facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
bispos-e-seminaristas-do-regional-leste-1-participam-de-missaBispo, Formadores e Seminaristas do Regional Leste I da Conferência Nacional dos Bispos do...
norte-comunidades-celebram-nossa-senhora-aparecidaAs comunidades do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo celebraram com grande fervor a...
bispo-e-sacerdotes-ordenados-apos-2009-participam-de-encontroO Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e os sacerdotes ordenados após o ano de 2009...
sede-paroquia-santa-edwiges-celebra-a-padroeiraCelebrar os festejos em honra à padroeira. Este foi o motivo pelo qual a comunidade da...
bispo-preside-missa-de-um-ano-de-dedicacao-do-oratorio-dos-arautosO Oratório Nossa Senhora de Fátima, no Parque São Clemente – Nova Friburgo, completou um ano...

Bispo preside Encerramento do Ano do Laicato e Crisma na Catedral

Diante de uma Catedral lotada, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidiu, em 25 de novembro, a Santa Missa da Solenidade de Cristo Rei do Universo, assim como o Encerramento do Ano Nacional do Laicato e confirmou na fé cerca de 50 jovens e adultos catequizados na Igreja Mãe da Diocese, além de dois seminaristas. A cerimônia marcava também a conclusão do Ano Litúrgico e a chegada do Advento.

site sede crismanacatedral2018 6

Apontando com o devido detalhamento cada uma das intenções desta celebração, o Epíscopo destacou que a Crisma é um momento muito bonito para a vida da paróquia, momento de colheita de frutos, também oportunidade de lançar e espalhar as sementes.

- Um grupo de jovens e adultos desta paróquia vai receber o Sacramento da Confirmação, queremos nos unir nesta alegria, com esses jovens e seus familiares em torno do altar, elevar ação de graças a Deus por tantos trabalhos, tanto empenho, de forma especial destacaria aqui os agentes da Iniciação Cristã que com afinco preparam essas pessoas para receber este Sacramento da maneira mais consciente possível.

Recordando a grande motivação desta Solene Eucaristia: Jesus Cristo Rei do Universo, Dom Edney destacou uma nova compreensão para a verdadeira realeza, que é muito diferente das concepções segundo os padrões do mundo.

site sede crismanacatedral2018 2

- Jesus mostrava que era Rei, quando se encontrava com os pecadores, quando perdoava, curava, falava aos pobres, quando se colocava na atitude do servo, aquele que serve. A sua realeza ficou mais inequivocamente clara no momento mais solene da sua vida, que não foi em um trono com uma coroa preciosa na cabeça. O momento da maior glória de Jesus foi a Cruz, e a coroa, a única que ele teve sobre a sua cabeça, foi uma coroa de espinhos... A sua realeza não é carcomida como as realezas deste mundo, os impérios que surgem e depois são destruídos, se acabam, se transformam apenas em resquícios históricos. A realeza de Jesus é perene! Ele nos ensina o que é ser Rei na concepção da eternidade.

Voltando-se aos crismandos, Dom Edney enfatizou.

- Vocês já receberam a graça santificante no Batismo. Agora na Crisma, vocês são ungidos pelo Espírito Santo, ornados, recebem os setes dons do Espírito. Mas para quê? Para guardar, enterrar? Não é isso que devemos fazer com a graça de Deus, pois ela é como água da fonte que eu não posso represar. A água da fonte será tanto mais cristalina e pura, quanto mais ela souber se doar. Assim é a graça de Deus. Por isso, não economizem na graça.

site sede crismanacatedral2018 3

Adentrando no Rito Sacramental, o Prelado explicou aos crismandos o significado da luz das velas, cuja chama seria acessa no Círio Pascal, simbolizando a Luz de Cristo. Este gesto que transforma cada um desses jovens e adultos em centelhas da Luz Divina, teve ainda mais significado sendo realizado nesta celebração, uma vez que, ao encerrar o Ano do Laicato, ficava ainda mais latente a exortação do lema deste ano celebrativo: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14). O Prelado recordou ainda que o fulgor da Luz de Cristo no mundo são os batizados, e complementou.

site sede crismanacatedral2018 4

- A luz só tem sentido se ela ilumina... Portanto, esse Sacramento traz com ele uma palavrinha muito importante: missão. Já que vocês o assumem esse Sacramento com liberdade, assume também a missão de ser luz no mundo e compartilhar a graça de Deus com os irmãos, iluminando o caminho daqueles que passarem pela vida de vocês. Nunca sejam trevas na vida de ninguém... Quando temos a coragem de esquecer de nós mesmos para ir ao encontro do outro, os nossos fardos ficam mais leves.

Após estas proféticas palavras, jovens e adultos foram confirmados na fé pelo Bispo Diocesano.

site sede crismanacatedral2018 5

Encerrando-se esta solene Eucaristia, os leigos Aldo e Adriana, da Catedral Diocesana, dirigiram palavras de gratidão ao Epíscopo selando com maestria esse Ano Nacional do Laicato. Na sequência, o Diácono Transitório, Aurecir Júnior, leu a Mensagem dos Bispos do Regional Leste 1 2018 para o Encerramento Ano do Laicato. Antes da benção final, foram convidados ao presbitério todos os catequistas, responsáveis pela preparação desse grupo de crismandos, para receberem uma benção do Bispo.

Concelebraram o Vigário Geral e Pároco da Catedral, Pe. Marcus Vinicius Macedo; e o Vigário Paroquial, Pe. Claudio Menezes. Os Diáconos Aurecir Júnior e Pablo Guimarães assistiram a celebração.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso