

- Nós hoje estamos participando de uma cerimônia de Posse de um novo Vigário Episcopal, como já participamos de cerimônias de tomada de posse de reitor, de pároco. Funções, cargos eclesiásticos, que não têm nada de honraria. Isso que é mais importante sabermos, porque a quem muito foi dado, muito mais será cobrado. Essa é a lógica de Jesus. Quem quer ser o primeiro, deve aprender a ser o servo de todos.

site destaque 2019 bispoempossavigariosepiscopaisdonorteelitoral 2

Voltando-se aos fiéis, o Epíscopo levou-os a refletir sobre o chamado e a entrega.

- Lembro-me que ao convidar o Pe. Getulio para assumir o cargo de Vigário Episcopal, ele disse: 'Eu vou na Fé'. Como cada um de nós, nós vamos na fé. No dia da minha posse, ao final do meu discurso como Bispo Diocesano, eu disse: 'Venho na Fé'. Porque que venho na fé? Porque eu não sei nada, é uma experiência nova. Porque tenho consciência que se Deus me chamou, Ele também vai me dar as graças necessárias para que eu possa desempenhar bem a minha tarefa, esta que foi confiada em espírito de serviço aos irmãos.

 Ao fim da pregação, o novo Vigário fez sua Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade diante do Bispo Diocesano, com as mãos sobre o Livro dos Evangelhos. E encerrada a cerimônia, o recém-Vigário fez seu pronunciamento, agradecendo aos fiéis e ao clero presente. Dirigiu, ainda, seus sentimentos de compromisso com o Epíscopo.

- Dom Edney, espero poder levar ao povo de Deus as suas atitudes, as suas orações e as preocupações do seu coração de pai, de Bispo.

Vicariato Litoral

A noite do dia 30/3 marcou mais uma vez a trajetória do Vicariato: o Bispo presidiu a Santa Missa de Posse Canônica do novo Vigário Episcopal, Pe. Gleison Lima da Silva, pároco da Matriz Santo Antônio, e também do novo Pároco da Matriz Nossa Senhora de Fátima, Pe. Fábio da Cunha Felippe. Acompanhados dos Padres, Diáconos, Religiosos e do povo diocesano, os empossados puderam render graças a Deus pelo trabalho a ser desempenhado em favor da evangelização.

 site destaque 2019 bispoempossavigariosepiscopaisdonorteelitoral 3

Antes da leitura protocolar dos termos de posse, Dom Edney manifestou de público seu agradecimento sincero ao Pe. Gelcimar Petinati, que, até a presente data, ocupou os referidos cargos mencionados. "Pe. Gelcimar é um grande colaborador da ordem episcopal e, ouvindo ao chamado do Bispo, assumiu a responsabilidade de cuidar do que podemos chamar do 'coração' e do 'útero' da Igreja particular de Nova Friburgo, que é o Seminário Diocesano".

Em pregação, o Bispo propôs uma meditação da gratuidade absoluta de Deus.

- Deus manifesta em Jesus Cristo todo seu amor misericordioso por cada um de nós que somos pecadores. A consciência do pecado deve nos levar a uma ação de graças mais intensa ainda, em virtude do amor irrestrito que Deus tem por nós.

 site destaque 2019 bispoempossavigariosepiscopaisdonorteelitoral 4

Utilizando-se da Segunda Leitura extraída da Carta de Paulo aos Coríntios, trouxe uma "chave de compreensão para o texto do Evangelho:

- Destaco que esse é o Domingo da Alegria porque nós tocamos o amor de Deus de forma mais intensa justamente pela proximidade do grande testemunho desse amor, manifestado em Jesus Cristo, que abraçou por nós a Paixão que era devida à nós, a morte que era devida a nós, para que fôssemos salvos.

Expondo a figura de Jesus na Cruz, considerada como "amaldiçoada aos olhos dos homens", o Prelado explicou que "ao mesmo tempo, Jesus atraiu a muitos, afastando toda maldição, todo pecado, toda condenação, para se tornar ocasião de bênçãos inesgotáveis à nós".

Ao final da Eucaristia, o Pe. Gleison Lima fez seu primeiro discurso como Vigário Episcopal do Litoral:

- Dom Edney me fez o convite para assumir esta árdua missão. E disse para ele: no dia 29 de junho de 2011, estando minhas mãos envoltas às dele, prometi obediência a ele e seus sucessores. Prometer ali é fácil, mas prometer em meio aos trabalhos e desafios pastorais é o grande desafio. Estou aqui para servir! Um sacerdote me disse que a Igreja precisa de sacerdotes disponíveis. E repito aqui novamente o meu sim para somar! Conto com a fraternidade dos meus irmãos sacerdotes. Conto com os Diáconos Permanentes nessa missão que sabemos ser necessária seguir adiante. E também conto com os leigos e leigas, religiosos e religiosas , forças vivas da Igreja neste Vicariato Litoral.

 site destaque 2019 bispoempossavigariosepiscopaisdonorteelitoral 5

Em representação aos paroquianos do Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento, em Cantagalo e também dos paroquianos da Matriz Sede do Vicariato, foram lidas mensagens direcionadas ao Pe. Fábio, que, em emocionadas palavras, agradeceu por todo carinho.

- Ao ver o quadro do Monsenhor Montoto, agradeci a Deus por ter a oportunidade de continuar o trabalho que ele iniciou, que o Pe. Alexandre Guidio continuou e que por último o Pe. Gelcimar continuou. Agora sou chamado a amar Macaé e, consequentemente, todo Vicariato Litoral. Eis-me aqui! Estou aqui para servir, trabalhar, rezar e, principalmente, amar, dando assim continuidade a construção desta linda comunidade chamada Nossa Senhora de Fátima. Ânimo para trabalharmos e evangelizarmos esta cidade e todo Vicariato Litoral!

Texto: Pascom de Bom Jardim e Pascom do Vicariato Litoral
Fotos: Pascom Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Flávia Borba (Pascom do Vicariato Litoral) 
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso