facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • 03
  • 04
retiros-de-carnaval-2020Tradicionalmente, durante o período de Carnaval, as comunidades realizam os seus retiros,...
norte-com-alegria-comunidade-de-cordeiro-recebe-dom-pauloNo dia 12 de fevereiro, a sede do Vicariato Norte com muita alegria recebeu a visita do atual...
ifap-realiza-aula-inaugural-2020-e-encontros-nas-paroquiasIniciando suas atividades de 2020, o Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP)...
dom-paulo-participa-de-reuniao-e-convivencia-com-o-clero-nos-vicariatosEm seus primeiros dias à frente da Diocese de Nova Friburgo, o Administrador Apostólico, Dom...
equipistas-de-nova-friburgo-participam-do-1-eacre-da-regiao-rio-viNos dias 15 e 16 de fevereiro, o Movimento Equipes de Nossa Senhora realizou o 1º Encontro...

Bispo vive emocionante peregrinação à Terra Santa

Estar em uma peregrinação à Terra Santa é, de fato, testemunhar uma história que transformou o mundo para sempre. Mais que isso: é testemunhar, geográfica e espiritualmente, que Deus amou ao extremo o homem, a ponto de visitá-lo. Imbuídos dessa verdade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo Diocesano de Nova Friburgo, e Dom Roque Costa Souza, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, no período de 17 a 31 de julho, acompanham um grupo de pessoas em visita aos lugares santos para todo cristão.

site destaque 2018 domedneyvisitaterrasanta 7

Apesar de ser uma região cercada por disputas e conflitos, em Israel e seus arredores praticamente tudo exala a santidade de Cristo, recordando-nos os fatos narrados nos Evangelhos – da Anunciação do Anjo a Nossa Senhora à Crucificação do Senhor. Situações que aquele solo vivenciou: o sermão da montanha, a multiplicação dos pães, a ressurreição de Lázaro, a agonia mortal de Cristo, entre tantos outros. Personagens que por ali passaram: João Batista, a Sagrada Família de Nazaré, os Apóstolos, Maria Madalena, como também Pôncio Pilatos.

É impossível ver-se cercado por tanta história – uma santa história – e permanecer o mesmo. De fato, um grande número dos que viajam à Terra Santa são peregrinos em busca de um aprofundamento na fé, de uma maior intimidade com a vida de Cristo e em busca de propósitos para gerar santidade de vida.

site destaque 2018 domedneyvisitaterrasanta mapa

A Igreja reconhece o valor das peregrinações, tanto que em seu Catecismo, no parágrafo 2691, afirma: “As peregrinações evocam nossa caminhada pela terra em direção ao céu. São tradicionalmente tempos fortes de renovação da oração”.

Assim, a figura do guia espiritual é de suma importância, pois é ele quem auxilia os peregrinos a mergulharem fundo no mistério que estão a vivenciar. Como Sucessores dos Apóstolos, Dom Edney e Dom Roque transmitiram o que a Mãe Igreja sempre ensinou ao longo dos séculos: “Se é verdade que Cristo nos ressuscitará no último dia, também é verdade que, de certo modo, já ressuscitamos com Cristo. Pois, graças aos Espírito Santo, a vida cristã é, já agora na terra, uma participação na morte e na ressurreição de Cristo”. (CIC, 1002).

site destaque 2018 domedneyvisitaterrasanta 2

A entrada do grupo peregrino em Jerusalém no dia 21/7 foi, talvez, o marco desse ensinamento eclesiástico. Visitar a cidade santa é viver na plenitude a experiência da Morte e Ressurreição de Nosso Senhor. Certamente naquele solo canta-se com propriedade os tão famosos versos “viver como Jesus viveu, sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria...”.

Cercada por toda a riqueza histórica, cultural e religiosa de Jerusalém, a Igreja do Santo Sepulcro arrebatou os corações de Dom Edney e dos peregrinos. Em uma celebração extremamente intimista e emocionante, o Bispo presidiu a Santa Missa no Sepulcro de Jesus, com os peregrinos aguardando na capela externa – o local é extremamente limitado de espaço. Somente no momento da recitação do ‘Cordeiro de Deus’ é que o povo pôde adorar a Hóstia Consagrada.

site destaque 2018 domedneyvisitaterrasanta 6

A celebração no local da morte do Senhor foi um dos momentos mais profundos da viagem. O Bispo Diocesano de Nova Friburgo trazendo as intenções de todos os seus diocesanos e revivendo os passos de Cristo; alguns, talvez, recordando a entrada de Jesus na cidade, saudado pelo povo com ramos de oliveira; outros, Suas palavras na Última Ceia; outros, ainda, Sua agonia no Getsêmani; talvez até mesmo Suas sete últimas palavras na Cruz.

Em meio aos inúmeros pensamentos e sentimentos que certamente invadiram as mentes e os corações de todos ali presentes, talvez a citação de Santo Agostinho, que tudo abandonou para seguir o verdadeiro Mestre, também ressoasse. Uma afirmação profética, uma jaculatória, um desejo para além dos muros de Jerusalém: “a Igreja é o mundo reconciliado”.

Texto: Diogo Quadra
Fotos: Arquivo pessoal de Dom Edney
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso