facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

sede-solenidade-da-imaculada-e-celebrada-nas-paroquias-do-vicariato-em-201Celebrar a padroeira é sempre um momento marcante na vida de uma comunidade paroquial. Novena,...
bispo-preside-missa-da-reinauguracao-das-telas-do-santuario-diocesanoQuinta-feira, 6 de dezembro de 2018, um dia para ficar na história do Santuário Diocesano do...
sede-projeto-pequenos-reis-magos-ganha-vida-com-a-chegada-do-adventoIniciado em 2017 na Diocese de Nova Friburgo, por meio da Matriz Paroquial São Roque, o...
norte-missa-em-acao-de-gracas-pelos-sacoleiros-e-celebrada-em-sao-jose-do-ribeiraoNo domingo (2/12), foi celebrada a tradicional Missa em ação de graças pelos sacoleiros. A...
papa-preparar-se-para-o-natal-com-a-coragem-da-feCelebrar o Natal com verdadeira fé. Este foi o convite do Papa Francisco na homilia da Missa...

SEDE: Catequese do Vicariato Sede realiza último encontro de formação de 2018

Em 4 de novembro, a Pastoral da Catequese Vicariato Sede reuniu os catequistas em seu último encontro de formação do ano litúrgico de 2018. O evento aconteceu na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Olaria – Nova Friburgo, reunindo diversos participantes.

1site sede 2018 encontrofinaldapastoralcatequetica 2

O encontro teve início com a Santa Missa, às 7h30, presidida pelo Assessor Eclesiástico da Pastoral Catequética no Vicariato Sede, Pe. Antônio Leão. Logo após, ocorreu o café da manhã e credenciamento dos catequistas.

No salão, os jovens da comunidade acolhedora, fizeram uma animação e, depois, o Pe. Leão conversou com os catequistas falando da importância de seguir o que a Igreja pede. Noutro momento, a Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança, Rosa Carrielo, apresentou o projeto Pequenos Reis Magos da referida pastoral.

1site sede 2018 encontrofinaldapastoralcatequetica 3

Logo apos, os catequistas foram divididos em grupos para participarem das oficinas que foram repassadas por catequistas dos Vicariatos Sede e Norte. Essas oficinas foram elaboradas com o intuito de mostrar aos catequistas como alguns jogos, dinâmicas e músicas podem ajudar nos encontros de Catequese. Foram oito oficinas: jogos e brincadeiras, música, Bíblia, pecado, dinâmica e história.

Mais tarde, teve lugar o almoço preparado pela Paróquia Imaculada Conceição do Jardim Ouro Preto. Na parte da tarde, ocorreu avaliação por Forania e planejamento 2019. Neste momento, cada Forania avaliou os seus encontros de 2017, destacando os pontos positivos e negativos. Escolheram também qual o melhor dia para formação e horário e quais temas serão tralhados no ano 2019.

Ficou definido que serão realizados três Encontros de Catequistas do Vicariato Sede, nos meses de fevereiro, agosto e novembro, com datas a serem definidas. Já a formação por Forania, serão duas ao ano.

Vale ressaltar, que os catequistas solicitaram mais formação doutrinária, assim como momentos com oficinas, pois a troca de conhecimento nestes momentos viabilizou mais informações entre as paróquias, pois além de aprendizagem, todos puderam trocar experiências vividas em suas comunidades.

1site sede 2018 encontrofinaldapastoralcatequetica 1

O encontro finalizado com palavras do Coordenador Vicarial da Pastoral, Fabiano Fiel, relatando sobre a importância de catequisar com amor, fazer com que os catequizandos e crismandos se apaixonem por Jesus Cristo e possam assumir compromisso com a Igreja e com o próximo, vivendo o mandamento do amor.

A Coordenadora Diocesana da Pastoral Catequética, Paula Goretti, também esteve presente no evento comentando sobre a 4ª Semana Brasileira de Catequese, que será realizada de 14 a 18 de novembro de 2018, em Indaiatuba, Itaici (SP), pela a Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética.

Texto: Fabiano Fiel
Fotos: Catequese do Vicariato Sede
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso