facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

sede-solenidade-da-imaculada-e-celebrada-nas-paroquias-do-vicariato-em-201Celebrar a padroeira é sempre um momento marcante na vida de uma comunidade paroquial. Novena,...
bispo-preside-missa-da-reinauguracao-das-telas-do-santuario-diocesanoQuinta-feira, 6 de dezembro de 2018, um dia para ficar na história do Santuário Diocesano do...
sede-projeto-pequenos-reis-magos-ganha-vida-com-a-chegada-do-adventoIniciado em 2017 na Diocese de Nova Friburgo, por meio da Matriz Paroquial São Roque, o...
norte-missa-em-acao-de-gracas-pelos-sacoleiros-e-celebrada-em-sao-jose-do-ribeiraoNo domingo (2/12), foi celebrada a tradicional Missa em ação de graças pelos sacoleiros. A...
papa-preparar-se-para-o-natal-com-a-coragem-da-feCelebrar o Natal com verdadeira fé. Este foi o convite do Papa Francisco na homilia da Missa...

Dom Edney abre Congresso Diocesano da RCC

Iniciando o último mês de 2018, no fim de semana dos dias 1º e 2 de dezembro, a Renovação Carismática Católica (RCC) Diocesana realizou seu Congresso, que acontece a cada dois anos. O evento teve lugar na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria - Nova Friburgo. A abertura oficial deu-se no sábado (1º) com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso, tendo a participação do Diácono Transitório, Luis Antonio de Sousa.

site destaque 2018 domedneyabrecongressorcc 1

O Congresso é voltado para as lideranças dos grupos de oração da RCC e tem por finalidade a avaliação dos trabalhos realizados ao longo do biênio vivido. Nesse ano, além da avaliação, aconteceu a reunião de elegibilidade para o cargo de Coordenador Diocesano que, segundo os estatutos da RCC nacional e internacional, não pode ultrapassar quatro anos.

Por essa razão, Dom Edney aproveitou o Congresso para anunciar a nova missão que o atual Coordenador, Flavio Dias, assumirá a partir de agora, já que deixará a coordenação após os quatro anos cumpridos. Flavio será o Assessor do novo organismo da Igreja, a CHARIS (mais detalhes aqui), que congregará a RCC, as Novas Comunidades, além dos Movimentos e Missões de expressão Carismática – todos manterão suas identidades, mas agora sendo um único organismo.

Tendo sido proclamado o Evangelho de São João, em sua homilia o Bispo declarou que o texto do evangelista em questão precisava ser lido em um espírito todo especial, já que o apóstolo “via na cruz e no Crucificado a vitória e a maior glorificação de Deus”. Ou seja, que “somente com um olhar transfigurado é que veríamos na Cruz o trono da glória de Deus. Se tivéssemos um olhar meramente humano, enxergaríamos apenas um homem que fracassou”. Referia-se, assim, aos diversos desafios que a Igreja enfrenta pelo mundo, inclusive no Brasil.

site destaque 2018 domedneyabrecongressorcc 2

O Epíscopo continuou.

– Às vezes somos levados a levantar nosso olhar para perceber por onde está passando a vontade de Deus. O que Jesus disse no Horto das Oliveiras? ‘Pai, se é possível afasta de Mim esse cálice, mas não se faça a minha vontade, senão a Tua’. E a partir daquele momento Ele caminhou resolutamente para a Cruz. E ali manifestou toda a glória de Deus. Portanto, irmãos, a Igreja está enfrentando momentos bastante difíceis nos dias de hoje. É mais fácil acolhermos os tempos de abundância do que os tempos difíceis, mas termino a pregação dizendo: é justamente nos tempos mais difíceis que Jesus está mais próximo de nós.

Ao final da celebração, Flavio Dias dirigiu algumas palavras a Dom Edney e aos presentes. “Costumo dizer que acima das nuvens cinzas, que um dia passam, o Sol da Justiça, que é Cristo Jesus, permanece. Somos gratos ao seu pastoreio, somo felizes em tê-lo como nosso pastor. E de modo muito particular agradeço publicamente por esses dois biênios a frente da RCC, dos quais o senhor confiou ao meu trabalho. Agora, me pede esse novo serviço, que também farei com carinho. Mas faço porque somos chamados a ser Igreja e o senhor nos ensina isso. Muito obrigado por nos tratar com tanto respeito e carinho”.

site destaque 2018 domedneyabrecongressorcc 3

Ainda no sábado (1º), após a Missa, aconteceram pregações dos Coordenadores Vicariais da RCC – deste biênio e também do biênio 2015-2016.

No domingo (2), o Congresso iniciou-se com a Santa Missa própria da Paróquia e logo após o Coordenador da RCC do Estado do Rio de Janeiro, Vinicius Simões, fez uma pregação. Seguindo a programação, os Coordenadores Vicariais, juntamente com o Diocesano e o Estadual entraram em assembleia eletiva para a escolha de novos candidatos ao cargo de Coordenador Diocesano.

Três nomes foram apontados para a sucessão: Cristina Palma, de Cantagalo; Nalva Stael, de Cordeiro; Natália Sueli, de Rio das Ostras. Ao Bispo caberá a escolha para a Coordenação Diocesana do biênio de 2019-2020.

Vale lembrar que ano passado a RCC completou 50 anos no mundo. No mesmo ano em que nasceu, chegou ao Brasil. Seis anos depois, iniciou seus trabalhos em Nova Friburgo, ou seja, há 44 anos atrás.

Texto e fotos: Diogo Quadra
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso