facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • 03
  • 04
retiros-de-carnaval-2020Tradicionalmente, durante o período de Carnaval, as comunidades realizam os seus retiros,...
norte-com-alegria-comunidade-de-cordeiro-recebe-dom-pauloNo dia 12 de fevereiro, a sede do Vicariato Norte com muita alegria recebeu a visita do atual...
ifap-realiza-aula-inaugural-2020-e-encontros-nas-paroquiasIniciando suas atividades de 2020, o Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP)...
dom-paulo-participa-de-reuniao-e-convivencia-com-o-clero-nos-vicariatosEm seus primeiros dias à frente da Diocese de Nova Friburgo, o Administrador Apostólico, Dom...
equipistas-de-nova-friburgo-participam-do-1-eacre-da-regiao-rio-viNos dias 15 e 16 de fevereiro, o Movimento Equipes de Nossa Senhora realizou o 1º Encontro...

Bispo preside final do Governo Itinerante e Congresso de Novas Comunidades

"Bendito o que vem em nome do Senhor". Após 30 dias em missão e aproximação à população litorânea, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, deu por encerrada a sétima edição do projeto Governo Itinerante nos dias 2 e 3/9 na cidade de Rio das Ostras. Neste ano, o foco do Epíscopo permaneceu na visitação das comunidades longínquas, colhendo informações, conhecendo realidades, orientando os responsáveis nas esferas administrativas, formativas e litúrgicas, bem como espalhando amor, carinho, atenção e a fraternal presença. Em cada rosto, sorrisos e receptividade para com o escolhido do Altíssimo para pastorear o enorme rebanho da Diocese de Nova Friburgo. Confira os acontecimentos que marcaram o encerramento.

Congresso Diocesano "Avivamento para Novas Comunidades"

Contando com a expressiva participação de 200 fiéis, o Congresso Diocesano de Novas Comunidades foi sediado pela Paróquia São Jorge das Missões, em Rio das Ostras, e realizado na Capela São Francisco e Almas, na mesma localidade. Diversas atividades foram realizadas com a finalidade de se viver a unidade em meio aos múltiplos carismas que levam a um único objetivo: a evangelização.

1 site litoral 2018 governoitinerante setimaedicaodogovernoitineranteeencerradanovicariatolitoral 09

Às 15 horas, Dom Edney concedeu uma palestra sobre a vivência da espiritualidade e a formação genuína de uma Nova Comunidade. Segundo ele, "se faz necessário que uma Nova Comunidade, ao assumir o carisma e ter como norte difundir a Palavra de Deus, caminhe na regularidade também pelo lado estrutural, de acordo com os princípios basilares da Diocese e também para a sociedade civil". Destacou ainda "ser fundamental que os membros adquiram bastante maturidade para dar passos ainda mais compromissados, pois é o nome de Jesus que cada um estará levando onde quer que esteja".

A Santa Missa, presidida pelo Sucessor dos Apóstolos, contou com a presença do Administrador Paroquial local e Assessor Vicarial da RCC, Pe. Rodrigo Rimes; do Pe. Tonny Wanderson, Pároco da Matriz Nossa Senhora da Conceição, e do Diácono Transitório Aurecir Júnior. Para a pregação, o Bispo enfatizou a importância de se aproveitar os momentos de retiro para ouvir a voz de Deus. "Temos que criar espaços para que Deus possa penetrar nos nossos espaços escuros e nos mostrar quem de fato nós somos, e não aquilo que idealizamos ser".

1 site litoral 2018 governoitinerante setimaedicaodogovernoitineranteeencerradanovicariatolitoral 01

Em vias de finalização, o Pe. Rodrigo Rimes tomou a palavra para agradecer a presença de Dom Edney, sobretudo, pelo apoio dado a RCC na Diocese e às Novas Comunidades. Os representantes das Comunidades também ofereceram homenagens e orações, a fim de que o pastoreio do Prelado continue sendo fecundo entre todos. Retribuindo tamanho carinho, o Bispo lançou mais um incentivo: "que encontros como esse sejam cada vez mais frequentes, sendo no mínimo, uma vez ao ano". Encerrada a celebração, reuniram-se todos para a foto oficial.

Estiveram presentes as Comunidades: Corban, Shekinah, Virada Radical, Família de Nazaré, Mãe Rainha, Shalom, Trindade Santa, Missão Ágape, Pelas Mãos de Maria, Fanuel, Movimento Renascer e Missão Avivados Pela Cruz.

Santa Missa de Encerramento Oficial

Com a intenção principal em render graças ao Senhor pelo êxito do Governo Itinerante, a Capela Divino Espírito Santo, situada no distrito de Cantagalo, em Rio das Ostras, foi o local escolhido para sediar a Santa Missa de Encerramento da visita anual do Bispo ao Vicariato Litoral, na manhã de 3/9. Concelebraram a Eucaristia: o Vigário Episcopal, Pe. Gelcimar Petinati, e os Padres Alexandre Guidio, Gleison Lima, Gustavo Cinne, Jorge Getúlio, Jorge Moreira, Rodrigo Rimes, Thiago Robadey e Tonny Wanderson, além da presença do Diácono Transitório Aurecir Junior. Após a Eucaristia, a Matriz Paroquial São Benedito promoveu, no sítio das Bromélias, um almoço de confraternização.

1 site litoral 2018 governoitinerante setimaedicaodogovernoitineranteeencerradanovicariatolitoral 01 1

Palavras dos Colaboradores

"Apesar de não recebe-lo na Paróquia que pertenço nessa edição e poder estar servindo com ele em outras Matrizes visitadas, percebo o Dom Edney mais acessível ao povo, mais acolhedor. Fora as homílias, que são uma verdadeira catequese. Muito enriquecedor!" Poliana Gama, Cerimoniária, Paróquia São Paulo Apóstolo, Macaé.

"O saldo do Governo Itinerante 2018 se manteve positivo. O Bispo esteve presente em todas as foranias, visitou capelas distantes, sobretudo as que festejaram seus padroeiros e outras pela primeira vez, dando atenção especial aos fiéis, o que é de sua natureza paternal". Flávia Borba, Agente de Comunicação, Paróquia Santo Antônio, Macaé.

"Fomos agraciados com a visita de nosso querido Bispo Diocesano em nossa Paróquia e em uma de nossas Capelas. Uma alegria muito grande participar de uma Celebração Eucarística tão orante e belíssima em nossa Matriz, onde foram confirmados alguns jovens e adultos. Suas palavras, seu sorriso cativante, seu zelo e amor marcaram cada coração naquela manhã de domingo. Ouvir sobre o zelo que a comunidade tem com o templo, deixando-o cada vez mais belo, muito nos alegrou e fortificou. A Capela de Sant’Ana também agradece pelo grande pastor e pai que Deus enviou para nos guiar e pelo carinho e atenção que o mesmo tem para com a nossa humilde edificação. Sempre muito atencioso, atento e incentivador, nos revela o amor de Deus. Enfim, ter recebido a sua visita foi uma alegria imensa, que transbordou os corações e nos levou a uma eterna comunhão com o nosso Pastor e Pai". Layon Cordeiro, Cerimoniário, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Macaé.

Texto: Pascom do Vicariato Litoral
Fotos: Rômulo Pestana e Pascom do Vicariato Litoral
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso