facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-icones-do-mes-missionario-sao-recebidos-nas-ultimas-paroquias-do-vicariato-sedeDesde o dia 28 de setembro, a bandeira e a cruz peregrinas, ícones do Mês Missionário...
sede-visita-da-cruz-peregrina-e-da-bandeira-missionaria-acontece-em-cachoeiras-de-macacuA Igreja está vivenciando em todo o mundo o Mês Missionário Extraordinário (MME), proclamado...
mes-missionario-extraordinario-paroquias-realizam-santas-missas-de-envio-dos-missionariosAs Paróquias São Roque, em Nova Friburgo, e São José Operário, em Macaé, promoveram as Santas...
sede-batizados-e-enviados-peregrinacao-dos-icones-do-mme-percorre-ultimas-paroquias-de-nova-friburgoChegando à reta final da peregrinação pelas comunidades paroquiais de Nova Friburgo, os ícones...
litoral-paroquia-sao-benedito-celebra-seu-padroeiro-em-rio-das-ostrasNo dia 5/10, a Igreja Católica celebrou a memória de São Benedito. A Paróquia dedicada ao...

Bispo e Padres participam de formação e convivência

O Encontro dos Padres com até 10 anos de ordenação é promovido anualmente pela Diocese de Nova Friburgo. Esse ano (2018), ele aconteceu em Aparecida do Norte – SP, de 5 a 9 de novembro, e teve a presença de vinte sacerdotes, além do Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso.

site destaque 2018 encontropadresate10anoscomdomedney 2

Organizado pela Pastoral Presbiteral Diocesana, cujo Coordenador é o Pe. Arnaldo Leite, o encontro tem por finalidade o atendimento a um pedido da própria Santa Sé: que a Igreja e seus pastores zelem, com especial atenção, pelos padres recém-ordenados, facilitando o estreitamento de laços entre os sacerdotes, e também dos presbíteros com o Bispo Diocesano.

É importante salientar que o momento de convivência possui um caráter de formação. Não chega a ser um retiro propriamente, mas também não se trata de um passeio. Por isso, diversas atividades foram programadas ao longo do período, entre momentos de oração, Celebrações Eucarísticas, formação e eventuais passeios, como a visita aos museus e à cúpula do Santuário.

Segundo Pe. Yves Mozer, atualmente na Paróquia N. Sra. da Conceição, em Duas Barras, “o encontro desse ano foi muito bom, teve um cunho bem formativo, onde tivemos formações sobre a história de Aparecida, do Santuário, da arte externa e interna. Fomos até o lugar onde a imagem apareceu, conhecemos a 1ª capela. Tivemos a oportunidade de celebrar todos os dias juntos com nosso Bispo. Foram dias muito felizes e agradáveis, onde pudemos conviver, almoçar, rezar, celebrar juntos, trocar ideias. Aconteceram momentos de formação com Dom Edney, onde também tivemos oportunidade de falar e ser ouvidos por ele, e também dele falar conosco, passar orientações. É sempre uma experiência muito fecunda e agradável, ao mesmo tempo em que paramos um pouco nossas atividades, não é um retiro, mas acaba sendo um momento de reflexão muito mais pelo ponto de vista humano, de nossa realidade humana no ministério".

site destaque 2018 encontropadresate10anoscomdomedney 1

Realizado desde a administração de Dom Alano - na época feito em apenas um dia, destinado aos Padres com até 5 anos de ordenação - foi na administração atual que o encontro ganhou uma dimensão totalmente nova, realizado sempre em um lugar diferente, contando também com um período maior para a convivência entre os sacerdotes.

Atualmente, seis Padres colocam-se a serviço na Pastoral Presbiteral Diocesana, com o objetivo de não apenas cuidar dos sacerdotes recém-ordenados, mas também de prestar auxílio a todos os presbíteros que necessitem de ajuda. São eles: Padres Arnaldo Leite, Celso Diniz, Gleison Lima, Jorge Eduardo Coimbra, Marcus Vinicius Falcão e Yves Mozer.

Legenda foto:

Em pé, da esquerda para direita: Padres Rodrigo Rimes (Paróquia N. Sra. das Graças – Macaé), Gleison Lima (Paróquia Santo Antonio – Macaé), Thiago Robadey (Paróquia N. Sra. da Glória – Macaé), Rafael Archetti (Paróquia N. Sra. do Carmo – Carmo), Edson Viana (Paróquia N. Sra. da Conceição do Paquequer – Sumidouro), Jorge Eduardo Coimbra (Paróquia N. Sra. da Assunção – Bela Vista), Marcus Vinicius Macedo (Catedral São João Batista), Celso Diniz (Paróquia Santa Maria Madalena – S. Maria Madalena), Fabricio Salomão (Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Trajano de Morais), Marcus Vinicius Moreira Falcão (Paróquia N. Sra. do Desterro – Quissamã), Wanderson Mozer (Paróquia São João Batista – Macuco), Diego Lengruber (Paróquia Santa Beatriz – Portela), Fernando Pacheco (Paróquia Santa Teresinha – Conselheiro Paulino), Raphael Santos (Paróquia São Vicente – Rio das Ostras), Rodrigo  Fonseca (Paróquia Sant’Anna - Japuíba)

Abaixados, da esquerda para direita: Padres Gustavo Cinne (Paróquia São Benedito – Rio das Ostras), Yves Mozer (Paróquia N Sra. Da Conceição – Duas Barras), Dom Edney Gouvêa Mattoso, Higor Moraes de Jesus (Paróquia São Sebastião – São Sebastião do Alto), Bruno Freitas (Paróquia N. Sra. De Fátima – Papucaia), Arnaldo Leite (Paróquia N. Sra. Da Piedade – Cordeiro)

Texto: Diogo Quadra
Fotos: Sacerdotes presentes no encontro
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso