facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
bispos-e-seminaristas-do-regional-leste-1-participam-de-missaBispo, Formadores e Seminaristas do Regional Leste I da Conferência Nacional dos Bispos do...
norte-comunidades-celebram-nossa-senhora-aparecidaAs comunidades do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo celebraram com grande fervor a...
bispo-e-sacerdotes-ordenados-apos-2009-participam-de-encontroO Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e os sacerdotes ordenados após o ano de 2009...
sede-paroquia-santa-edwiges-celebra-a-padroeiraCelebrar os festejos em honra à padroeira. Este foi o motivo pelo qual a comunidade da...
bispo-preside-missa-de-um-ano-de-dedicacao-do-oratorio-dos-arautosO Oratório Nossa Senhora de Fátima, no Parque São Clemente – Nova Friburgo, completou um ano...

Bispo visita seminaristas na Espanha e peregrina até Lourdes

Entre os dias 16 e 22 de outubro, o Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, acompanhado pelo Vigário Geral, Pe. Marcus Vinicius Macedo, e o Reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, Pe. Alex de Paiva, visitaram o Colégio Eclesiástico Internacional Bidasoa, em Pamplona - Espanha, no qual seis seminaristas da referida diocese recebem a formação teológica.

O agradável encontro possibilitou apresentar o novo Reitor do Seminário de Nova Friburgo aos seminaristas César Gomes Agostinho Júnior, Lucas Xavier, Luis Fernando Souza, Marcus Vinícius Muros, Pedro Rocha e Wellington Moreira.

site diocese 2018 visitabispoespanhaelourdes 1

Em 18 de outubro, festa do Apóstolo São Lucas, o Prelado presidiu a Santa Missa na qual conferiu ao seminarista Wellington Moreira a admissão às Ordens Sacras. A celebração aconteceu na Capela principal deste Seminário, tendo por concelebrantes o Reitor do Seminário Bidasoa, Don Juan Allonso; o Vice-Reitor e formador, D. José Ángel; Pe. Marcus Vinicius, Pe. Alex e Pe. José Ruy Júnior – sacerdote do Clero de Nova Friburgo, que atualmente reside e estuda em Pamplona.

Durante a pregação, Dom Edney ressaltou a alegria de estar unido aos seus seminaristas, dirigindo ainda palavras calorosas e animadoras aos 100 seminaristas que lá residem, provenientes dos quatro continentes. “No tempo de Seminário, somos convidados a aprofundar nossa amizade com o Senhor, conformar nossa vida à Sua. Preparar nossa alma para enfrentar com fortaleza os ventos contrários que muitas vezes sacudirão a barca. Porém, nunca nos faltará a mão poderosa do Pai a nos defender”.

Na ocasião, o Epíscopo manifestou sua gratidão ao Colégio Eclesiástico pela formação de tantos presbíteros do mundo inteiro, inclusive, da Diocese de Nova Friburgo.

- Nesta celebração solene, tenho a alegria de poder render graças a Deus por todo o bem que este Seminário tem oferecido à Igreja do Senhor, nos 30 anos de sua riquíssima história. Os mais de 1000 seminaristas que por aqui já passaram, de 29 países distintos, puderam aprender, nesta casa, que é precisamente no amor a Deus e na devoção à sua Santíssima Mãe que reside a alegria do serviço ao qual foram chamados. Nossa Diocese tem uma dívida de gratidão, pelos já sete sacerdotes nossos formados aqui – salientou.

O dom da fortaleza e amizade com Deus ocuparam lugar de destaque na homilia, por meio do exemplo de São Lucas. “São Lucas nos ensina com sua festa: a amizade com Deus nos prepara a viver, na fidelidade, a busca diária pela santidade”, afirmou o Bispo, acrescentando que Lucas aparece nas leituras como virtuoso discípulo que dá testemunho de sua fortaleza, mesmo em meio às seduções e dificuldades deste mundo. E, citando o Catecismo da Igreja, o Epíscopo complementou essa reflexão. “Esta fortaleza, como nos diz o Catecismo, ‘dispõe a ir até à renúncia e ao sacrifício da própria vida, na defesa duma causa justa’”.

1site diocese 2018 visitabispoespanhaelourdes 2

Dirigindo-se ao seminarista Wellington, o Prelado acrescentou.

- Hoje temos a alegria de receber sua admissão às Ordens Sacras. Levado pelo amor de Cristo e fortalecido pela ação interior do Espírito Santo, chegou a ti também o momento de manifestar publicamente o desejo de se entregar inteiramente na sagrada Ordem, no aprofundar diário das disposições interiores de servir a Deus e aos irmãos. Ajudado pela comunidade eclesial e formadores, deve cultivar sempre mais a sua vocação, crescendo na amizade com Jesus. Lembre-se das palavras de Bento XVI, no início de seu ministério petrino, dirigindo-se aos jovens: “não tenhais medo de Cristo! Ele não tira nada, Ele dá tudo. Quem se doa por Ele, recebe o cêntuplo”.

Em suas considerações finais, o Bispo recordou que São Lucas destaca-se pela devota proximidade à Mãe de Jesus, sendo o único evangelista a mencionar o “cântico Magnificat”, além de detalhes do anúncio do Anjo, entre outros momentos, e impulsionou os seminaristas recorrerem sempre à intercessão materna de Maria.

Peregrinação ao Santuário de Lourdes

Manifestando seu amor filial à Virgem Santíssima, Dom Edney acompanhado pelos sacerdotes e seminaristas, dirigiu-se em peregrinação ao Santuário de Lourdes, situado na França, levando as intenções de toda a Diocese de Nova Friburgo. A visita peregrina aconteceu em 20 de outubro.

1site diocese 2018 visitabispoespanhaelourdes 1

Texto: Grasiele Guimarães
Fonte: Seminarista Wellington Moreira
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso