facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
bispos-e-seminaristas-do-regional-leste-1-participam-de-missaBispo, Formadores e Seminaristas do Regional Leste I da Conferência Nacional dos Bispos do...
norte-comunidades-celebram-nossa-senhora-aparecidaAs comunidades do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo celebraram com grande fervor a...
bispo-e-sacerdotes-ordenados-apos-2009-participam-de-encontroO Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e os sacerdotes ordenados após o ano de 2009...
sede-paroquia-santa-edwiges-celebra-a-padroeiraCelebrar os festejos em honra à padroeira. Este foi o motivo pelo qual a comunidade da...
bispo-preside-missa-de-um-ano-de-dedicacao-do-oratorio-dos-arautosO Oratório Nossa Senhora de Fátima, no Parque São Clemente – Nova Friburgo, completou um ano...

Após Ação Entre Amigos, Bispo abençoa van adquirida pelo Seminário Diocesano

Certamente a noite de 5 de julho foi repleta de bênçãos para o Seminário Diocesano Imaculada Conceição. Na ocasião, O Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, além de empossar o novo Reitor dessa Casa de Formação, Pe. Alex de Paiva Ribeiro, abençoou a van adquirida pelo Seminário, após Ação Entre Amigos realizada em todo o território diocesano. 

site diocese 2018 entregavanseminario 4

A benção foi realizada após a Missa de posse do novo Reitor, na área externa da Casa de Formação, situada no Tinguely – Nova Friburgo. Antes de abençoar Matilde, nome carinhosamente escolhido por Dom Edney para a van, o Bispo dirigiu palavras de gratidão ao Pe. José Ruy, antigo Reitor do Seminário Diocesano, pelo empenho na realização da rifa e demais atividades para angariar fundos para a aquisição do veículo.

site diocese 2018 entregavanseminario 2

- O Pe. José Ruy costuma fazer tudo com uma certa perfeição. Sabemos que perfeição só em Deus, mas ele se esforça ao máximo. Em sua saída do Seminário, ele se esforçou o quanto pôde para que o seu sucessor não tivesse tantas dificuldades como ele teve. Temos seminaristas na Espanha, no Rio de Janeiro, em Petrópolis e Nova Friburgo, e é difícil o transporte. Por esse motivo, era necessário que o Seminário tivesse um veículo próprio que pudesse comportar os nossos seminaristas em seu translado.

Em seguida, o Prelado relembrou como foi feita a Ação Entre Amigos em prol da aquisição da van, aproveitando o momento para agradecer a todos que de alguma forma colaboraram.

site diocese 2018 entregavanseminario 3

- O Pe. José Ruy lançou uma Ação Entre Amigos, que foi passada pelas paróquias. Aproveito para agradecer aos Padres que se empenharam em passar os talões e às pessoas que adquiriram, possibilitando a aquisição dessa van. Ela será abençoada como um fruto do esforço e da dedicação do Pe. José Ruy, que deixa ao Pe. Alex um facilitador para o seu trabalho – encerrou Dom Edney.

A benção foi acompanhada por diversos sacerdotes da Diocese, que concelebraram na Santa Missa de posse, Diáconos, seminaristas, familiares e amigos do Pe. Alex, colaboradores do Seminário, e antigos paroquianos, tanto da Igreja Matriz Santo Antônio e São Francisco de Assis, quanto de Santa Teresinha, ambas comunidades situadas em Nova Friburgo. Logo após, foi entregue oficialmente a chave do veículo para o novo Reitor.

1site sede 2018 entregavanseminario

É importante destacar que, além da Ação Entre Amigos, outras iniciativas, por exemplo os almoços dos Amigos do Seminário, ajudaram a angariar fundos para a aquisição do veículo. 

Sobre a Ação Entre Amigos

Em 2017, o então Reitor, Pe. José Ruy, apresentou ao Conselho de Assuntos Econômicos da Diocese a necessidade de reduzir o alto custo de transporte, devido à locomoção dos seminaristas pelos quatro Centros de Formação: Nova Friburgo (Propedêutico e a Filosofia), Petrópolis (Seminário Menor), Rio de Janeiro (Teologia) e Bidasoa - na Espanha (Teologia).

site diocese 2018 entregavanseminario 1

Diante deste cenário, foi lançada a Ação Entre Amigos de um Fiat MOBI Easy, que circulou por todos os cantos da Diocese. Diversos bilhetes foram vendidos no valor de R$ 10 e a paroquiana da Catedral São João Batista, Graziela Gripp, foi contemplada. O prêmio foi entregue pelas mãos do Pe. José Ruy Júnior, em 8 de janeiro de 2018, no pátio da Cúria Diocesana, em Nova Friburgo.

Texto: Grasiele Guimarães
Fotos: Grasiele Guimarães e Pascom Seminário Diocesano 
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso