facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
governo-itinerante-dom-edney-preside-missa-na-capela-santa-teresinha-em-manoel-de-moraesA Capela Santa Teresinha, em Manoel de Moraes, recebeu o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, na...
dom-edney-participa-de-encontro-com-colaboradores-do-vicariato-norteDurante a Visita Pastoral do Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, por ocasião da VIII edição do...
sede-comunidades-celebram-solenidade-de-pentecostes“Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E, depois de...
norte-dom-edney-participa-de-encontro-vicarial-com-os-mecesA Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro, sediou na manhã de 8 de junho, um encontro...
norte-bispo-crisma-jovens-e-adultos-da-paroquia-nossa-senhora-da-guiaDezenove fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Monnerat, receberam o Sacramento da...

NORTE: Comunidades paroquiais celebram Natal do Senhor

As diversas Paróquias do Vicariato Norte celebraram com intensa alegria a chegada do Menino Jesus. Abaixo, um pouco do que aconteceu nas Missas dos dias 24 e 25.

Paróquia N. Sra. da Piedade – Cordeiro

No último dia 24 de dezembro, véspera de Natal, os anjos entoaram novamente: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na Terra aos homens por Ele amados". Todo o povo de Deus da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, junto à Corte Celeste, celebrou a vinda do Salvador. Fiéis de toda a comunidade participaram da Santa Missa solene, ocorrida na Igreja Matriz.

site norte 2018 missadenatalvicariatonorte nsdapiedadecordeiro

Um dos momentos mais emocionantes da celebração foi a entrada da imagem do Menino Jesus, carregada pelas crianças da comunidade e entronizada no presépio pelo Pároco local, Pe. Arnaldo Leite de Carvalho, que, em sua homilia, destacou a importância de bem vivermos o Natal Cristão, e a diferença deste para o natal do comércio.

Ao final da Santa Missa toda a comunidade embalada pelo som do cântico natalino "Noite Feliz", pôde cumprimentar uns aos outros desejando um Santo e abençoado Natal. No dia 25, aconteceu também a celebração da Santa Missa, na Capela Nossa Senhora Aparecida, pela manhã, e na igreja Matriz, às 19:30h.

Texto e fotos: Isadora Heizer

Paróquia N. Sra. do Carmo – Carmo

Em uma belíssima e emocionante noite, aconteceu a Santa Missa da meia noite na Paróquia do Carmo, deixando toda comunidade muito feliz e agradecida.

site norte 2018 missadenatalvicariatonorte nsdocarmo

Para completar o presépio, a imagem do Menino Jesus foi levada pela Sagrada Família, representada de forma simples e humilde por crianças da Catequese. Em seguida, foram distribuídas velas para todos os presentes. A Igreja ficou iluminada somente pela linda árvore de Natal e as luzes das velas, as quais foram elevadas ao canto do hino “Noite Feliz”.

Em seguida, Pe. Rafael Archetti, com a imagem do Menino Jesus no colo, convidou a todos a reverenciar o Senhor com um beijo. Durante a procissão até o altar, o coral entoava e o povo cantava, em latim, “Venite, adoremos”.

Texto: Maria Delfina Gismonti de Araujo
Foto: Luzia Lemgruber

Paróquia N. Sra. do Livramento – Valão do Barro

Na Paróquia Nossa Senhora do Livramento, nos dias 24 e 25, foram celebradas as Missas do Galo e a de Natal, respectivamente.

site norte 2018 missadenatalvicariatonorte nsdolivramentovalaodobarro

Pe. Bartolomeu de Oliveira transmitiu os seguintes ensinamentos: o verdadeiro sentido do banquete natalino - por mais farta que seja a Ceia e o Almoço - é celebrar Jesus Eucarístico; através de Maria, Jesus veio ao mundo; a simplicidade sempre foi marca registrada de Jesus em Seu ministério, desde o nascimento; o verdadeiro amor a Deus e à Igreja não pode estar ligado às promessas de curas físicas, mas sim à convivência de fé e oração; o que sustenta nossa caminhada com o Senhor não é o que Ele pode nos dar, mas sim o que Ele é; solidariedade é ajudar na necessidade, levando, porém, o outro à liberdade de caminhar sozinho.

No final da Missa do dia 24, o Menino Jesus foi levado ao presépio, representado por um recém-nascido. Após à Missa, a Folia de Reis fez a sua participação como acontece tradicionalmente nesta época do ano.

Texto: Jardel Lamellas, Jucelem Vogas e Marilse Miranda
Fotos: Jardel Lamellas

Paróquia São João Batista – Laranjais

Na Paróquia de São João Batista, em Laranjais, as festividades para o Natal do Senhor começaram no dia 24, às 8h, com a última Missa do Advento, período em que nos preparamos para a chegada do Salvador.

Às 18h, na Comunidade da Chave do Lontra, foi celebrada a Missa da Vigília de Natal, momento em que fomos chamados a contemplar o Mistério da Encarnação do Filho de Deus e celebrar Sua chegada com muita alegria.

site norte 2018 missadenatalvicariatonorte saojoaobatistalaranjais

Já às 21h, na Matriz, foi celebrada a Missa da Noite de Natal. “Nasceu para vós um Salvador”, disse o anjo aos pastores, anunciando a Boa-Nova do Natal de Jesus. Essa também foi a mensagem central da Liturgia. Ao final da Missa o Pe. João Tadeu Tavares levou a imagem do menino Jesus em procissão até o presépio.

No dia 25, às 5h, na Comunidade do Engenho Central, foi celebrada a Missa da Aurora. “Como os pastores viemos ao encontro de Jesus. Viemos adorá-Lo, trazer-Lhe as nossas ofertas”. Logo após a Missa aconteceu um café comunitário.

Às 9h, na Comunidade de Estrada Nova, foi celebrada a Missa de Natal com a encenação do nascimento de Jesus e a Cantata de Natal. Já às 16h foi a vez da Comunidade do Porto Marinho celebrar o Natal do Senhor com a Santa Missa de Natal. À noite, a Matriz Paroquial celebrou o nascimento do Senhor com a Missa de Natal.

Texto e foto: Pascom paroquial

Paróquia São João Batista – Macuco

“Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo Senhor”. Por esse motivo, a Paróquia São João Batista celebrou, na noite do dia 24, a Santa Missa Solene, conhecida popularmente como “Missa do Galo”, em comemoração ao nascimento humano do Filho de Deus, em Belém. Para aquecer ainda mais os corações dos fiéis, dois pequenos paroquianos levaram até o Administrador Paroquial, Pe. Wanderson Mozer, a imagem do Menino Jesus que, após uma calorosa acolhida, foi levado para junto dos seus pais, na manjedoura.

site norte 2018 missadenatalvicariatonorte saojoaobatistamacuco 1

Em sua homilia, o sacerdote enfatizou. - Jesus nasceu para mim, para você, para nós. Ele quis se fazer humano. É com muita alegria que olhamos para o Presépio e vemos que Maria e José já podem ter Jesus em seu colo. Mas nós também podemos tê-Lo em nosso colo, basta sairmos de nosso comodismo.

Continuando, afirmou que Jesus não quis que a alegria de Seu nascimento ficasse somente em Maria e José. - Após o Seu nascimento, pastores que tomavam conta de seu rebanho receberam o anúncio do anjo de que havia nascido o Salvador. A glória do Senhor os envolveu em luz e eles ficaram assustados. Mas o anjo tranquilizou-os, dizendo que anunciava uma grande alegria, que seria também a de todo o povo. De simples ouvintes, aqueles pastores se transformam em alegres testemunhas.

Ao final da homilia, exortou a assembleia:

- Permitamos que a alegria também invada nossos corações. Ela sempre supera o medo e nos permite entoar o canto daqueles que foram abençoados pelo Príncipe da Paz, o Filho de Deus.

Antes do retorno aos lares, com visível alegria, todos puderem dar o beijo da paz no “Verbo que se fez carne e habitou entre nós”.

site norte 2018 missadenatalvicariatonorte saojoaobatistamacuco 2

Já no dia 25, para comemorar o Natal do Senhor, a Paróquia celebrou a Santa Eucaristia às 20h. A homilia do Pe. Wanderson Mozer foi direcionada à plenitude do Pai:

- Um Pai que, na sua infinita bondade, abriu uma janela do céu e, olhando, nos viu mergulhados no pecado, sendo atacados por Satanás, carentes de Luz. Por essa janela aberta, permitiu que o Filho descesse. Ele assumiu a nossa condição humana, assumindo os nossos pecados e nossas misérias. Irmãos, a Encarnação do Verbo por si só já nos basta, mesmo que não vejamos milagre algum. A Luz veio para nos tirar das trevas, mas muitos ainda preferem a escuridão. Cristo, porém, continua sendo o mesmo!

Concluindo a reflexão, falou sobre as Oitavas de Natal:

- A intensidade dessa data é tanta que a Igreja nos dá oito dias de festa. Vivamos com muita alegria e devoção este Santo Natal. Acolhamos o Cristo que hoje nasce. Corramos, de almas limpas, a adorá-Lo e servi-Lo.

Texto e fotos: Pascom paroquial

Paróquia São Sebastião – São Sebastião do Alto

A Paroquia de São Sebastião, em São Sebastião do Alto, celebrou com grande alegria o Natal do Senhor. As Santas Missas dos dias 24 e 25, presididas pelo Pe. Higor Moraes, Administrador Paroquial, contaram com uma numerosa e alegre participação dos paroquianos e visitantes.

site norte 2018 missadenatalvicariatonorte saosebastiao

Em sua homilia da tradicional Missa do Galo, o sacerdote ressaltou que o Natal é uma festa de alegria, reforçando que o nascimento de Jesus foi um acontecimento que mudou para sempre a história da humanidade, e que nossos corações jamais devem ser como a hospedaria de Belém, de portas fechadas para o Menino Jesus.

Já na reflexão do dia de Natal destacou o mistério da condescendência de Deus, que veio ao mundo e se fez um de nós, pequenino, pobre e humilde. E que se Deus, por amor, fez-se um de nós, como forma de gratidão deveríamos nos esforçar para que fôssemos semelhantes a Ele.

O encerramento das celebrações foi marcado pelo momento de adoração ao Menino Jesus, e pelo carinhoso abraço e desejo de um feliz e abençoado Natal do sacerdote aos paroquianos.

Texto: Mariane Santos
Fotos: Maria Fernanda e Carol Pietrani

Paróquia Santa Beatriz – Portela

Na Missa do dia 24, o Pároco, Pe. Diego Lengruber, destacou que não estava sendo comemorado o aniversário de Jesus Cristo, mas sim o Mistério da Encarnação, momento em que a Igreja nos convida a olharmos para trás, na cidade de Davi, e contemplar o Menino Deus, que também nasce em nossa vida.

- São João Paulo II nos fala que Cristo Jesus é semelhante a nós em tudo, exceto no pecado, e que Deus conhece nossa fragilidade. Essa sensibilidade de Deus se manifestou em uma criança e deve ser a sensibilidade que devemos ter para com nossos semelhantes.

site norte 2018 missadenatalvicariatonorte santabeatriz

E continuou.

– O menino nasceu não em um berço, mas numa manjedoura, lugar onde se coloca o alimento para alimentar os animais. Com isso, podemos dizer que o próprio Jesus é o Pão dos Céus que se dá em alimento para cada um de nós.

Concluindo a homilia, afirmou. - Devemos cuidar mais de nossos irmãos, nosso próximo, para que não se sintam sozinhos e desamparados, como se estivessem vivendo num deserto habitado. Deus vê a solidão que passamos muitas vezes, Ele mesmo a experimentou e não é insensível àquilo que enfrentamos diariamente. Se choramos, Ele chora conosco; se rimos, Ele ri conosco. Deus é mais próximo de nós que nós mesmos. De uma forma especial, esse Menino que nasceu numa manjedoura renasce hoje em cada um de nós.

Texto e Foto: André Frossard

Paróquia Santa Maria Madalena – S. Maria Madalena

Nos dias 24 e 25, a Paróquia Santa Maria Madalena realizou as celebrações de Natal. Contou com grande participação da comunidade católica, e também de belos momentos de fé e unidade.

site norte 2018 missadenatalvicariatonorte santamariamadalena

No dia 24, a Celebração Eucarística aconteceu por volta das 19h, e com uma curiosidade: devido à falta de luz na cidade, todo o momento foi realizado sob a luz de velas.

No dia 25, na Santa Missa das 9h, o pároco, Pe. Celso Diniz, evidenciou a figura de Jesus e o sentido real do Natal. - Jesus deve nascer a cada dia em nossos corações.

Texto e foto: Pascom paroquial

Paróquia São José do Ribeirão - Bom Jardim

A comunidade da Matriz São José celebrou a Solenidade do Natal às 20h. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pároco Pe. Luiz Cláudio Mendonça, auxiliado pelo Diácono Permanente Ironil Mascouto, com a participação de grande número de fiéis que, com muita fé, celebraram o Verbo Encarnado.

site norte 2018 missadenatalvicariatonorte saojosedoribeiraobomjardim 1

Em sua homilia, o Pároco explanou sobre a profundidade do Mistério da Encarnação, a infinitude do amor de Deus, que quis nascer entre nós para nos salvar. Também ressaltou o verdadeiro sentido do Natal, na perspectiva da humildade, simplicidade e amor-solidariedade de Cristo, que não deve ser confundido com os apelos exteriores da sociedade paganizada, nem reduzido a uma festa comercial.

Ao final, houve uma apresentação teatral do Grupo Jovem Kyrios.

Já a comunidade de Nossa Senhora de Lourdes, em Palmeirinha, reuniu-se na noite do dia 24, às 17h30, para celebrar a Santa Missa de Natal, também presidida pelo Pároco, Pe. Luiz Cláudio. Dezenas de fiéis participaram com muita alegria da celebração do nascimento do Salvador. Ao final da Santa Missa, foi colocada a imagem do Menino Jesus no presépio. Em seguida, houve um momento de confraternização entre os presentes.

site norte 2018 missadenatalvicariatonorte saojosedoribeiraobomjardim 2

Na manhã do dia 25, às 10h, a comunidade paroquial da Diaconia Santa Teresinha participou da Santa Missa Natalina, reunindo também grande número de pessoas. Presidida pelo Pe. Luiz Cláudio, com o auxílio do Diácono Permanente Ironil Mascouto. Às 16h30 foi celebrada a Santa Missa na comunidade de Santo Antônio, no distrito de Barra Alegre, com efetiva participação comunitária. E a última Celebração Eucarística de Natal foi realizada novamente na Matriz de São José, às 19h.

Nas homilias deste dia, o Pároco, dentre outras mensagens, enfatizou que o Cristo Salvador é o Príncipe da Paz, conforme a Palavra profética. Lembrou, porém, como afirma a própria Sagrada Escritura, que a paz é fruto da justiça. Portanto, seria preciso buscar o Reino de Deus e a Sua justiça em nosso país, Estado, cidade, bairro. Não só a justiça dos homens, mas a mais perfeita de Deus, cheia de misericórdia, capaz de perdoar e dar a vida por quem lhe fez o mal e pelos que estão mais perdidos e abandonados.

Por fim, ressaltou: “Sempre que fizermos isso, indo ao encontro do outro, a exemplo de Maria, a primeira missionária do Verbo de Deus, seremos mensageiros da Paz, e então será sempre Natal”.

Texto e fotos: Pascom paroquial
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso