facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

sede-ano-do-laicato-paroquias-vivenciam-semana-da-familia'O Evangelho da Família, alegria para o mundo'. Esse foi o tema escolhido para a reflexão da...
sede-unidade-diocesana-e-ano-do-laicato-sao-temas-de-reuniao-vicarial-da-pascomCom o objetivo de traçar os últimos detalhes no que se refere à comunicação da XLI Unidade...
sede-paroquia-nossa-senhora-das-gracas-realiza-mais-um-arraia-de-gracasO sábado (11/8), foi de festa na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria. A comunidade se...
semana-nacional-da-familia-na-diocese-de-nova-friburgoEntre 12 e 18 de agosto, a Igreja Católica celebra a Semana Nacional da Família, evento...
governo-itinerante-50-fieis-sao-confirmados-pelo-bispo-em-macaeEm prosseguimento aos compromissos do Governo Itinerante no Vicariato Litoral, o Bispo...

GOVERNO ITINERANTE: Dom Edney crisma 38 fiéis, em Rio das Ostras

A jovem Paróquia São Vicente de Paulo, em Rio das Ostras, viveu um momento marcante na manhã do dia 5/8: pela primeira vez, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, celebrou a Santa Missa com o Sacramento da Crisma nesta comunidade. Na oportunidade, 38 jovens e adultos receberam o Sacramento, obtendo a força para testemunhar o amor e o poder de Jesus com ações e sendo membros legítimos e responsáveis da Igreja.

site litoral 2018 governoitinerante2018 domedneycrisma38jovenseadultosemriodasostras 05

Toda comunidade se esmerou nos preparativos para a Eucaristia e sorrisos não faltaram no momento da chegada do Sucessor dos Apóstolos, sobretudo, ao adentar o templo, sendo iniciada a Missa. Dom Edney fez sua saudação destacando a maravilha de perceber que "da pequena igrejinha está sendo formada uma grande Igreja, uma grande comunidade de fé". Mencionou ainda o gratificante trabalho que o Administrador Paroquial, Pe. Raphael Costa, está fazendo na localidade.

Para o início da homilia, Dom Edney fez breve partilha sobre sua peregrinação à Terra Santa, mais precisamente nas localidades de Tiberíades e Cafarnaum, ambas distantes uma da outra, para mostrar que "ao visitar esses locais santos, o que está contido na Palavra faz mais sentido". De uma forma sintetizada, apontou uma das ações do povo que seguia Jesus "não mais pelo o que Ele dizia, mas porque Ele matava a fome deles e os curava".

site litoral 2018 governoitinerante2018 domedneycrisma38jovenseadultosemriodasostras 01

- Por isso Jesus começa a perceber que a Cruz começava a se desenhar no horizonte da Sua vida. Se aqueles que O seguiam não tinham entendido qual era a sua proposta, muito mais os outros, que com facilidade confundiriam com uma espécie de agitador das massas. Qualquer um que sobressaísse como líder do povo já era olhado de uma forma diferente.

Prosseguindo o raciocínio, abordou como o ser humano tem a capacidade de lidar com o sofrimento, onde num momento agradece por aquilo que alcançou e noutro instante reclama pelo que não recebeu, "não tendo olhos para perceber realmente tudo aquilo que fez em nossa vida".

site litoral 2018 governoitinerante2018 domedneycrisma38jovenseadultosemriodasostras 03

- Interessante que rezamos aquela expressão da oração do Pai Nosso: 'seja feita a vossa vontade'. Mas na verdade, é a nossa vontade que queremos. Quando Deus não a faz, ou pensamos que Deus não quer saber de nós ou é um Deus fraco por não fazer o que efetivamente queremos. O sofrimento bate à nossa porta, mais cedo ou mais tarde. Ele sempre bate. E quando bate, nos desesperamos e vamos procurar quem nos alivie.

E lançou ainda duas importantes questões para se refletir. "Será que realmente estamos seguindo à Jesus ou estamos buscando uma religião que se adapte às nossas necessidades? Será que queremos nos submeter à vontade Dele ou que Ele se submeta ao que queremos?"

site litoral 2018 governoitinerante2018 domedneycrisma38jovenseadultosemriodasostras 04

Aos crismandos, sua Excelência deixou claro qual deve ser o legado de todo cristão. "Assim como a chama da vela, vocês são convidados a ser luz. Pessoas normais que vivem como todo mundo, porém sendo diferentes ao modo de viver do mundo. Num ambiente onde só se respira corrupção, uma pessoa honesta vai chamar atenção, mesmo que não diga sequer uma palavra. E mais do que chamar atenção, ela vai incomodar, apesar de sofrer muito e ser incompreendida. Saberá que terá a seu favor o exemplo de Cristo".

O jovem Lucas, batizado no ano de 2000, foi o escolhido para receber do Bispo a sua vela batismal acesa e assim pôr em prática a missão de ser luz para seus irmãos e irmãs. Finalizados os ritos próprios, coube ao Pe. Raphael Costa dirigir ao Bispo os agradecimentos em nome de toda a comunidade paroquial.

- Neste dia histórico, onde pela primeira vez, o senhor vem confirmar nossos irmãos e irmãs, queremos ofertar sua vida à Cristo e de maneira especial agradecer à Ele pelo seu ministério que nos edifica e aponta o verdadeiro caminho. Receba essa orquídea em sinal de nosso amor e carinho.

Texto: Pascom do Vicariato Litoral
Fotos: Karine Bispo - Pascom São Vicente de Paulo e Pascom do Vicariato Litoral
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso