facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
bispos-e-seminaristas-do-regional-leste-1-participam-de-missaBispo, Formadores e Seminaristas do Regional Leste I da Conferência Nacional dos Bispos do...
norte-comunidades-celebram-nossa-senhora-aparecidaAs comunidades do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo celebraram com grande fervor a...
bispo-e-sacerdotes-ordenados-apos-2009-participam-de-encontroO Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e os sacerdotes ordenados após o ano de 2009...
sede-paroquia-santa-edwiges-celebra-a-padroeiraCelebrar os festejos em honra à padroeira. Este foi o motivo pelo qual a comunidade da...
bispo-preside-missa-de-um-ano-de-dedicacao-do-oratorio-dos-arautosO Oratório Nossa Senhora de Fátima, no Parque São Clemente – Nova Friburgo, completou um ano...

Bispo e leigos vivenciam XLI dia da Unidade Diocesana

O dia da Unidade é sempre um momento marcante para a Diocese de Nova Friburgo. Não há dúvidas que este evento é o maior encontro a céu aberto entre clero e leigos deste território episcopal. Em 2018, a comunidade diocesana pôde celebrar o Ano Nacional do Laicato vivenciando, junto ao seu Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, a 41ª edição do dia da Unidade. Desta vez, coube ao Vicariato Sede, mais precisamente à Paróquia Sant’Anna de Japuíba, situada em Cachoeiras de Macacu, acolher o evento.

site destaque 2018 unidadediocesana2

Com o tema: ‘Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino’, esta inesquecível Unidade do Ano do Laicato foi momento de integração, comunhão, partilha, formação, descontração, espiritualidade, oração e união entre os partícipes. Em cada passo da caminhada dos milhares de peregrinos rumo ao coração de Japuíba, era notável o cuidado dos mais 700 membros da equipe de trabalho ao planejarem cada detalhe, cada ambiente, refeição e outros.

Desde agosto de 2017, quando a comunidade recebeu da Paróquia São João Batista, em Macuco, a bandeira da Unidade Diocesana (UD), Japuíba tornou-se um celeiro de ideias e ideais, numa orquestra que ganhava afinação sob a regência do Pároco, Pe. Rodrigo Fonseca, sempre iluminado pelo Espírito Santo. Todos se lembram dos eventos realizados para angariar fundos para arcar com as despesas desta UD: Noite do Pastel com Poesia, Festival de Torta com Piada, Noite Italiana, Caldo Country, além dos Concursos do Logotipo e Hino Oficial.

site diocese 2018 unidadediocesanajapuiba 41

Na manhã do grande dia, as atividades começaram com a palavra e benção de Dom Edney. Logo após, uma programação repleta de novidades teve lugar no palco principal. Primeiramente, a TV Unidade ganhou vida com um Talk Show conduzido pelo Seminarista, Daigo de Oliveira. Entre os entrevistados estavam clérigos, lideranças diocesanas, vicariais e paroquiais de diferentes pastorais e movimentos.

site diocese 2018 domunidadejapuiba

Os leigos também participaram do show intitulado Valor da Vida, com Zezé Luz, do Pró-vida, que antes de subir ao palco concedeu uma entrevista ao Site Diocesano. Logo após, teve lugar a homenagem aos Catequistas, conduzida pela Coordenadora Diocesana da Pastoral Catequética, Paula Goretti, devido à comemoração do Dia do Catequista, celebrado no quarto domingo do mês Vocacional (26/8). Para animar e alongar os leigos e leigas aconteceu a Zumba Católica, aquecendo não somente o físico, mas os corações dos participantes.

Uma programação paralela ganhou vida em diversos pontos de Japuíba, com a realização de workshops, adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões e atividades na Casa de Maria. A criançada também teve lugar garantido nessa UD, com a implementação do Espaço Kids. Ali, os pais puderam deixar tranquilamente os seus pequeninos, para participarem de brincadeiras e atividades voltadas ao público infantil.

site diocese 2018 unidadediocesanajapuiba 3

Mais tarde, às 15h, era chegado o momento ápice: a Santa Missa. Unidos ao redor da Mesa Santa, o Bispo, os concelebrantes, os Diáconos e os leigos renderam glórias e louvores ao Pai pelo êxito do evento. O começo da celebração foi marcado pela saudação e pontuações do Epíscopo. Em sua homilia, o Epíscopo citou o aniversário da Dedicação da Catedral Diocesana São João Batista, celebrado neste dia com Solenidade, destacou a unidade da Igreja de Cristo e a missionariedade. Após a pregação, aconteceu a investidura dos Ministros Extraordinários da Palavra (MPE’s), entre eles os seminaristas: Daigo de Oliveira, Gabriel Fernandes, Igor da Costa, Lucas Campanaro, Joel Hottz, Vinícius Selem e Vinícius Oliveira.

site diocese 2018 unidadediocesanajapuiba 34

Diante de tamanhas bênçãos vividas nesta UD, os minutos finais da celebração foram marcados por verdadeira ação de graças e grandes surpresas. Como não poderia ser diferente, a Paróquia de Japuíba preparou uma bela homenagem ao Bispo, devido o seu Aniversário Sacerdotal, celebrado em 29/8; confiando o seu precioso ministério aos cuidados da grande 'Vó', a Santa Anna. A imagem da padroeira local veio ao encontro de Dom Edney, em solene procissão, conduzida pelos marinheiros. O Pároco de Japuíba também manifestou sua gratidão ao Epíscopo, por meio de inspiradas palavras.

site diocese 2018 unidadediocesanajapuiba 4

Findado o momento, era chegada a hora tão esperada em toda UD: a transposição da bandeira oficial. Desta vez, a passagem também aconteceu de forma inusitada. Primeiramente, um oficial da Guarda Municipal de Cachoeiras de Macacu, recolheu a bandeira, hasteada pela manhã, levando-a ao encontro de dois leigos da comunidade paroquial: uma senhora e um jovem, que entregaram-na ao Pe. Rodrigo.

site diocese 2018 unidadediocesanajapuiba 8

Na sequência, o sacerdote levou a bandeira às mãos do Bispo, que anunciou a comunidade acolhedora da XLII Unidade Diocesana: a Paróquia São João Batista, em Macaé, na qual todos já têm encontro marcado em 2019. A bandeira foi erguida pelo Vigário Episcopal do Litoral, Pe. Gelcimar Petinati, acompanhado pelos demais sacerdotes do Vicariato, uma vez que o Pároco da comunidade acolhedora da UD 2019, Pe. José Luiz Bustamante, não pôde estar presente por motivo de saúde.

site litoral udjapuiba2018 descerramentoeentregadabandeira jadefernandes 06

Com os olhos marejados diante de tamanhas emoções, Dom Edney manifestou sua gratidão ao Pe. Rodrigo e à Paróquia Sant’Anna, por todo empenho na realização desta Unidade, que foi ansiosamente aguardada por todos.

Nesse Ano do Laicato, alguns leigos também testemunharam a imensa alegria em celebrar esta Unidade Diocesana.

Texto: Grasiele Guimarães
Fotos: Diogo Quadra, Flávia Borba, Jade Fernandes e Jorge Ronald
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso