facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • 03
  • 04
retiros-de-carnaval-2020Tradicionalmente, durante o período de Carnaval, as comunidades realizam os seus retiros,...
norte-com-alegria-comunidade-de-cordeiro-recebe-dom-pauloNo dia 12 de fevereiro, a sede do Vicariato Norte com muita alegria recebeu a visita do atual...
ifap-realiza-aula-inaugural-2020-e-encontros-nas-paroquiasIniciando suas atividades de 2020, o Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP)...
dom-paulo-participa-de-reuniao-e-convivencia-com-o-clero-nos-vicariatosEm seus primeiros dias à frente da Diocese de Nova Friburgo, o Administrador Apostólico, Dom...
equipistas-de-nova-friburgo-participam-do-1-eacre-da-regiao-rio-viNos dias 15 e 16 de fevereiro, o Movimento Equipes de Nossa Senhora realizou o 1º Encontro...

Bispo festeja aniversário episcopal e nove anos à frente da Diocese

Os dias 12/3 e 13/3 têm um significado especial para a Diocese de Nova Friburgo, pois se comemoram, respectivamente, os aniversários episcopal e de posse do Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso. Por isso, fiéis de todo o território diocesano se reuniram na Catedral São João Batista para, junto ao Epíscopo, render a devida Ação de Graças a Deus. Na oportunidade, a solene celebração também foi dedicada à recepção de oito seminaristas que foram revestidos das vestes talares para o culto divino, galgando mais um importante passo na caminhada vocacional.

site diocese 2019 aniversarioepiscopaleinvestiduradebatina 1

Após a saudação e iniciando a pregação, Dom Edney explicou sobre a presença da imagem de São José no presbitério e a relação para com a investidura dos futuros presbíteros da Diocese. Segundo ele, "São José é patrono universal de toda Igreja e é também de todos os seminários”. Já adentrando à liturgia da Palavra, Sua Excelência lançou um importante convite: viver uma vida transfigurada.

- Aprender a viver uma vida transfigurada significa permitir que a imagem de Jesus resplandeça na imagem do outro, de modo que as nossas atitudes caracterizem a presença de Jesus no meio de nós.

site diocese 2019 aniversarioepiscopaleinvestiduradebatina 3

Justificando a importância de ser colocada em prática a chamada 'dinâmica da inserção', ressaltou que "o próprio Jesus manifestou a face do Pai, porque foi plenamente humano. Viveu a nossa vida, nos mostrando, de fato, o rosto humano de Deus". Parafraseando um dito popular, qual seja, 'o habito não faz o monge', complementou-o, dirigindo-se também aos seminaristas. "O hábito pode não fazer o monge, mas o monge pode e deve dignificar o hábito".

Em seguida, prosseguiu-se o rito de investidura dos seminaristas Gabriel Alves, Lucas de Andrade, Mário Rafael, Michelangelo Nicastro, Ney de Souza, Reinaldo Machado, Vinícius Castilho e Vitor Fabiano com a apresentação e benção das vestes talares, seguida da imposição das sobrepelizes pelas mãos episcopais. Este ano, Dom Edney foi convidado pelo propedeuta Lucas de Andrade a ser seu padrinho, convite este honrosamente aceito. Os oito foram apresentados à assembleia e calorosamente acolhidos com palmas.

site diocese 2019 aniversarioepiscopaleinvestiduradebatina 6

Antes de ser finalizada a celebração, homenagens não faltaram, sendo cada uma mais emocionante que a outra: representando os paroquianos da Catedral, a Pastoral Familiar dirigiu palavras carinhosas ao Prelado, destacando uma das fortes características do pastoreio do Bispo: a disponibilidade. Também, em nome dos seminaristas diocesanos, o jovem Gabriel Alves fez agradecimentos a Dom Edney e a todos aqueles que os auxiliam na jornada vocacional. Também fora homenageado na Eucaristia o leitor e seminarista Augusto por ocasião de seu aniversário natalício, recebendo uma bênção especial das mãos do Sucessor dos Apóstolos.

site diocese 2019 aniversarioepiscopaleinvestiduradebatina 2

Concelebraram a Santa Missa: o Vigário Geral, Pe. Marcus Vinicius Macedo; Pe. Cláudio Menezes, Vigário Paroquial da Catedral; Pe. Lourenço Ferronato, EP, responsável pelos Arautos do Evangelho em Nova Friburgo; Pe. Higor Moraes, Administrador Paroquial de São Sebastião, em São Sebastião do Alto; Pe. Pablo Guimarães, representando a Reitoria do Seminário Diocesano, além de sacerdotes vindos do Seminário Arquidiocesano São José, que acompanham os jovens seminaristas que lá se encontram em estudos.

Texto: Pascom do Vicariato Litoral
Fotos: Arautos do Evangelho e Pascom do Vicariato Litoral
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso