facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
litoral-matriz-sao-jorge-das-missoes-promove-dia-de-avivamento-para-homensCaracterizada pelo carisma voltado para a espiritualidade fervorosa de todos os paroquianos, a...
dom-edney-abre-7-edicao-do-simposio-literario-filosoficoCom o tema “Política e Verdade”, a 7ª edição do Simpósio Literário-Filosófico, promovido pelo...
sede-cerco-de-jerico-movimenta-paroquianos-de-nossa-senhora-das-gracasCom Jesus Sacramentado exposto durante sete dias e sete noites, a Paróquia Nossa Senhora das...
bispo-preside-encontro-de-meps-comunidades-e-circulos-biblicosA Paróquia Santa Rita de Cássia do Rio Negro, em Euclidelândia, distrito de Cantagalo, sediou...
norte-encontro-vicarial-do-terco-dos-homens-movimenta-vicariatoO Terço dos Homens São José, da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro,...

Homenagem a Dom Edney Gouvêa Mattoso

Hoje Japuíba celebra a coroação de uma grande vitória. Nossa gente é humilde e simples, mas aceitou o desafio de organizar o maior evento que este local já presenciou: a Unidade Diocesana. Sob a batuta do Pe. Rodrigo Fonseca, nosso amado Pároco, toda orquestra começou a entrar em sintonia há muitos meses atrás. E ao longo do tempo, fomos tecendo uma bela sinfonia sob a regência do próprio Espírito Santo.

site diocese 2018 unidadediocesanajapuiba 2

As ideias foram tomando forma e se concretizando, uma a uma – concurso da logo, concurso do hino, formação de equipes de trabalho, divulgação de atividades, e tantas outras conquistas. Tivemos muito trabalho, mas a alegria do Senhor sempre foi nossa força. Sem dúvida, cometemos muitas falhas, mas temos clareza de que conseguimos oferecer aos nossos irmãos queridos, de todas as paróquias de nossa Diocese, um momento de vivência real na fé. Cada um sairá daqui, sem dúvida, como um sal mais saboroso e como uma luz mais brilhante. Seremos mais conscientes de que somos leigos e leigas, unidos aos nossos pastores, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino.

Neste dia tão especial, celebramos com destaque uma data importante na vida de nosso bispo diocesano. No próximo dia 29 de agosto, D. Edney completará seus 31 anos de Ordenação Sacerdotal. Essa é uma data para ser celebrada com grande festa, afinal são 31 anos de entrega exclusiva ao Reino de Deus. Nas palavras do grande São João Maria Vianney, “é o Sacerdote que continua a obra de redenção de Cristo na Terra… Se soubéssemos o que é o Sacerdote neste mundo, morreríamos não de espanto, mas de amor… O sacerdote é o amor do coração de Jesus”. Com essas palavras muito impactantes, São Cura d’Ars nos ensina, de maneira clara e direta, o valor de um sacerdote para a Igreja e para o mundo. Afinal, o sacerdote exerce o múnus de Cristo entre nós. Rege, santifica, ensina, guia, orienta, exorta, pela obra e força do Espírito Santo.

site diocese 2018 homenagemsantaannaunidade

Excelentíssimo Reverendíssimo Bispo, somos todos gratos a Deus pelo dom da sua vida. Dom Edney, o senhor é um verdadeiro dom de Deus. Como disse Santo Inácio, no longínquo século I da nossa era cristã, «onde está o Bispo, aí está o Cristo; onde está o bispo aí está a Igreja, a segurança da vida eterna e a promessa da comunhão com Deus».

Dom Edney, como fiéis católicos, cremos nessas palavras do grande arauto de Antioquia. Estar em comunhão com o bispo significa viver o próprio Cristo, significa trilhar um caminho seguro e feliz na comunhão com a fé dos apóstolos.

Os planos de Deus em sua vida foram além do presbiterato. Após um intenso trabalho nas paróquias da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Realengo, o Santo Padre houve por bem confiar-lhe a missão do ministério episcopal, para, como Bispo Auxiliar, servir à Igreja na Arquidiocese do Rio de Janeiro e, logo em seguida, ser conduzido a esta porção de terra, confiada ao seu ministério.

Ao dizer o seu SIM, a exemplo da Virgem Maria, Dom Edney encarnou em sua vida a essência de seu lema: FIAT VOLUNTAS TUA (Faça-se a tua vontade!). E desde então, sua eloquência, seu comprometimento, sua sabedoria e toda sua vida passaram a ser cada vez mais conformes à vontade do Senhor. Sem dúvida, seus desafios são imensos, mas também sabemos que nunca falta a luz e nem a assistência do Espírito Santo, que abrasam sem cessar o seu coração de pastor. Agradecemos muito pelo seu SIM, por ter pegado no arado sem olhar para trás. Agradecemos igualmente por ser nosso Bispo Diocesano, tão dedicado e fiel ao Magistério da Santa Igreja.

site diocese 2018 unidadediocesanajapuiba 5

Dom Edney, conte sempre com nossas orações, para que seu ministério sacerdotal e episcopal continuem a gerar muitos frutos para a messe do Senhor. Ao caminhar pelas estradas, subir e descer serras e avistar o mar, saiba que sempre haverá milhares de fiéis que o sustentam em oração, com muito respeito e amor filial pela sua missão.

E hoje, neste exato momento, precisamos realizar um encontro muito especial. Dom Edney, aqui em Japuíba, há uma senhora muito querida e amorosa que lhe ama profundamente. Nutre enorme carinho pelo senhor e hoje quer lhe encontrar, mas de uma forma muito especial. Ela quer olhar em seus olhos e dizer: “Filho, confie em meu auxílio. Quero interceder sempre por você em minhas orações”. Sabe quem é essa senhora? É a vó de Jesus, nossa padroeira, Senhora Sant’Anna. Ela também quer lhe entregar um presente [vem a procissão de Sant’Anna, ao som do Hino de Sant’Anna].

Texto: Ivo do Rosário (Paroquiano de Japuíba e Membro da Comissão Executiva da Organização da XLI Unidade Diocesana)
Fotos: Flávia Borba e Grasiele Guimarães
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso