facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
bispo-brasileiro-entre-os-novos-membros-da-congregacao-para-a-vida-consagrada-do-vaticanoNo último dia 8 de julho, o papa Francisco nomeou os novos membros da Congregação para a Vida...
sede-pastoral-da-crianca-realiza-encontro-vicarial-em-cachoeiras-de-macacuNo dia 14/7, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu, a...
igreja-e-familia-tem-que-caminhar-juntas-diz-bispo-em-formacaoA Comissão Diocesana Vida e Família promoveu um encontro formativo na Paróquia Nossa Senhora...
sacerdotes-e-meces-do-vicariato-sede-se-reunem-com-o-bispoDando continuidade as formações para os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística...
litoral-catequistas-participam-de-encontro-vicarial-em-casimiro-de-abreuMais de 160 catequistas do Vicariato Litoral participaram no dia 14/7, do Encontro de Vocação...

Celebrando o dom da vida, Bispo ordena novos sacerdotes

A ocasião era, de fato, digna de festa. Em uma única celebração, três motivos para se alegrar: a festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo, a ordenação dos novos sacerdotes e o aniversário natalício de Dom Edney Gouvêa Mattoso. Da Santa Missa, ocorrida no dia 2/2, na Catedral de São João Batista, participaram inúmeros fiéis e concelebraram diversos sacerdotes, entre eles o Vigário Geral e Pároco, Pe. Marcus Vinicius Macedo, e os Vigários Episcopais, Pe. Gelcimar Petinatti, Pe. Jaroslaw (Lucas) Kaczmarck e Pe. Fábio da Cunha Felippe.

site destaque 2019 bispoordenatressacerdotesecelebraaniversario 4

Presidindo a celebração, um Bispo Diocesano visivelmente emocionado. Comemorava seu 62º aniversário em torno do altar, testemunhando a ordenação de três “filhos” - Aurecir Junior, Luis Antonio e Pablo Guimarães - como o Epíscopo costuma se referir àqueles que conduz e pastoreia.

Segundo o próprio Dom Edney, toda ordenação sacerdotal torna-se um momento oportuno para que os sacerdotes renovem o amor pelo ministério a que foram chamados, que “às vezes se envaidece, se obscurece por conta dos pecados”. Construiu-se, assim, o sentido principal de sua mensagem: que os candidatos ao sacerdócio sempre almejassem à santidade.

site destaque 2019 bispoordenatressacerdotesecelebraaniversario 1

- Que a santidade seja o grande projeto da vida de vocês! E quando sentirem que esse projeto lhes parece um pouco distante, lembrem-se de que a graça de Deus nunca lhes faltará. Ela estará sempre presente para sustentá-los e para dizer repetidamente: Eu te chamei! Tu és meu! Eu te chamei para cumprires a missão para qual te enviei! Recobre as forças! Endireita os joelhos vacilantes e continue a caminhar! – exclamou o Bispo.

Clique aqui para ver mais fotos da cerimônina de Ordenação.

Ainda que presidindo uma celebração voltada ao ministério sacerdotal, o Epíscopo dirigiu-se aos consagrados e a todos que, de alguma forma, receberam o Sacramento da Ordem nos seus mais diversos graus. 'Estamos vivendo num mundo onde reina muita aridez espiritual e, porque não dizer, muita falta de fé. Mas somos nós que fomos colocados como luz para iluminar a escuridão de um tempo tão difícil como o que estamos vivendo".

E continuou.

- Meus irmãos, tenhamos todos nós esta consciência de que devemos ser estas luzes acesas nos diversos pontos da nossa Diocese e de tantas Dioceses mundo a fora, onde o povo de Deus também caminha com dificuldade e, entre tantos, encontramos belíssimos exemplos de santidade, que nos ajudam, nos estimulam, nos levam pra frente.

site destaque 2019 bispoordenatressacerdotesecelebraaniversario 2

O Bispo Diocesano não se alongou muito em sua homilia, o que não o impediu de dirigir mais duas interessantes reflexões aos futuros sacerdotes. Na primeira, seguindo o exemplo do ser luz aos povos, afirmou. “Maria leva ao Templo o ‘Templo por excelência’, que é Cristo. Cada um de nós, templos de Deus, somos chamados a encher de luz os templos em que oferecemos cotidianamente o Santo Sacrifício da Missa”. Na segunda, fez questão de lembrá-los que, ordenados, ocupando o altar ou o ambão, ainda assim não seriam melhores que ninguém.

- Estes três jovens a serem ordenados ouviram repetidas vezes da minha boca que nós não somos dignos desse ministério. Que nós somos dignificados pela graça de Deus para servir ao povo fiel, para sermos embaixadores do perdão e da misericórdia de Deus, porque como bem nos diz a Carta de São Paulo aos Hebreus, também nós somos cercados de fraquezas. Tudo isso o sacerdote deve ter presente quando caminha para o Altar. ‘Senhor, eu não sou digno. És Tu que me dignificas’.

Transcorrido o rito, uma mensagem de agradecimento em nome dos três novos sacerdotes foi lida pelo Pe. Aurecir Junior.

Agradecemos em primeiro lugar a Deus, Àquele que nos chamou, pois olhando nossa pequenez, cumulou-nos de graças para que fôssemos capazes de responder o nosso 'eis-me aqui'. À Virgem Maria, nossa medianeira, e a São José, seu castíssimo esposo, nossa gratidão por sempre intercederem ao Vosso Filho em nosso favor.

site destaque 2019 bispoordenatressacerdotesecelebraaniversario 3

Com o coração alegre e cheio de temor, queremos agradecer a todos os que nos acompanharam desde os primeiros passos no caminho de nossa vocação. Lembramos com carinho daqueles que com seu testemunho fizeram crescer em nós o chamado ao sacerdócio. Foi graças ao exemplo de fé, esperança e serviço na caridade de nossos Párocos, que acenderam em nós a luz da nossa vocação sacerdotal.

Nosso carinho e respeito ao Seminário Diocesano Imaculada Conceição e a toda sua equipe formadora. Ao Seminário Arquidiocesano de São José (RJ) e ao Seminário Internacional de Bidasoa, que gentilmente contribuiu em nossa vocação, atendendo ao pedido do nosso Bispo.

Aos nossos familiares, que foram, depois de Deus, o nosso mais firme apoio, suportando conosco as dores e angústias na difícil jornada de seguir os passos d’Aquele que nos chamou. Compartilhamos com vocês nossa imensa alegria e reforçamos o pedido de intercessão pelo nosso ministério.

Por último e não menos importante, deixamos o especial agradecimento ao senhor, Dom Edney, por sua paternal presença durante este tempo, de modo especial neste ano que, com Vossa Excelência, fizemos a experiência de comunidade que foi chamada de Seminário Santa Marta. Neste dia que celebramos o seu aniversário natalício, colocamo-nos a vossa disposição para o serviço ao povo de Deus. Louvamos a Deus por vossa vida e ministério. Obrigado! Conte sempre com nosso carinho, fidelidade e serviço.

Texto: Diogo Quadra
Fotos: Diogo Quadra e Jefferson Rosa
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso