facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

sede-ano-do-laicato-paroquias-vivenciam-semana-da-familia'O Evangelho da Família, alegria para o mundo'. Esse foi o tema escolhido para a reflexão da...
sede-unidade-diocesana-e-ano-do-laicato-sao-temas-de-reuniao-vicarial-da-pascomCom o objetivo de traçar os últimos detalhes no que se refere à comunicação da XLI Unidade...
sede-paroquia-nossa-senhora-das-gracas-realiza-mais-um-arraia-de-gracasO sábado (11/8), foi de festa na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria. A comunidade se...
semana-nacional-da-familia-na-diocese-de-nova-friburgoEntre 12 e 18 de agosto, a Igreja Católica celebra a Semana Nacional da Família, evento...
governo-itinerante-50-fieis-sao-confirmados-pelo-bispo-em-macaeEm prosseguimento aos compromissos do Governo Itinerante no Vicariato Litoral, o Bispo...

Ano do Laicato: Coroinhas se reúnem com o Bispo em Cantagalo

No dia em que a Igreja celebrou a memória de São João Maria Vianney, Padroeiro dos Sacerdotes, o Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento, em Cantagalo, recebeu o VII Encontro Diocesano dos Coroinhas, um evento grandioso que reuniu representantes dos três Vicariatos Episcopais. A programação contou com a presença do Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, que fez o tradicional momento de perguntas e respostas com as crianças e jovens e presidiu a Santa Missa com a investidura dos novos 380 coroinhas. O tema de 2018 foi: “Eu sou a videira e vós os ramos” (Jo 15,5).

site destaque 2018 coroinhassereunemcomobispoemcantagalo 1

Além da presença do Bispo, a atividade contou com o Vigário Episcopal Norte, Pároco e Reitor do Santuário Diocesano, Pe. Fábio Felippe; do Assessor Diocesano da Pastoral dos Coroinhas, Pe. Rafael Archetti e com demais sacerdotes que estiveram presentes durante o dia e na concelebração da Santa Missa. A abertura foi feita pelo Pe. Fábio, que recepcionou os pequenos servidores do altar do Senhor e seus responsáveis. “Como padre do Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento quero acolher vocês queridas crianças das diversas Paróquias da nossa Diocese, os pais, os acompanhantes, os sacerdotes. Para nós, hoje, é um dia de festa! Sejam bem-vindos, a festa é de vocês!”.

Logo após, Pe. Rafael agradeceu a presença de todos e conduziu um momento de oração, ocasião em que os presentes recepcionaram as imagens de Nossa Senhora e do Padroeiro dos Coroinhas, São Tarcísio. Durante a oração, foi feita memória do Coroinha Marcus Vinícius, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Casimiro de Abreu, que faleceu no último dia 31/7, quatro dias antes do evento. Ao longo da programação, foi enviada uma imagem de Nossa Senhora das Graças à família do jovem e o Bispo colocou seu nome nas intenções da Eucaristia.

site destaque 2018 coroinhassereunemcomobispoemcantagalo 2

Posteriormente, a Coordenadora Diocesana desta Pastoral, Magna Peçanha, deixou uma mensagem aos jovens. O Administrador Paroquial de Nossa Senhora da Soledade, em Soledade I, e Santo Antônio do Paquequer, em Sumidouro, Pe. Yvez Mozer, conduziu a Adoração ao Santíssimo Sacramento, momento que foi seguido da oração do Santo Terço. No retorno do almoço, os pequeninos puderam aproveitar para fazer novas amizades e tirar fotos com seus grupos.

Momento com o Bispo

Um dos momentos tradicionais e aguardados pelos coroinhas é a conversa com o Bispo. Ao adentar no Ginásio Poliesportivo José dos Santos Vieira, o Epíscopo foi saudado pelos pequenos com grande carinho. Depois da oração, Dom Edney direcionou algumas palavras aos pequenos, seguido do tão aguardado momento de perguntas e respostas. Aproveitando a oportunidade, os participantes puderam tirar dúvidas sobre diversos temas e conhecer um pouco melhor o Bispo.

Santa Missa

Em uma homilia marcante, o Sucessor dos Apóstolos não deixou de lembrar o Santo Patrono dos Sacerdotes, homenageado naquele dia, como sendo à sua época, um homem simples, íntimo do Senhor, piedoso, humilde, servo de Maria e de grande vida penitencial.

site destaque 2018 coroinhassereunemcomobispoemcantagalo 3

- No dia de hoje celebramos a memória de São João Maria Vianney que foi um grande sacerdote. Segundo contam histórias da sua vida, ele era um homem extremamente simples, mas tinha as coisas de Deus, buscava sempre o melhor, o mais serene, o mais bonito, pois celebrar o culto de Deus era celebrar a presença do próprio Deus no meio de nós.

Ratificou também, de forma clara e carinhosa às crianças e adolescentes já investidos e aos 380 que estavam recebendo a investidura naquela celebração, sobre as responsabilidades assumidas por estes, não só no altar, mas também, junto aos seus familiares e a sociedade.

- Quem é investido na condição de coroinha tem que ter isso muito claro em sua mente: servir ao altar deve ser uma das tarefas mais bonitas que um jovem desempenha. É uma grande dignidade, mas que deve ser exercida com muita seriedade. A brincadeira fica para depois, na hora da Missa muita atenção, muita oração e silêncio, pois estamos diante de nosso Deus e Senhor Jesus Cristo, que veio até nós no Sacramento da Eucaristia – e destacou - Vocês são chamados a participar bem perto do altar, junto ao sacerdote e a comunidade acompanhando vocês. Por isso, a nossa atitude é de absoluta reverência e adoração. O coroinha quando está no altar, suas mãos estão sempre postas e o seu coração sempre voltado para Deus.

A respeito da vestimenta, Dom Edney explicou que eles devem “cuidar com muito carinho dessas vestes, que devem ser usadas apenas no contexto celebrativo, ou da Missa ou de algum sacramento, nunca para outro objetivo. Vocês usam uma veste diferente justamente para manifestar a grandeza da missão a que são chamados”.

site destaque 2018 coroinhassereunemcomobispoemcantagalo 4

“Um coroinha, uma coroinha, tem que saber os 10 Mandamentos da Lei de Deus de cabeça, para aprender a rejeitar tudo aquilo que ofende a Santidade de Deus. Isso faz parte do exercício da função de vocês. Imaginem um coroinha que só faz coisa errada, que testemunho ele dará na Paróquia?”, frisou o Bispo, lembrando a importância do testemunho.

Prosseguindo com a cerimônia, o Prelado aspergiu com água benta a roupa dos novos coroinhas, que logo após colocaram a vestimenta pela primeira vez. No encerramento da Eucaristia, o Bispo foi homenageado pela Pastoral Diocesana dos Coroinhas. E, o Pe. Rafael dirigiu os agradecimentos ao Epíscopo e aos organizadores do evento. Dom Edney agradeceu a todos pelo carinho e tirando um papel do envelope anunciou que a Paróquia Santa Teresinha, em Nova Friburgo, sediará o próximo encontro do grupo. O Pároco desta comunidade, Pe. Fernando Pacheco, recebeu a bandeira das mãos episcopais, o que gerou grande emoção aos pequenos desta Paróquia. Após a bênção final, diversos coroinhas aproveitaram a ocasião para fazer os registros fotográficos com Dom Edney.

Os Leigos falam...

Ághata Brito foi investida coroinha durante a Santa Missa. Para ela, é “uma grande responsabilidade, pois vamos ter que ajudar o padre, estaremos próximos do altar. Estou muito feliz!”. Sobre a decisão de ser coroinha, a jovem conta que “estava na igreja e vi minha amiga ajudando o padre. Senti uma vontade de também participar e hoje fui investida coroinha”.

A Coordenadora Diocesana da Pastoral dos Coroinhas, Magna Peçanha, destacou que o intuito do encontro “é promover a animação, a articulação e a comunhão na caminhada pastoral, considerando as distintas realidades dos vicariatos que compõem a Diocese de Nova Friburgo”. Sobre a relação deste serviço com o Ano do Laicato, Magna destacou o trecho do Documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que trata sobre os Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade: "Todas as crianças da catequese e as que participam da Infância Missionária e do serviço dos coroinhas, que animam nossas comunidades, tornam a Igreja ainda mais bela e atraente e evangelizam seus familiares, amigos e as crianças em geral. São germe de um Laicato maduro" (n. 53, p. 36).

Texto: Jorge Sebastião Corrêa e Monara Teixeira
Fotos: Jorge Sebastião Corrêa, Monara Teixeira e Pascom da Paróquia São Paulo Apóstolo - Macaé
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso