facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 2
  • 3
  • 4
diocese-faz-sua-peregrinacao-anual-a-aparecidaNo dia 16/03, aconteceu a peregrinação diocesana ao Santuário de Aparecida, com as presenças...
norte-terco-dos-homens-promove-encontro-vicarial-em-euclidelandiaA Paróquia Santa Rita do Rio Negro, em Euclidelândia, sediou no dia 17/3, das 16h às 21h, mais...
norte-curso-teologico-pastoral-lumen-fidei-inicia-2019-com-santa-missa-e-aula-inauguralEm 13/3, teve início mais um semestre do Curso Teológico - Pastoral Lumen Fidei, atividade...
sede-5-encontro-friburguense-do-terco-dos-homens-e-realizado-na-paroquia-imaculada-conceicaoApesar de 8 de março ser o Dia Internacional da Mulher, nesta data foram os homens que se...
sede-apostolado-da-oracao-da-paroquia-nossa-senhora-da-assuncao-celebra-seu-terceiro-aniversarioCom muita alegria, em 3 de março de 2019, o Apostolado da Oração Sagrado Coração de Jesus, da...

LITORAL: Matrizes Paroquiais celebram o Natal do Senhor

"É Natal, e Jesus se faz criança. Em nós nasce a esperança de reaprender a amar." As Paróquias do Litoral se reuniram nos dias 24 e 25/12 para festejarem o nascimento de Jesus, sendo cada uma manjedoura para acolher o Menino Deus. Confira!

Paróquia São Benedito - Rio das Ostras

A comunidade de Cantagalo, em Rio das Ostras, recebeu a visita do Papai Noel da Paróquia São Benedito, que distribuiu mais de 250 brinquedos, doados pelos paroquianos, para as crianças da localidade. - Estamos aqui para celebrar a fraternidade, para honra e glória do Senhor Jesus Cristo - afirmou o Pe. Gustavo Cinne. A tarde do dia 22/12 contou com animação do ministério de música e sorteios.

Na “noite feliz”, o pároco falou sobre a grande alegria do nascimento de Jesus, que veio para salvar cada um de nós. - A grandeza da Salvação representada na pequenez de um menino. Comentou sobre a posição marginalizada dos pastores a quem foi anunciado o nascimento do Senhor.

site litoral 2018 matrizesparoquiaiscelebramonataldosenhor saobenedito

- O mundo nos massacra, mas é preciso deixar que a luz do Senhor brilhe para que a verdadeira humanidade se revele em nós - prosseguiu. Afirmou também que o Senhor deseja que nos vejamos no Menino Jesus, pequeno, frágil, e acrescentou que não comemoramos apenas aniversário de Jesus e sim o anúncio feliz, onde somos convidados a participar do amor e da perfeição de Deus. - Mesmo que seu coração seja uma estrebaria, o importante é acolher o Senhor, que vem para cada um de nós - explicou o sacerdote. Ao final da celebração, houve uma encenação do nascimento de Jesus acompanhada de música cantada por uma criança.

Além da matriz, as missas foram realizadas nas comunidades de Rocha Leão (24/12) e Cantagalo (25/12).

Paróquia Santo Antônio - Macaé

"Nasceu-nos hoje um menino, e um filho nos foi dado! Grande é este pequenino, Rei da Paz será chamado!” O cântico bradado por centenas de paroquianos deu o tom festivo às celebrações do Natal de Jesus Cristo na Matriz de Santo Antônio, cujas missas foram presididas pelo pároco da comunidade, Pe. Gleison Lima.

site litoral 2018 matrizesparoquiaiscelebramonataldosenhor santoantonio 01

Na Missa das Vésperas (24), o solene anúncio do nascimento do Salvador foi recebido com entusiasmo pela assembleia que, ávida, entoou o Glória - Canto dos Anjos - em unidade com toda a Igreja no Mundo.

Na homilia, o padre destacou a antiga pregação de Santo Agostinho, centrada no mistério da Encarnação como princípio da Paz.

“Desperta, ó irmão, por tua causa Deus se fez homem. Estarias morto para sempre, se Ele não tivesse nascido no tempo. Estarias condenado a uma eterna miséria, se não fosse Sua Misericórdia. Não voltarias à vida, se Ele não viesse ao encontro da tua morte. Terias perecido, se Ele não te socorresse. Estarias perdido, se Ele não viesse salvar-te. Celebremos com alegria a vinda da nossa salvação e redenção!”, recordou.

site litoral 2018 matrizesparoquiaiscelebramonataldosenhor santoantonio 02

As exortações feitas pelo Papa Francisco também foram objeto da reflexão:

– A exemplo da família de Nazaré, “se nós queremos viver bem o Natal, devemos abrir o coração para estarmos dispostos a surpresas”, que nos edificam e transformam – disse.

A Missa do dia de Natal (25) manteve a alegria como centro da celebração: o sermão, desta vez alicerçado em São Leão Magno, e também na fala do Santo Padre durante a Missa do Galo, ressaltou a compaixão de Deus conosco, que nos permitiu ser uma nova criação.

– Como nos recorda São Leão Magno, “não pode haver tristeza no dia que nasce a alegria”! Deus mesmo nos convida à nova vida, onde despojados dos atos e renunciando às obras da carne tomamos consciência da dignidade de cristãos para sermos diferentes. Já não podemos ser os mesmos – bradou o sacerdote.

site litoral 2018 matrizesparoquiaiscelebramonataldosenhor santoantonio 03

A meditação sobre o nascimento do Menino Deus, que se faz alimento da humanidade a partir do nascimento em uma manjedoura, inspirou ainda o pedido do cuidado com a comunhão, seja ela espiritual ou física.

– O Senhor sabe que precisamos nos alimentar todos os dias, e por isso ofereceu a todos e por todos os dias Seu Corpo e Seu Sangue, atualizados em cada Eucaristia. Tenhamos consciência do grandiosíssimo Amor de Deus por nós para que nossos atos sejam expressão de gratidão e de reconhecimento por tudo que representa o Divino Salvador – concluiu.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Rio das Ostras

"Não tenham medo! Eu lhes anúncio uma grande alegria que é a de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês o Salvador, que é o Cristo, Senhor " (Lc 2, 10s).

site litoral 2018 matrizesparoquiaiscelebramonataldosenhor nossasenhoradaconceicao

Na data em que se recorda o nascimento do nosso Salvador, a Matriz Nossa Senhora da Conceição de Rio das Ostras acolheu diversos fiéis para as Santas Missas em 24 e 25/12, ambas presididas pelo pároco local, Pe. Tonny Wanderson.

Paróquia São Pedro - Macaé

A Paróquia São Pedro, em Macaé, realizou a preparação do Natal no dia 24/12 com a celebração da Santa Missa às 08h30 e às 20h na Matriz. Na homilia, o Pároco, Pe. Marcelo Costa, falou da necessidade de conversão e de que nós, como cristãos, devemos ter um olhar de amor para com os mais necessitados, seguindo os passos de Jesus. Em seguida, tivemos a homenagem da comunidade ao Menino Jesus, que foi colocado no Presépio.

site litoral 2018 matrizesparoquiaiscelebramonataldosenhor saopedro

No dia 25, dando continuidade à Celebração do Natal do Senhor, tivemos a celebração da Santa Missa pela manhã e noite. A Liturgia nos trouxe a mensagem do maior presente que Deus no deu, seu filho amado Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos trazer a salvação, cumprindo, assim, as promessas das profecias. Ele nasceu de forma simples e humilde, mostrando a todos que para encontrá-Lo devemos silenciar, meditar e contemplá-Lo. A Santa Missa foi encerrada com a benção através da imagem do Menino Jesus.

Texto: Valdênia Gomes, Nathália Brígida, Carol (Pascom Nossa Senhora da Conceição) e Joana Violante
Fotos: Valdênia Gomes, Tiago Ferreira, Renan Dias, Ubirajara Nascimento, Vera Faray e Joana Violante
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso