facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-22-jovens-recebem-primeira-eucaristia-na-paroquia-de-valao-do-barroA Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro, teve a graça de celebrar a Primeira...
sede-paroquia-nossa-senhora-de-fatima-celebra-os-30-anos-do-grupo-jovem-jupacO Grupo JUPAC – Jovens Unidos Pelo Amor de Cristo – da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em...
norte-rcc-realiza-eleicoes-para-coordenacoes-vicarial-de-bom-jardim-e-da-paroquia-sao-joseA Renovação Carismática Católica (RCC) no Vicariato Norte esteve reunida no dia 15 de novembro...
norte-paroquia-de-macuco-promove-retiro-para-jovens-2019No 33º Domingo do Tempo Comum (17/11) - ocasião em que as leituras abordam os sinais que...
sede-icone-paroquial-do-sagrado-coracao-de-jesus-peregrina-em-sumidouroDesde 2015, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Paquequer, em Sumidouro, vem realizando...

SEDE: Cerco de Jericó marca início de 2019 em Campo do Coelho

Conforme a tradição, os paroquianos de Sant’Ana, em Campo Coelho, iniciaram mais um ano aos pés de Jesus Sacramentado, por meio do Cerco de Jericó. O evento orante aconteceu de 1º a 7 de janeiro, com a oração do Santo Rosário, realizada dia e noite, e a Santa Missa diária.

site sede 2019 cercodejericocampodocoelho 1

Desde 2014, a Paróquia Sant’Ana realiza o Cerco de Jericó sempre nos primeiros dias do novo ano. Em 2019, o evento teve início com a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, em Santa Missa presida pelo Administrador Paroquial desta comunidade, Pe. Marcelo Roberto Talon. Ao final da celebração, Jesus Eucarístico foi exposto sobre o altar para a adoração e orações propostas.

Durante sete dias, além do Santo Rosário havia a oração do Salmo 90, Armadura do Cristão, entre outras, tendo sempre como intenção principal as necessidades da paróquia, sejam elas no âmbito pastoral, administrativo, ou do Pároco e seus paroquianos. Cada um dos que se dirigia ao templo para orar, também pôde depositar aos pés do Santíssimo Sacramento as suas intenções particulares.

site sede 2019 cercodejericocampodocoelho 2

Os paroquianos se revezaram numa escala de oração realizada de duas em duas horas, durante o dia, e de três em três horas, durante a madrugada. Para celebrar a Santa Eucaristia, a cada dia foi convidado um sacerdote. Nesse ano, os presbíteros meditaram em suas pregações os Sete Dons do Espírito Santo.

Presidiram as Santas Missas os Padres: Marcelo Talon, Manuel Monroy, Rodrigo Rimes, Jorge Eduardo, Cláudio Menezes, Carlos, EP, e Lourenço Ferronato, EP. No sétimo dia, antes da Celebração Eucarística, o povo ali reunido proclamou por sete vezes seguidas o trecho bíblico de Josué 6, 15 -17, conforme a tradição nos Cercos de Jericó.

Quem viveu a experiência de participar do evento testemunha o quanto vale a pena iniciar o ano em oração. Assim descreveu a paroquiana Luana Rosa.

- Nesse ano, disse que não participaria por conta de agora ter um bebê, seria difícil ter um horário, seria cansativo, enfim, muitas desculpas. Quando o Cerco começou, decidi ir à Missa de abertura. Foi aí que tudo mudou! Me deu uma vontade tão grande de participar, afinal, nos anos anteriores, pedi tanto a Deus e a Nossa Senhora que me concedesse a graça de ser mãe, e agora eu não poderia deixar de participar. Fui todos os dias e levei minha filha comigo. Cada dia, uma experiência diferente, muito aprendizado e alegria em ter a oportunidade de adorar Jesus.

site sede 2019 cercodejericocampodocoelho 3

Breve histórico

“Ao sétimo dia, levantando-se de madrugada, deram volta à cidade sete vezes, como nos dias precedentes: esse foi o único dia em que fizeram sete vezes a volta. Quando os sacerdotes tocaram as trombetas na sétima volta, Josué disse ao povo: Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade” (Josué 6, 15 -17). Esta palavra motiva a realização do Cerco de Jericó, iniciado na Polônia por ocasião da vista do Santo Padre, João Paulo II, pela primeira vez à sua terra natal, em 1979.

Na época, Nossa Senhora teria dado uma ordem precisa de que, para a preparação da peregrinação do Papa, deveria ser organizado um Congresso do Rosário com sete dias e seis noites de orações consecutivas do Santo Terço, diante do Santíssimo Sacramento. Contudo, a visita do Pontífice não foi autorizada pelo regime comunista. Então, com redobrado fervor, foi preparada a oração contínua dos Rosários. No dia 7 de maio, ao mesmo tempo em que terminava o Cerco, caíram ‘as Muralhas’, pois havia sido liberada a entrada do Papa na Polônia.

Por ocasião do atentado contra São João Paulo II, em 13 de maio de 1981, os poloneses lançaram de novo este ciclo de orações e obtiveram o seu inesperado restabelecimento. Atualmente, o Cerco de Jericó acontece em várias partes do mundo derrubando as muralhas pelo poder da oração.

Texto: Grasiele Guimarães
Fotos: Grasiele Guimarães e Paróquia Sant’Ana (Campo do Coelho)
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso