facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

norte-apos-reforma-capela-santo-antonio-e-reinaugurada-em-laranjaisNa noite de 13 de outubro, após quatro meses de reforma, a Capela Santo Antônio, instalada na...
sede-ano-do-laicato--comunidade-de-riograndina-celebra-festa-de-nossa-senhora-do-rosarioCom Tríduo festivo, Santas Missas, momentos de oração, recitação diária do Santo Rosário e...
sede-ano-do-laicato--comunidade-dedicada-a-sao-francisco-celebra-o-padroeiroNa Paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis, situada no Centro de Nova Friburgo, os...
cenaculo-com-maria-e-festejos-a-nossa-aparecida-sao-realizados-na-dioceseCelebrar Nossa Senhora Aparecida é sempre um momento único para os católicos brasileiros,...
bispo-e-diocese-se-despedem-do-pe-luis-fernando“Da missão de um Bispo, esse é o momento mais difícil, o momento mais triste”. A citação de...

LITORAL: Paróquias de Quissamã e Rio das Ostras rendem homenagens à Nossa Senhora do Carmo

Para celebrar Nossa Senhora do Carmo, diversas paróquias do Vicariato Litoral realizaram seus festejos. As celebrações aconteceram em Quissamã e Rio das Ostras, entre os dias 13 e 16 de julho. Confira como as comunidades prepararam suas programações.

Paróquia Nossa Senhora do Desterro - Quissamã

Entre os dias 13 e 16 de julho a comunidade do Carmo, na cidade de Quissamã, esteve em festa. Começando no dia 13 com o Tríduo em louvor a Virgem Maria, os paroquianos rezaram nas casas o Santo Terço e a ladainha de Nossa Senhora, seguidos de Santa Missa na capela. A devoção a Nossa Senhora do Carmo na cidade é bem intensa, e muito fiéis estiveram reunidos nesse momento de fé e veneração.

1 site litoral 2018 paroquiasdequissamaeriodasostrasrendemhomenagensanossasenhoradocarmo 03

No dia da padroeira (16/7), aconteceu a procissão e logo em seguida foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Vigário Episcopal, Pe. Gelcimar Petinati, e concelebrada pelo Pároco local, Pe. Marcus Vinicius Falcão. Celebrando a liturgia, em sua homilia, Pe. Gelcimar pontou aos quissamaenses que a cidade é contemplada por ter uma capela dedicada a Virgem do Carmo. Finalizando a Celebração Eucarística, Pe. Marcus Vinicius saudou todos os presentes e em especial ao Vigário, terminando com a coroação a Nossa Senhora.

Nesse dia, Maria do Carmo Lista, uma das zeladoras da capela, relatou.

- Coração palpitante e preocupada com cada detalhe: toalhas sem vinco, chão encerado, móveis lustrados, altar com muitas flores, castiçais polidos... A atenção em cada detalhe, perante os olhos das cinco Marias (Maria Aparecida, Maria do Carmo, Maria Lúcia, Neuza Maria e Zélia Maria) que atualmente zelam pela Capela de Nossa Senhora do Carmo. O momento também me remete ao passado e a perpetuação da devoção a Nossa Senhora do Carmo, como muitas famílias de Quissamã. Advinda de família da Vila do Carmo, cresci no entorno da Capela e, segui os passos da minha saudosa mãe. A devoção a Nossa Senhora do Carmo foi a mim transmitida por herança. Chamo-me Maria do Carmo, em gratidão da minha mãe a ela. Na família, já estamos na quinta geração em serviço à Capela. Antônio, de cinco anos, não falta à limpeza semanal e prossegue a tradição saindo de anjo, na coroação de Nossa Senhora.

1 site litoral 2018 paroquiasdequissamaeriodasostrasrendemhomenagensanossasenhoradocarmo 02

Prosseguindo, Maria do Carmo falou sobre as boas memórias que traz em seu coração. “Minha infância tem cheiro de flores, óleo de peroba e tem um fundo musical: ‘Aceitai esta coroa, Virgem Santa, mãe querida! Que nos seja, ó a Rainha, de um penhor de eterna Vida’. E a noite se encerra com um grande público que fielmente, comparece para venerar a Mãe de Deus”. Emocionada, a paroquiana afirmou. “Os carinhos, através das doações e dos olhares de amor a ela, sempre me levam às lágrimas e à certeza que no próximo ano estarei na comissão de organização de seus festejos”.

Concluindo o seu testemunho, Maria do Carmo completou. “A mim, só resta gratidão. Gratidão em poder estar sempre a serviço desta singela e acolhedora Capela, em buscar no exemplo de Nossa Senhora forças para prosseguir em tempos difíceis e estar revestida com seu escapulário. E assim, seguimos pedindo a sua proteção a todos que chegam em nossa cidade, pois ela recebe a todos de braços abertos”.

Paróquia São Benedito - Rio das Ostras

A Missa com a imposição do escapulário aconteceu na segunda-feira (16/7), na Matriz de São Benedito, em Rio das Ostras, e foi presidida pelo Pároco, Pe. Gustavo Cinne. Na ocasião, o sacerdote falou sobre as promessas de Nossa Senhora aos devotos que portam o escapulário e ressaltou que a devoção, iniciada no século XII, tem se intensificado. “Devemos viver de acordo com o sinal que carregamos, seja o escapulário, terço ou crucifixo”, destacou o Padre.

2 site litoral 2018 paroquiasdequissamaeriodasostrasrendemhomenagensanossasenhoradocarmo 02

Comentando a liturgia do dia, ele disse que devemos seguir a vontade do pai para sermos a família de Cristo. Citou o exemplo de Maria que, mais que todos, seguiu essa vontade e, portanto, merece sim o título de Mãe de Deus.

Ao final da celebração, aqueles que possuíam o escapulário receberam a imposição e benção com água benta.

Texto: Douglas Almeida, Maria do Carmo Lista Pinto e Valdênia Gomes
Fotos: Ana Clara Coutinho, Helena Lista e Vitoria Abdalla
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso