facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

sede-ano-do-laicato-paroquia-santa-teresinha-realiza-1-encontro-das-familiasNos dias 13 e 14 de outubro, aconteceu o 1º Encontro das Famílias organizado pela Pastoral...
diocese-se-reune-para-ultimo-adeus-ao-pe-amauri-da-silvaA Diocese de Nova Friburgo esteve reunida na noite de 16/10 para prestar homenagem ao Pe....
reunidos-em-cenaculo-bispo-e-leigos-celebram-padroeira-do-brasilApós 301 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição, aparecida nas águas...
norte-ano-do-laicato-celebracoes-a-nossa-aparecida-acontecem-nas-comunidades-do-vicariatoCelebrar a padroeira do Brasil. Esse foi o motivo que reuniu diversos leigos e leigas nas...
norte-apos-reforma-capela-santo-antonio-e-reinaugurada-em-laranjaisNa noite de 13 de outubro, após quatro meses de reforma, a Capela Santo Antônio, instalada na...

Bispo preside Encontro de MEPs, Comunidades e Círculos Bíblicos

A Paróquia Santa Rita de Cássia do Rio Negro, em Euclidelândia, distrito de Cantagalo, sediou em 15/9 o Encontro Diocesano dos Ministros Extraordinários da Palavra (MEP’s), Círculos Bíblicos e Comunidades. A programação, que teve como ênfase o tema do Ano do Laicato “Sal da terra e Luz do mundo”, contou com a presença do Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso. A estrutura foi organizada por toda a comunidade paroquial, em especial pelos Padres Luiz Fernando dos Santos (Pároco Local) e Mauro Sérgio Nunes (Coordenador Diocesano dos Círculos Bíblicos).

site destaque 2018 bispopresideencontrodemepscomunidadesecirculosbiblicos 1

Os participantes do encontro foram recepcionados com um café da manhã no salão paroquial e, logo após, ocorreu a abertura do evento conduzida pelo Pe. Mauro. A atividade contou com louvor e animação dos paroquianos Douglas Rosa e Shirley Mizael. Posteriormente, foi realizada uma palestra com o Pe. João Evangelho com o tema “Cristão Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”.

Na sequência, os presentes foram divididos em grupos para debater os temas propostos, sendo cada equipe acompanhada por um intermediador. Os MEPs foram acompanhados pelo Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça; os Círculos Bíblicos pelo Pe. Mauro Nunes; Liturgia pelo Pe. Marcus Vinicius Falcão; Inicialização Cristã pela leiga Paula, de Bom Jardim; Predileção Social pelo Pe. Gilmar Rodrigues; Devoção Mariana pelo Pe. Marcelo Piller; e, Pastoral da Criança pela leiga Simone da Paroquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição de Macabu.

site destaque 2018 bispopresideencontrodemepscomunidadesecirculosbiblicos 2

No período da tarde, foi debatido perante todos, os temas e soluções abordados em cada grupo. Para encerrar a programação com chave de ouro, a Santa Missa foi presidida por Dom Edney e concelebrada pelo Pe. Mauro. Esteve presente o Diácono transitório Aurecir Júnior.

Na saudação inicial, Dom Edney destacou a importância do encontro para o trabalho de evangelização nesta porção territorial do Estado do Rio de Janeiro, que compreende 19 municípios que formam a Diocese de Nova Friburgo. Recordou que os desafios são grandes, mas que a presença de todos é uma resposta dada aos leigos da Diocese que estão trabalhando e exercendo seu protagonismo como batizados no seio da Igreja de Cristo, em especial neste Ano do Laicato.

Em sua homilia, o Sucessor dos Apóstolos destacou.

- Neste dia, a Igreja faz memória a Nossa Senhora das Dores, dia seguinte à celebração da Exaltação da Santa Cruz, que traz para nós a lembrança do grande sinal de salvação e bênção. Por isso, não devemos começar nenhuma oração sem traçar sobre nós o Sinal da Cruz. A celebração de hoje nos coloca diante, talvez, da última herança deixada por Jesus no mundo: depois de ter entregue tudo, só faltou Ele entregar duas coisas: de Sua própria mão entregar Maria aos cuidados da humanidade, representada em João; e, a Sua própria vida. Ou seja, Jesus entregou tudo, não reteve nada Consigo, as coisas mais preciosas Ele nos entregou.

site destaque 2018 bispopresideencontrodemepscomunidadesecirculosbiblicos 3

O Prelado destacou ainda que “Jesus entrega Sua vida sacramentalmente na quinta-feira, que chamamos de Quinta-feira Santa, antes da Sexta da Paixão, quando institui a Eucaristia que é o Sacramento do Seu Corpo e do Seu Sangue”. E explicou.

- Chamou nossa atenção que a lança que atingiu o coração de Cristo, antes passou pelo coração de Sua mãe, Maria, porque Jesus já estava morto, Sua alma não estava mais ali, apenas o corpo. Mas, nela batia um coração que chorava e tudo que é humanamente de Jesus é dado por Maria. Tudo que Jesus tem de humano, Ele recebeu de Maria! A fibra do coração de Cristo é a mesma fibra do coração de Maria, o sangue de Jesus é o mesmo sangue de Maria, porque Jesus não teve um pai humano, Seu pai é Deus e José Seu pai adotivo. Precisamos amar mais a Palavra de Deus para amarmos mais a Deus. O Verbo se fez Carne e habitou entre nós! Devemos permitir que a Palavra se encarne em nós para o mundo. É uma Palavra que sinaliza, que transmite vida, essa Palavra de Verdade, Justiça e Paz.

Encerrando sua fala, o Bispo refletiu. “Nossas comunidades precisam ser difusoras e ter a Palavra encarnada, uma Palavra que não está aprisionada na letra, não está aprisionada no papel. Ela tem que sair da letra e entrar na vida”.

site destaque 2018 bispopresideencontrodemepscomunidadesecirculosbiblicos 4

Antes de terminar a Santa Missa, Pe. Mauro destacou que a “Eucaristia é o ponto alto, pois por meio dela podemos dizer ‘Deus é muito bom’. É o momento em que Deus fala conosco. Ele nos proporcionou um dia muito bonito, num dia que amanheceu um pouco chuvoso, mas que está terminando com um solzinho da tarde brilhando e abrilhantando a vida de cada um de nós”. Agradeceu também ao Dom Edney pela confiança no trabalho, pela ajuda e pelo incentivo, “para que possa desenvolver esse trabalho junto às comunidades sempre sob o seu pastoreio. Não poderia deixar de agradecer a toda Paróquia por ter aceitado o desafio e do tempo dedicado”.

Dom Edney, reiterou as palavras do Pe. Mauro e, seguindo a tradição ao término dos Encontros Diocesanos, o Bispo indicou as próximas Paróquias que receberão os eventos. O de Comunidades será no dia 18/5/2019, na Paróquia Sant´Anna, em Campo do Coelho - Nova Friburgo. Já a Assembleia Diocesana dos Círculos Bíblicos, no dia 28/9/2019, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Casemiro de Abreu.

Texto e fotos: André Frossard
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso