facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

sede-ano-do-laicato-paroquia-santa-teresinha-realiza-1-encontro-das-familiasNos dias 13 e 14 de outubro, aconteceu o 1º Encontro das Famílias organizado pela Pastoral...
diocese-se-reune-para-ultimo-adeus-ao-pe-amauri-da-silvaA Diocese de Nova Friburgo esteve reunida na noite de 16/10 para prestar homenagem ao Pe....
reunidos-em-cenaculo-bispo-e-leigos-celebram-padroeira-do-brasilApós 301 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição, aparecida nas águas...
norte-ano-do-laicato-celebracoes-a-nossa-aparecida-acontecem-nas-comunidades-do-vicariatoCelebrar a padroeira do Brasil. Esse foi o motivo que reuniu diversos leigos e leigas nas...
norte-apos-reforma-capela-santo-antonio-e-reinaugurada-em-laranjaisNa noite de 13 de outubro, após quatro meses de reforma, a Capela Santo Antônio, instalada na...

SEDE: ANO DO LAICATO – Protagonismo leigo tem lugar em encontro promovido pela Catedral

Estimulando os leigos a vivenciarem o lema do Ano do Laicato: ‘Sal da Terra e Luz do Mundo’, a Catedral Diocesana São João Batista promoveu nos dias 4 e 5 de agosto o Encontro dos Leigos em Missão - atuantes na Igreja e no mundo. O evento teve lugar nas dependências do Colégio Nossa Senhora das Dores, situado no Centro de Nova Friburgo, acontecendo das 9h às 17h.

site sede 2018 encontrodosleigoscvatedral 9

Dezenas de participantes, de diferentes comunidades paroquiais, estavam presentes no evento absorvendo tudo que a recheada programação pôde oferecer: palestras, dinâmicas, momentos de oração, bate-papo cabeça, entre outras atividades. O encontro foi planejado com muita oração e dedicação do Pároco da Catedral, Pe. Marcus Vinicius Macedo, juntamente com as leigas integrantes do Terço das Mães e da equipe Estrutura e amor. 

Um detalhe chamou a atenção na ornamentação do ambiente: um quadro branco com apenas um tronco de árvore com os galhos vazios, que ao longo do evento foi sendo preenchido com as fotos dos leigos que participavam do encontro, ou seja, os frutos dessa árvore foram os próprios participantes.

site sede 2018 encontrodosleigoscvatedral 10

No sábado, todos acompanharam as palestras conduzidas pelo Teólogo e Consultor de Marketing Católico, Kater Filho, que abordou os temas: A Vida Espiritual do Leigo e a A Educação Religiosa das Crianças e Jovens’.

Nesse dia aconteceram dois bate-papos. O primeiro abordou a Espiritualidade do Leigo no Trabalho, do qual participaram Alex Soliva (Policial), Carlos André Pedrazzi (Advogado) e Gustavo Souza (Empresário). No segundo, teve lugar o tema: Leigos Educadores, com um bate-papo entre Brigida Ferreira (Advogada e Mediadora de Conflitos), Gabriela Wermelinger (Educadora) e Maylon Adame (Educador). A mediadora desses painéis foi Janimery Pecci.

site sede 2018 encontrodosleigoscvatedral 12

Finalizando as atividades de sábado, teve lugar a oração do Santo Terço em intenção especial à nova geração de católicos de nosso mundo e suas famílias. O momento foi conduzido pelas integrantes do Terço das Mães.

Iniciando a manhã de domingo, os leigos puderam participar de uma bonita oração dinamizada sobre ser Luz do Mundo, conduzida pelo Grupo Amigos de Deus, atuante na Catedral. Em seguida, teve lugar a palestra Santidade na Família, também conduzida por Kater Filho. Nessa pregação, o palestrante destacou os 15 passos para o amor, baseando-se na primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (I Cor 13).

site sede 2018 encontrodosleigoscvatedral 13

Iniciando sua fala, Kater destacou que os primeiros passos para a santidade são dados em família, pois o amor nasce em família. Citando Santa Teresinha, explicou qual caminho ela descobriu para santidade: o amor, acrescentando que este tem múltiplas definições, inclusive o amor Ágape, ou seja, o incondicional. Nesse momento, o palestrante destacou todo amor declarado por Jesus na cruz, recordando que em sua agonia Ele ‘pagou’ pelos pecados do mundo inteiro.

Chegando o momento de pontuar os 15 passos para o amor, Kater Filho elencou: 1º - o amor é paciente; 2º - é prestativo; 3º - não é invejoso; 4º - não se incha de orgulho; 5º - não se ostenta; 6º - nada faz de inconveniente; 7º - não busca seu próprio interesse; 8º - não se irrita; 9º - não guarda rancor; 10º - não se alegra com a injustiça; 11º - se rejubila com a verdade; 12º - tudo desculpa; 13º - tudo crê; 14º - tudo espera; 15º - tudo suporta. Devido à extensão do tema, a palestra de Kater Filho foi divida em dois blocos. Na parte da manhã foram trabalhados os sete primeiros passos e ao final da tarde dos demais.

site sede 2018 encontrodosleigoscvatedral 6

Após a primeira fala, teve lugar o bate-papo: Em Defesa da Vida e das Famílias, com os médicos Dr. Carlos Pecci (Ginecologista-Obstetra), Dr. Claudio Pecci (Ginecologista) e Dra. Eunice Amaral (Pediatra), mediado pelo Pe. Marcus Vinicius, que apontou os médicos como servidores da vida, não da morte. Cada profissional pôde manifestar a sua posição em defesa da vida, diante de toda a discussão que está em voga a respeito da possibilidade de descriminalização do aborto. Os profissionais também testemunharam alguns milagres que aconteceram diante de seus olhos e destacaram: “quem faz o milagre é Deus, o médico é apenas o meio”.

site sede 2018 encontrodosleigoscvatedral 2

No período da tarde, a palestra foi conduzida pelo Ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, que abordou o tema: O Leigo e a Política. Marcelo iniciou sua fala indagando os participantes sobre como dar testemunho da nossa fé na política? Em seguida, incentivou os leigos à busca diária pela santidade e complementou. “Em todos os lugares que vamos, precisamos dar testemunho da nossa fé”. O Ex-ministro contou seu testemunho e vivência na política, apontando-a como um sacerdócio, uma vocação. “Estar a serviço do outro é uma missão”, complementou. Ao término, Pe. Marcus acrescentou que a o norte da verdadeira política é o bem comum.

site sede 2018 encontrodosleigoscvatedral 4

Na última palestra do encontro, Kater Filho retomou sua pregação da manhã, trabalhando os demais passos para o amor. Falando sobre o 15º passo - o amor tudo suporta - acrescentou que este leva ao primeiro, pois “o que é a paciência se não suportar as falhas?”. Kater também acrescentou que a santidade é uma escalada de passo a passo, que produz muitos frutos. “Portanto, por onde passo, deixo frutos. Todo cristão deve ser um semeador de esperança”, concluiu.

Nos minutos finais, um bolo para celebrar tanto o Ano do Laicato quanto o Dia do Padre, festejado em 4 de agosto, foi partilhado entre o sacerdote e os participantes. Ao término, todos se dirigiram à Catedral para participar da Santa Missa, presidida pelo Pe. Marcus Vinicius.

site sede 2018 encontrodosleigoscvatedral 7

A palavra do leigo

“Participar do Encontro dos Leigos foi, para mim, uma excelente experiência cristã! Fazer um painel ao lado dos amigos médicos Dr. Carlos Pecci e Dra. Eunice Amaral, com a espetacular condução do Pe. Marcus Vinicius, sobre o tema Direito à Vida, foi a oportunidade de confirmarmos as nossas bases da fé. Somos pela vida e podemos, sempre, ajudar a alguém indeciso em suas condutas... Parabéns aos organizadores pela dedicação e por tudo! Foi de grande valia cada tema, palestra e painel dialógico! Gratidão por fazer parte do Ambulatório Bento XVI”. Dr. Claudio Pecci, médico, leigo atuante na Catedral.

“Estou levando daqui um pedacinho do céu. Não somente para minha missão como leiga na Igreja, mas para a minha missão em casa com a minha família. É mais um aprendizado em minha caminhada. Foi muito bom o encontro”. Luciana Araújo Dias, leiga atuante na Catedral.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso