facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-jovens-adoradores-promovem-6-luau-com-cristo-em-sao-sebastiao-do-altoO Grupo Jovens Adoradores, da Paróquia São Sebastião, em São Sebastião do Alto, promoveu no...
litoral-fieis-celebram-n-sra-de-fatimaComemorado em 13/5, o dia de Nossa Senhora de Fátima teve extensa programação no Vicariato...
papa-le-mensagem-para-a-sociedade-da-missoes-africanas"A evangelização assume a vida humana, vivendo concretamente os sofrimentos de Cristo nas...
bispo-crisma-fieis-em-conceicao-de-macabu-macae-e-nova-friburgoAs Paróquias Nossa Senhora da Conceição, em Conceição de Macabu, e Nossa Senhora da Glória, em...
litoral-paroquia-santo-antonio-promovera-peregrinacao-mariana-dia-255A Paróquia Santo Antônio, em Macaé, promoverá a 7ª Peregrinação Mariana no próximo dia 25/5....

LITORAL: Campanha da Fraternidade 2019 é aberta oficialmente no Vicariato

A Quaresma é um tempo litúrgico dotado de fecundidade ao preparar a Igreja para a celebração dos mistérios pascais. Ante a isso, a Campanha da Fraternidade é um braço valioso de reflexão destinada à comunidade e que promove apoio e motivação para atingir o grande limiar da Quaresma: a conversão.

site litoral 2019 campanhadafraternidade2019eabertaoficialmentenovicariato 04

Propondo um tema e lema atuais, quais sejam, "Fraternidade e Políticas Públicas" e "Serás liberto pelo direito e pela justiça (Is 1,27), a atividade foi aberta oficialmente no Vicariato Litoral na manhã do dia 9/3, na cidade de Rio das Ostras, com a participação de sacerdotes, diáconos e leigos da porção litorânea.

Escolha da Sede e Condução

Apesar de ser praxe a escolha de uma Paróquia de Macaé para acolher o evento, neste ano a proposta foi diferente: por proposição do Coordenador Vicarial de Pastoral, Pe. Marcus Vinícius Falcão, a cidade de Rio das Ostras foi a escolhida em virtude da época de férias e a possibilidade de adesão de boa parte dos fiéis, o que manteria o grande público que a abertura atrai. Também ficou a cargo da Paróquia escolhida todo o planejamento e execução, com anuência da Comissão Permanente Organizadora.

site litoral 2019 campanhadafraternidade2019eabertaoficialmentenovicariato 03

Caminhada de fé

Concentrados na Praça da Telemar desde às 8h da manhã, fiéis puderam rezar e refletir sobre alguns pontos contidos no documento base deste ano. Saindo pelas ruas do entorno, cantaram hinos e realizaram paradas de discussão sobre o tema em voga, até chegarem à Matriz Nossa Senhora da Conceição, para a celebração da Santa Missa.

site litoral 2019 campanhadafraternidade2019eabertaoficialmentenovicariato 02

Santa Missa

Presidida pelo Vigário litorâneo, Pe. Gelcimar Petinati e concelebradas pelos sacerdotes presentes, a Santa Missa teve início às 10h. Saudando aos presentes, o presidente da celebração fez conhecer o novo Vigário Forâneo da Forania 1, Pe. Gustavo Cinne, pároco da Matriz São Benedito.

Escolhido para conduzir a homilia, o Pe. Mauro Nunes, coordenador da Comissão Permanente da CF no Vicariato, fez breve reflexão sobre o sentido da Quaresma, sendo "um tempo de se experimentar a misericórdia de Deus". Sobre o tema apresentado, expôs ponderações sobre o atual patamar das políticas públicas no país.

site litoral 2019 campanhadafraternidade2019eabertaoficialmentenovicariato 07

- Políticas públicas não são políticas do governo, mas sim aquelas que estão garantidas na Constituição Federal, cabendo aos governantes, sendo de quaisquer esferas, o dever de cumprir. Nosso papel de cidadãos entra no ato de fiscalizar, averiguar, discutir, cobrar e participar, a fim de que essas políticas possam garantir os direitos da população. Quando as mesmas são cumpridas, a caridade acontece, pois atende à coletividade.

Antes de ser finalizada a liturgia, o Pe. Mauro tomou a palavra novamente para ler a carta que o Sumo Pontífice dirigiu aos brasileiros por ocasião da Campanha da Fraternidade, contendo ainda uma bênção apostólica a toda população. Após, breve fala de um representante da Matriz Nossa Senhora da Conceição, agradecendo a todos pela presença, destacando a felicidade em ser a primeira Paróquia que sedia o evento fora da sede vicarial. Ao final, todos participaram de um lanche partilhado.

Texto: Pascom do Vicariato Litoral
Fotos: Pascom Nossa Senhora da Conceição (Rio das Ostras), Pascom Santo Antônio (Macaé) e Pascom São Pedro (Macaé)
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso