facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-aperfeicoamento-para-pastoral-da-acolhida-comunicacao-e-dizimo-e-realizado-pelo-ifapNa tarde de 22 de setembro, o Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP) promoveu...
norte-paroquia-sao-joao-batista-em-macuco-promove-6-eccNesse 25º Domingo do Tempo Comum (23/9), os paroquianos de Macuco se reuniram na Igreja...
comunidade-celebram-nossa-senhora-do-rosario-santa-teresinha-e-santa-edwigesCelebrar o padroeiro é sempre um momento importante para uma comunidade paroquial....
simposio-literario-filosofico-2018-seminaristas-fazem-apresentacoes-teatraisDurante o VII Simpósio Literário-Filosófico promovido pelo Seminário Diocesano Imaculada...
litoral-capelas-divino-espirito-santo-e-santo-antonio-sao-reinauguradasAs comunidades paroquiais de São Benedito e Nossa Senhora da Saúde, respectivamente...

SEDE: Paróquia São Roque realiza II Kairós

Kairós, Tempo da Graça de Deus! Na expectativa para vivenciar um momento de infinitas graças divinas, a Paróquia São Roque, em Olaria - Nova Friburgo, promoveu o seu II Kairós. Realizado nas dependências da Igreja Matriz, o evento aconteceu no domingo 8/7, das 9h30 às 18h, reunindo dezenas de participantes.

site sede 2018 iikairosparoquiasaoroque 2

‘Fomos curados graças às suas chagas’ (Is 53, 5). Esse foi tema escolhido para esta edição do Kairós. Para abordar essa temática, o encontro foi dividido em diversas palestras, momentos de louvor, teatro e outras atividades.

No período da manhã, aconteceram duas pregações, mescladas entre momentos de louvor. A primeira abordou o tema: ‘Senhora das Dores por Amor a Deus; conduzidas por Jeison. O segundo pregador neste kairós foi o Pároco de Nossa Senhora das Graças, Pe. Gilmar Rodrigues, que abordou o Plano de Redenção, baseando-se no trecho bíblico de IPd 2, 21-25.

site sede 2018 iikairosparoquiasaoroque 4

Logo após o almoço, o pregador Talles, da Comunidade Maná de Maria SG, conduziu a sua fala segundo a moção: ‘Todos somos chamados a viver em Cristo uma nova vida (II Cor 5,14-21). Logo após, todos ouviram atentamente a palestra sobre o Santo Sudário, conduzida pelo paroquiano Alister. O momento foi de fortes emoções, uma vez que foi feita, ao final da palestra, uma encenação da crucificação de Jesus. Nessa hora, os participantes puseram-se diante da cruz de Cristo, para entregar ao Senhor as suas misérias e súplicas.

Mais tarde, todos acompanharam a pregação conduzida pelo Pároco de Nossa Senhora da Assunção, Pe. Jorge Eduardo, que abordou o tema: ‘Em tuas feridas Senhor Jesus’ (Is 53,5). Encerrando a programação, houve a Santa Missa presidida pelo Pároco de São Roque, Pe. Alexandre José de Albuquerque.

Santa Missa

O sacerdote iniciou a Celebração Eucarística saudando todos os participantes do kairós, dizendo.

- Nesta Eucaristia, queremos colocar o encerramento do II Kairós da nossa Paróquia. Entregamos cada pessoa que passou esse domingo conosco, num encontro com Deus e consigo mesmo. Pedimos que as graças derramadas nesse dia possam trazer muitos frutos para a vida de vocês, e também na vida daqueles que trabalharam e se doaram ao longo desse dia.

site sede 2018 iikairosparoquiasaoroque 1

Abordando o Evangelho (Mc 6,1-6), o sacerdote conduziu a reflexão recordando as palavras de Jesus, refletindo sobre as dificuldades enfrentadas pelos profetas para levar a Palavra aos mais próximos.

- Trazendo a Palavra para a nossa vida, é verdade que vivemos isso que Jesus está nos dizendo no Evangelho: a maior adversidade é quando tentamos falar de Deus para os mais próximos, os nossos familiares. Quantos dizem: Padre é mais fácil bater de porta em porta, rezar o Terço na casa dos outros, do que conseguir juntar um grupo de pessoas da família ao redor de uma mesa para rezar um Pai Nosso ou ler a Bíblia. Como é difícil ser profeta dentro de casa e falar de Deus para os nossos – exclamou.

site sede 2018 iikairosparoquiasaoroque 3

Continuando, o sacerdote refletiu sobre Segunda Leitura (2Cor 12,7-10).

- Somos nós, pecadores com um espinho na carne, os chamados a vencer o pecado, a fraqueza e confiar em Deus. E Ele nos diz: é na tua fraqueza que você vai ser forte, pois quando você conseguir ver a tua miséria e pequenez, quando então me obedecer, a minha graça virá até você. A partir daí, os outros vão te ver não por aquilo que você é, mas por aquilo que Deus faz através de vocês. Sejamos também profetas e evangelizadores de Deus. Trabalhemos por Ele dentro da Igreja, pois precisamos muito, mas, sobretudo fora dela.

Ao final da Santa Missa, o presbítero reuniu-se com os participantes e equipe de trabalho para uma registrar uma foto do II Kairós.

Testemunho

"O kairós foi maravilhoso. Fui profundamente tocada durante o momento encenação de Jesus na cruz, pois me lembrei de uma grande graça que recebemos em minha família. No último untrassom da gravidez de minha filha à espera do meu neto, foi detectado um nódulo no fígado dele. Após nascer, já em seus primeiros meses de vida, ele precisou passar por uma cirurgia. Rezei pedindo a Deus que ele fosse curado. O Senhor atendeu às minhas preces! Meu neto foi curado por Jesus Misericordioso, eu creio nisso! Pois pude contemplar a imagem Senhor Misericordioso em minhas orações. Quando me deparei aqui no Kairós com Jesus crucificado, mostrando para nós todo o seu amor e misericórdia, só me restou lançar-me aos seus pés e agradecer por tudo o que Ele realizou em nossas vidas". Relatou Angela Maria Abreu, participante desse Kairós. 

Texto e fotos: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso