facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-pastoral-da-crianca-realiza-encontro-vicarial-em-cachoeiras-de-macacuNo dia 14/7, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu, a...
igreja-e-familia-tem-que-caminhar-juntas-diz-bispo-em-formacaoA Comissão Diocesana Vida e Família promoveu um encontro formativo na Paróquia Nossa Senhora...
sacerdotes-e-meces-do-vicariato-sede-se-reunem-com-o-bispoDando continuidade as formações para os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística...
litoral-catequistas-participam-de-encontro-vicarial-em-casimiro-de-abreuMais de 160 catequistas do Vicariato Litoral participaram no dia 14/7, do Encontro de Vocação...
sede-paroquia-sao-bento-abade-celebra-dia-do-padroeiroParoquianos e devotos participaram da festa de São Bento realizada entre os dias 11 e 14/7 na...

Agradecimento do Pe. Rodrigo Fonseca ao Bispo

Ao final desses dois dias de intenso trabalho, em primeiro lugar, gostaria de louvar e bendizer a Deus pela sua bondade e generosidade. Afinal, muitas bênçãos foram manifestadas entre nós e derramadas em Japuíba.

Logo conheceremos o próximo destino da bandeira da Unidade Diocesana. Entretanto, eu gostaria, mais uma vez, de agradecer ao Senhor Deus por tudo o que Ele nos proporcionou viver desde quando nos foi entregue a bandeira e nos foi confiada a missão de organizar esta grande festa da Unidade.

site diocese 2018 unidadediocesanajapuiba 7

Nosso trabalho realmente não começou há pouco, mas em setembro de 2017, quando iniciamos um calendário paroquial de eventos para custear esse dia. Desde o início, tivemos clareza de que deveríamos nos preparar muito, principalmente em oração, para que essa Unidade criasse vínculos entre paroquianos locais, toda forania, a localidade, a cidade e toda diocese.

O que seria do homem sem sua memória? Aliás, o que seria da nossa fé, se não fizéssemos memória de Cristo e não entrássemos no mistério pascal por meio do Memorial da Santa Missa?! Deus nos salvou através da História, que terá em Cristo seu cume, seu ponto mais importante. Não em vão São João, no Evangelho, nos recorda que Cristo é o hoje de Deus.

Pensando nesses dois dias, fizemos uma noite italiana, um almoço dos anos 80, festival de pastel com poesia, festival de torta com piada, além de uma festa country, com direito até a concurso com berrante. Tudo isso nos aproximou mais um dos outros e nos fez descobrir novos talentos no seio da comunidade. À medida que o tempo passava, todo povo foi se descobrindo como leigos e leigas a serviço do Reino, cada vez mais conscientes da sua missão batismal e de seu papel na Igreja. Bendito seja Deus por isso!

Desejando, ainda, um grande diálogo com as comunidades irmãs, lançamos os concursos para a escolha da logo da Unidade e também do Hino. Também nessa ocasião descobrimos outros tantos talentos e criamos novos laços. Da Paróquia de Santa Terezinha nos veio a logo. Da recém (mas já cheia de vitalidade) Paróquia de São Vicente, em Rio das Ostras, nos veio o Hino Oficial. Desse modo, essa Unidade se construiu a partir do que muito nos ensina o Papa Francisco no início do seu pontificado: É preciso criar pontes!

site diocese 2018 unidadediocesanajapuiba 64

Há uma frase dita por São José Maria Escrivá que justifica muito tudo o que vivemos hoje: “Que tua vida não seja estéril. Seja útil. Deixe rastro. Ilumine com a lâmpada da tua fé ou do teu amor”. Foi assim que pensamos ao longo do tempo.

Não quero me estender mais, por isso, agradeço a Deus, ao governo municipal pelo apoio, às paróquias vizinhas por todo suporte e comunhão, agradeço a todos os meus filhos paroquianos que decidiram ser hoje um sinal concreto do amor de Deus para todos os peregrinos. E eu não poderia concluir minha fala, sem agradecer a confiança do nosso Bispo, que nos deixou trabalhar com grande liberdade.

Dom Edney, muito obrigado pelo seu amor e zelo, pelo seu cuidado e suas preocupações. Muito nos edifica ver o amor que o senhor nutre pela Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que o próprio Deus lhe recompense por toda doação e dedicação à construção do Reino.

Enfim, concluo este agradecimento meditando que tudo o que vimos, ouvimos, vivemos nesses dois dias foi o resultado da doação de mais de 700 fiéis que desejam hoje viver apenas uma coisa: que retornemos aos nossos lares, dizendo: “Obrigado, meu Deus! Fui amado na Paróquia de Sant’Anna de Japuíba!”.

Muito obrigado a todos.

Texto: Pe. Rodrigo Fonseca
Foto: Flávia Borba e Grasiele Guimarães
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso