facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
litoral-ano-do-laicato-pastoral-da-crianca-promove-lazer-com-25-assistidos-em-macaeEm continuidade às comemorações do mês da criança, ocorrido em outubro, o dia 7/11 foi o...
sede-catequese-do-vicariato-sede-realiza-ultimo-encontro-de-formacao-de-2018Em 4 de novembro, a Pastoral da Catequese Vicariato Sede reuniu os catequistas em seu último...
sede-catedral-promove-retiro-da-pastoral-da-terceira-idade-2018Certamente, a Pastoral da Terceira Idade é um dos grupos mais avivados da Catedral Diocesana...
sede-celebracao-de-finados-acontece-com-santas-missas-e-terco-no-viadutoRecordar a memória daqueles que já partiram e interceder pelo descanso eterno dos entes...
sede-novembro-e-mes-de-festa-em-olaria-paroquia-nossa-senhora-das-gracasTodo ano, no mês de novembro, a comunidade da Paróquia Nossa Senhora das Graças, situada em...

Diocese se reúne para último adeus ao Pe. Amauri da Silva

A Diocese de Nova Friburgo esteve reunida na noite de 16/10 para prestar homenagem ao Pe. Amauri da Silva, falecido durante a madrugada após estar hospitalizado por 15 dias, lutando bravamente contra grave enfermidade. Natural do município de Nova Iguaçu (RJ), o sacerdote estava com 77 anos de idade e desde novembro de 2015 vinha exercendo o seu ministério na Paróquia Santo Antônio, em Macaé, como Vigário e auxiliar do Pároco, Pe. Gleison Lima.

1 site litoral 2018 diocesesereuneparaultimoadeusapadreamauridasilva 01

As homenagens iniciaram-se ainda pela manhã, quando, após a abertura da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macaé, foi feito um minuto de silêncio em memória do presbítero e também do Pe. Luis Fernando dos Santos, falecido no último dia 5.

Missa de corpo presente

Na Matriz Santo Antônio, a Missa de corpo presente foi presidida pelo Vigário Episcopal do Vicariato Litoral, Pe. Gelcimar Petinati, estando também presentes os Padres Gleison Lima, Jorge Eduardo Coimbra do Almo, Wander Luiz e Mathew Vallanattu; os Diáconos Transitórios Aurecir Júnior e Luis Antônio Fernandes; os Diáconos Permanentes Antônio Drumond, Alcides Vieira, Antônio Paulo, Murilo de Oliveira e Paulo Roberto, além de seminaristas diocesanos. Compareceram também as religiosas da Toca de Assis, Servas do Senhor e as Irmãs do Horto, além de membros de diversas comunidades por onde o Padre passara, em Macaé e Itaocara.

2 site litoral 2018 diocesesereuneparaultimoadeusapadreamauridasilva 01

Durante a homilia, Pe. Gelcimar recordou a amizade de longa data - iniciada em 1989 -, quando, juntos, encontravam-se no Seminário Diocesano. E por meio de algumas histórias pessoais, destacou a generosidade, o desprendimento e o amor do sacerdote pelo rebanho confiado, especialmente pelas crianças e idosos, com quem tinha uma ligação única. “Nosso irmão Pe. Amauri vive hoje a bonita experiência de se encontrar com o Divino Salvador na morada preparada por Ele. Ficam em nós as boas lembranças e as saudades. A tristeza jamais! E a certeza de que do céu, ora por nós”, disse emocionado.

O velório estendeu-se durante a noite, onde fiéis revezaram-se na récita do Santo Terço e puderam se despedir do sacerdote.

Celebração das Exéquias

Na manhã do dia 17/10, às 7h, a Missa de Exéquias foi celebrada na Matriz Santo Antônio, sendo novamente presidida pelo Pe. Gelcimar Petinati, que durante a homilia falou sobre a entrega de Pe. Amauri ao sacerdócio.

2 site litoral 2018 diocesesereuneparaultimoadeusapadreamauridasilva 03

– Aqui celebramos a Páscoa do nosso irmão, Pe. Amauri: um sacerdote de Jesus Cristo, que por mais de 26 anos serviu à Igreja. Hoje, com certeza, ele contempla a face do Nosso Senhor, por sua vida repleta de gestos marcantes, e o jeito de ser espontâneo e brincalhão – reafirmou.

Além do Pe. Gleison Lima, o rito exequial contou ainda com a presença dos sacerdotes José Luís Bustamante, João Evangelho, Marcelo Costa, Celso Henrique Diniz, Luís Corrêa, Jorge Getúlio, João Tadeu e Arnaldo Carvalho.

Com a recomendação da alma do sacerdote, seguiu-se o traslado do féretro para o município de Nova Iguaçu, onde ocorreu o sepultamento.

2 site litoral 2018 diocesesereuneparaultimoadeusapadreamauridasilva 05

Sepultamento

Tendo chegado ao Cemitério Municipal de Nova Iguaçu, por volta das 12h, amigos e familiares da localidade tiveram breve momento para despedir-se do Pe. Amauri. Reunidos na Capela mortuária, recordaram com carinho a trajetória do sacerdote que deixa um legado de alegria em servir a Cristo.

O Vigário Episcopal do Litoral acompanhou a transladação em representação ao Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, bem como o Pe. Gleison e alguns paroquianos das Matrizes Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio, ambas de Macaé.

3 site litoral 2018 diocesesereuneparaultimoadeusapadreamauridasilva 03

Alcançada a hora, os fiéis seguiram com o caixão rezando o terço até local do sepultamento, onde fora realizada a bênção do local e colocação do corpo do sacerdote.

Missa de 7º dia

A Paróquia Santo Antônio convida toda a Diocese para participar da Santa Missa de 7º dia, que ocorrerá na próxima segunda-feira (22), às 19h, na Igreja Matriz, situada na Travessa Padre Pedro, nº 671, no bairro Visconde de Araújo.

Texto: Nathália Brígida - Pascom Santo Antônio e Pascom do Vicariato Litoral
Fotos: Flávia Borba - Pascom do Vicariato Litoral e Tiago Ferreira - Pascom Santo Antônio
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso