facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-pastoral-da-crianca-realiza-encontro-vicarial-em-cachoeiras-de-macacuNo dia 14/7, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu, a...
igreja-e-familia-tem-que-caminhar-juntas-diz-bispo-em-formacaoA Comissão Diocesana Vida e Família promoveu um encontro formativo na Paróquia Nossa Senhora...
sacerdotes-e-meces-do-vicariato-sede-se-reunem-com-o-bispoDando continuidade as formações para os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística...
litoral-catequistas-participam-de-encontro-vicarial-em-casimiro-de-abreuMais de 160 catequistas do Vicariato Litoral participaram no dia 14/7, do Encontro de Vocação...
sede-paroquia-sao-bento-abade-celebra-dia-do-padroeiroParoquianos e devotos participaram da festa de São Bento realizada entre os dias 11 e 14/7 na...

IFAP promove Aula Inaugural e divulga programação dos cursos oferecidos em 2019

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto de Formação de Agentes de Pastorais (IFAP) inicia as suas atividades realizando uma Aula Inaugural. Em 2019, a palestra aconteceu na noite de 4 de fevereiro, realizada no Centro Social Nossa Senhora das Graças, em Olaria – Nova Friburgo, onde está instalada a sede do IFAP. Nesta Aula Inaugural foi trabalhado o tema: 'A maior mentira de todos os tempos', conduzido pelo Diretor do IFAP, Carlos Magliano (Carlão).

1site sede 2019 aulainauguralifap 2

Diante de uma expressiva assembleia, composta por diversos paroquianos do Vicariato Sede, Carlão refletiu sobre a relação entre Deus, o Homem e o pecado, explicando o significado da palavra pecado: errar o alvo. “O pecado é uma mentira. É a maior mentira de todos os tempos, pois ele promete algo que não pode dar. Prometeu à Eva “abri-lhe os olhos para ser como Deus” e acabou com os olhos abertos para ver a própria nudez”, acrescentou.

Persistindo nesta reflexão, acentuou que Deus ao criar o ser humano, deu-lhe um alvo a atingir: a Felicidade, mas não uma felicidade passageira, e sim definitiva que está em Deus e buscamos insistentemente. “Contudo, muitas vezes a procuramos onde ela não está. Não seguimos os caminhos apontados pelo Criador, o chamamos de mentiroso e trocamos o Sumo Bem por algum outro bem passageiro. Erro o alvo, peco”, constatou.

Complementando este pensamento, explicou que embora o pecador possa sentir algum prazer no pecado, ele vai, cedo ou tarde, perceber que este não é capaz de lhe dar a estabilidade que o Sumo Bem daria.

- Se persistir ainda em caminhar longe do Criador, poderá, nesta vida, ir substituindo os consolos passageiros que vai encontrando. Chegará, porém, o dia em que não poderá mais esconder sua real situação de ‘erro do alvo’. Chorará então. É a esta situação que chamamos inferno. Este não é um lugar com figuras horripilantes, mas sim a percepção de que na vida inteira se errou o alvo e, agora, não tem com o que preencher o vazio de Felicidade. A ausência total de Deus doerá fundo.

Ao término da palestra, o Administrador da Paróquia Imaculada Conceição, Pe. Vicente Batista, SJC, que estava presente no evento, falou sobre a importância da formação, destacando o incentivo que tem feito aos seus paroquianos para buscarem os cursos oferecidos pelo IFAP. O sacerdote também conferiu uma benção ao grupo de participantes.  

1site sede 2019 aulainauguralifap 1

A atividade também aconteceu com um cunho social, uma vez que a palestra foi gratuita, sendo solicitado apenas 1 kg de alimento não perecível para a participação. Os itens arrecadados foram destinados ao Centro Social Nossa Senhora das Graças e posteriormente serão ofertados às famílias assistidas por esta instituição.

Formações do IFAP – 2019

No Vicariato Sede, todas as segundas-feiras, às 19h30, será realizado o Curso Bíblico: Descobrindo o Antigo Testamento, um extraordinário passeio pelas páginas e textos mais antigos da Bíblia. Serão estudadas as leis que regiam o povo de Deus antes da chegada de Jesus Cristo, seus costumes, seus problemas. Esse curso é destinado a todos aqueles que querem conhecer as raízes da fé católica e entender o caminho que a Palavra de Deus percorreu, preparando o povo para o nascimento de Jesus. Os encontros acontecem na sede do IFAP, com o Professor Carlão. A mensalidade é de R$ 30 (individual) ou R$ 50 (casal).

Nos três Vicariatos Episcopais será oferecida a Escola de Multiplicadores - formação em liderança católica para coordenadores, agentes de pastoral e coordenadores de capela - com ênfase na formação bíblica e missionária. Carga horária: 40 horas, realizada aos sábados, uma vez por mês, das 8h às 12h. Também a nível vicarial será oferecida a Escola de Missões - aperfeiçoamento pastoral para os agentes já em atividade, com ênfase na Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’, focando na aplicação prática do espírito da ‘Igreja em saída’, no âmbito de cada pastoral. Carga horária: 8 horas por pastoral, aos sábados, uma vez por mês, das 13h às 17h.

Informações a respeito de inscrições e mensalidades podem ser obtidas pelo telefone: (22) 998906693 (Whatsapp). O endereço do IFAP é Praça Monsenhor Mieli, s/nº, Olaria – Nova Friburgo.

Texto: Grasiele Guimarães
Fotos: IFAP
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso