facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

sede-solenidade-da-imaculada-e-celebrada-nas-paroquias-do-vicariato-em-201Celebrar a padroeira é sempre um momento marcante na vida de uma comunidade paroquial. Novena,...
bispo-preside-missa-da-reinauguracao-das-telas-do-santuario-diocesanoQuinta-feira, 6 de dezembro de 2018, um dia para ficar na história do Santuário Diocesano do...
sede-projeto-pequenos-reis-magos-ganha-vida-com-a-chegada-do-adventoIniciado em 2017 na Diocese de Nova Friburgo, por meio da Matriz Paroquial São Roque, o...
norte-missa-em-acao-de-gracas-pelos-sacoleiros-e-celebrada-em-sao-jose-do-ribeiraoNo domingo (2/12), foi celebrada a tradicional Missa em ação de graças pelos sacoleiros. A...
papa-preparar-se-para-o-natal-com-a-coragem-da-feCelebrar o Natal com verdadeira fé. Este foi o convite do Papa Francisco na homilia da Missa...

SEDE: Celebração de Finados acontece com Santas Missas e Terço no Viaduto

Recordar a memória daqueles que já partiram e interceder pelo descanso eterno dos entes queridos. Certamente, esses são alguns dos motivos que reúnem diversos católicos no mundo inteiro no dia de Finados (2/11). No Vicariato Sede da Diocese de Nova Friburgo não foi diferente. Nessa data, os leigos se reuniram para participar das Santas Missas, realizadas nos templos e nos cemitérios, assim como do Terço no Viaduto, realizado anualmente no dia de Finados, em Nova Friburgo.

site sede 2018 finadospos2 1

Cemitério São João Batista – Nova Friburgo

“É momento de buscar a esperança. Daqueles que já partiram, vamos ter saudade, mas eles se encontram na Casa do Pai”. Essas palavras do Pe. Antônio Leão deram a tônica ideal para a celebração de Finados, realizada na Capela do Cemitério São João Batista, às 10h.

O sacerdote, que é Pároco de Santo Antônio e Cristo Ressuscitado (no Prado), conduziu a celebração destacando que o Senhor nos convida a observar o mandamento do amor: amar a Deus e amar o próximo, sendo testemunhas do Evangelho.

site sede 2018 finadospos2 3

- Jesus nos fala: Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que estiver morto, viverá. É essa esperança que buscamos, mas exige de nós o amor, a plenitude, o Ágape de Deus. Ao celebrar a Eucaristia aqui tenho uma certeza: um dia estarei na Casa do Pai. Estamos aqui de passagem, mas esse é o momento onde cada um tem que ser testemunha do Evangelho, testemunha do amor, pois um dia estaremos frente a frente com o Senhor Jesus – e diante dessa afirmativa complementou.

- Estamos aqui para fazer a vontade do Senhor Jesus, para ser testemunha, Sal da Terra. No encontro, Ele vai nos perguntar: o que você fez por mim na Terra? É em vida que temos que testemunhar o amor a Deus. Os nossos entes queridos já partiram, se encontram na nova morada, naquilo que cremos. Nós ainda não! Temos que testemunhar o amor a Deus. Olhar a Cruz do Senhor como um sinal de convergência, de libertação, compromisso, fidelidade.

site sede 2018 finadospos2 2

Ao longo do dia, aconteceram diversas celebrações nessa capela, realizadas a cada duas horas, das 8h às 16h.

Terço no Viaduto

Pelo terceiro ano consecutivo, também na manhã de Finados, diversos católicos se reuniram no Viaduto Geremias Mattos Fontes, em Nova Friburgo, para rezar o Santo Terço. A iniciativa denominada Terço no Viaduto, tem como objetivo de interceder pela salvação das almas de todos os fiéis falecidos e por aqueles que estejam passando pela perda do sentindo da vida.

Com um enorme terço confeccionado com bolas, o Grupo do Terço do movimento Caminhada de Emaús uniu-se em oração, primeiramente debaixo do Viaduto, depois seguindo até o ponto mais alto do mesmo. Ao chegar à parte de cima, todos rezaram a Salve Rainha e soltaram o terço de bolas, que ao subir rapidamente, simbolizava as orações elevadas a Deus.

O Viaduto foi escolhido por ser um local no qual, infelizmente, algumas pessoas atentaram contra suas vidas. Porém, esta ação não guarda relação somente com as vítimas deste lugar, mas todas de um modo geral, pois a Igreja em sua doutrina convida aos católicos a rezar pelos que cometeram este ato.

site sede 2018 finadospos

Paróquia Imaculada Conceição - Jardim Ouro Preto

Na Paróquia Imaculada Conceição além da Missa realizada no Cemitério da localidade de Amparo, houve Missa na Igreja Matriz, às 8h e às 9h, presidida pelo Pe. Vicente Batista, Administrador Paroquial. As celebrações tiveram como principais intenções os entes queridos dos participantes.

site sede 2018 finadospos

Texto: Grasiele Guimarães
Fotos: Caminhada de Emaús, Grasiele Guimarães e Marta Martinez 
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso