facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 03
  • 04
retrospectiva-2019Tradicionalmente, entre o término e o começo de um novo ano, a Diocese de Nova Friburgo...
dom-paulo-preside-missa-em-acao-de-gracas-por-aniversario-sacerdotaisPregando a alegria, o amor e o cuidado de uma comunidade para com o seu Padre, Dom Paulo...
exortacao-apostolica-querida-amazonia-foi-publicada-nessa-semanaA Exortação pós-sinodal sobre a Amazônia foi publicada esta quarta-feira (12/02). O documento...
norte-aviva-folia-2020-e-realizado-em-macucoCheia de alegria, a Paróquia São João Batista, em Macuco, celebrou nesse sábado, 8 de...
administrador-apostolico-e-oficialmente-apresentado-a-comunidade-diocesanaNa manhã de 9 de fevereiro, o Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo, Dom Paulo...

ANO DO LAICATO – Pré-Unidade Diocesana reúne juventude em Japuíba

‘Vinde todos cantemos alegres, nesse tempo de grande missão’. Chegou o grande dia, um dos mais esperados pela juventude dos três Vicariato Episcopais: a Pré-Unidade Diocesana. O evento, voltado aos jovens, teve lugar em 24 de agosto, a partir das 15h, em Japuíba - Cachoeiras de Macacu, sendo realizado em preparação para a Unidade Diocesana, realizada em 25/8.

site sede 2018 preunidadediocesana 11

Desde agosto de 2017, quando a Paróquia Sant’Anna recebeu a missão de sediar a próxima Unidade, no jovem coração sacerdotal do Pároco, Pe. Rodrigo Fonseca, borbulhavam inúmeras ideias. Inovação, ousadia, evangelização e um olhar especial para a juventude, estavam entre as grandes inquietações. Neste anseio, nasceu a tão sonhada Pré-Unidade. Para dar forma ao evento, os leigos desta comunidade desempenharam com esmero o seu papel de missionários a serviço da Igreja, realizando diversas festividades com o objetivo de custear do evento.

Por fim, era chegado o tão sonhado dia! Japuíba ficou linda! Esta beleza foi ornada pelo olhar carinhoso de cada membro da equipe ao acolher os jovens, pelos cânticos entoados pelas senhoras ao prepararem cada detalhe da decoração e as refeições, pela alegria dos jovens que tomou conta do lugar, e tantos outros detalhes. Certamente, muita emoção marcou a abertura da Pré-Unidade!

site sede 2018 viasacrapreunidade

A atividade teve início com a meditação da Via Sacra, realizada no Parque Terra Santa. O momento foi de reflexão e oração entre os participantes, que caminharam todo o percurso cantando a antífona: ‘Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!’. Na descida do Monte Sião, os jovens peregrinos transmitiram a sua alegria cantando louvores pela Avenida Sant’Anna, chamando a atenção de quem passava pelo local. Em seguida, a juventude reuniu-se no Brizolinha, local dos Círculos Bíblicos conduzidos pelos Seminaristas. Logo após, foi servido o jantar.

site sede 2018 preunidadediocesana 2

Mais tarde, teve início a Santa Missa presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Marcus Vinicius Macedo, e concelebrada pelo Pároco de Sant’Anna de Japuíba, Pe. Rodrigo Fonseca, pelo Assessor da Pastoral da Juventude no Vicariato Sede e Pároco de Santa Teresinha, Pe. Fernando Pacheco, e pelo Pároco de Nossa Senhora do Desterro, em Quissamã, Pe. Marcus Vinicius Falcão. O Diácono Transitório, Pablo Guimarães, assistiu à celebração. A Matriz Auxiliar de Japuíba ficou completamente lotada pelos participantes desta Eucaristia. 

Iniciando a pregação, Pe. Marcus Vinicius manifestou sua gratidão ao Pe. Rodrigo por sua dedicação na preparação desta Unidade, “pelas horas não dormidas e pelas ideias, que são frutos do discernimento do Espírito do seu coração sacerdotal”. Ao falar sobre a realização deste evento em japuíba, comentou. "Gostaria de parafrasear a ação de Bartolomeu, conhecido também como Natanael, e fazer uma pergunta: E de Japuíba pode sair uma Unidade Diocesana boa? Pode sair algo belíssimo: uma Pré-Unidade fantástica e uma Unidade que será inesquecível e marcante na vida de todos nós se formos esses amigos de Deus, anunciando a nossa intimidade com Nosso Senhor".

site sede 2018 missaaberturapreunidade

Destacando a atuação da Pastoral da Comunicação na divulgação do evento, comentou que cada vídeo, live, entre outros, aumentava a expectativa da chegada deste dia. “Tudo nos preparou para o dia de hoje, e, principalmente para a festa, o Dia da Unidade... Todo sacrifício, a preparação e o esmero são a consequência de um encontro do olhar de Jesus Cristo para a nossa vida”. Convidando os jovens a viverem bem estes dias festivos, acentuou. “Lhe digo: nessa Unidade Diocesana, nessa Pré-Unidade estamos recebendo essa visita do olhar de Deus, que deve nos questionar de como estamos sendo seus seguidores”.

site sede 2018 preunidadediocesana 10

O presbítero concluiu a pregação afirmando que o maior conteúdo da Unidade Diocesana será a fé dos leigos e leigas, que vão lotar Japuíba. Encerrada a Missa, teve lugar o show com o cantor católico Dunga. Antes de subir ao palco, o músico concedeu uma entrevista ao Site Diocesano. Ao término do show, o cantor anunciou a caravana com a maior quantidade de jovens: Grupo Jovem Bom Pastor, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Vicariato Litoral, que recebeu um CD do cantor.

Confira a palavra dos leigos.

Texto: Beatriz Rangel, Grasiele Guimarães e Seminarista Igor da Costa
Fotos: Aline Linhares e Grasiele Guimarães
Colaboração: Pascom Vicariato Litoral
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso