facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
bispo-abre-curso-de-formacao-de-liturgia-do-regional-leste-iNa manhã de 10/11, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, também Animador da Pastoral...
diocese-participa-de-seminario-sobre-o-acordo-brasil-santa-seEntre os dias 12 e 14 de novembro, a Diocese de Nova Friburgo esteve presente no Seminário...
sede-com-sete-dias-de-oracao-catedral-realiza-cerco-de-jerico-2018A Igreja Mãe da Diocese de Nova Friburgo: a Catedral São João Batista, realizou entre os dias...
litoral-ano-do-laicato-pastoral-da-crianca-promove-lazer-com-25-assistidos-em-macaeEm continuidade às comemorações do mês da criança, ocorrido em outubro, o dia 7/11 foi o...
sede-catequese-do-vicariato-sede-realiza-ultimo-encontro-de-formacao-de-2018Em 4 de novembro, a Pastoral da Catequese Vicariato Sede reuniu os catequistas em seu último...

SEDE: ANO DO LAICATO – Comunidade de São Lourenço celebra padroeiro

Celebrar o padroeiro é sempre um momento importante para uma comunidade! Os leigos se enchem de alegria, e todo amor e devoção ao patrono se transformam em empenho e dedicação na realização da festa em louvor ao santo. Assim aconteceu na Capela São Lourenço, situada na zona rural de Nova Friburgo, durante a realização dos festejos ao padroeiro. As comemorações aconteceram entre os dias 7 e 10 de agosto, reunindo diversos participantes da localidade e da redondeza.

site sede 2018 festaemlouvorasaolourenço 1

A comunidade, integrante do território paroquial de Sant’Ana do Campo do Coelho, preparou uma expressiva festa em louvor a São Lourenço. Durante toda a programação, houve a presença de leigos vindos de todo o território paroquial, que a cada dia auxiliaram na Liturgia das celebrações.

Em 7/8, às 19h, aconteceu a Celebração Eucarística de abertura dos festejos, presidida pelo Pe. Lourenço Ferronato, EP. As comunidades participantes foram Nosso Senhor dos Passos, de Três Picos; e Sagrado Coração de Jesus, de Barracão dos Mendes.

site sede 2018 festaemlouvorasaolourenço 3

Já a noite de 8/8 foi marcada pela presença dos leigos da Igreja Matriz de Sant’Ana, em Campo do Coelho; e Santo Isidro, em Baixada de Salinas; e a celebração teve como presidente o Pe. Claudio Menezes, anterior Pároco de Sant’Ana. Logo após a Missa, aconteceu a Tradicional Roda de Viola, atividade que sempre agrada bastante aos participantes.

Continuando a festa em louvor ao padroeiro, em 9/8 os leigos acolheram o Pe. Marcelo Piller, sacerdote que também já pastoreou essa comunidade. A Santa Missa foi marcada pela presença dos leigos das Capelas Santa Rita de Cássia, em Salinas; e São Joaquim, em Fazenda Rio Grande. Para selar as atividades dessa noite, teve lugar o show de Henrique Júnior.

Por fim era chegado o grande momento: o dia do padroeiro, celebrado em 10 de agosto. Às 19h, houve Missa presidida pelo Administrador Paroquial de Sant’Ana, Pe. Marcelo Talon, com participação da comunidade Santa Luzia, situada em Santa Cruz. Nessa data, todos louvaram a Deus pela entrega e missão do Diácono Permanente, Luiz Carlos Capozzi, uma vez que esse dia também é dedicado ao Diaconato, que tem São Lourenço como protetor.

site sede 2018 festaemlouvorasaolourenço 2

Logo após a Celebração Eucarística, aconteceu a procissão pelas ruas da localidade, momento de expressiva piedade e devoção entre os leigos participantes. Nem mesmo a baixa temperatura na localidade, uma das mais frias de Nova Friburgo, impediu a manifestação de fé dos fiéis caminharam rezando em meio ao nevoeiro. No retorno à capela, houve show com Gabriel e Thalles, fechando essa edição da Festa em Louvor a São Lourenço.

A palavra do leigo

“A festa foi ótima todos os dias. Os Padres relataram a história de São Lourenço destacando o quanto ele tinha fé e dedicação ao Nosso Senhor Jesus, um exemplo a ser seguido. Também nos mostraram o quanto devemos ser fiéis ao nosso Deus, colocando a fé acima de tudo”. Relatou Joelma Aparecida, leiga atuante na comunidade Santa Luzia, em Santa Cruz.

Texto: Grasiele Guimarães
Fotos: Paróquia Sant’Ana (Campo do Coelho)
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso