facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
litoral-paroquias-de-quissama-e-rio-das-ostras-rendem-homenagens-a-nossa-senhora-do-carmoPara celebrar Nossa Senhora do Carmo, diversas paróquias do Vicariato Litoral realizaram seus...
sede-pastoral-da-crianca-realiza-encontrao-vicarial-de-2018Visando reunir os líderes e apoios da Pastoral da Criança do Vicariato Episcopal Sede, será...
sede-comunidade-shalom-celebra-36-anos-de-fundacaoPara a Comunidade Católica Shalom o mês de junho tem um significado todo especial, devido à...
v-cha-dos-amigos-do-seminario-sera-realizado-no-gph-do-conegoO Seminário Diocesano Imaculada Conceição está preparando a todo vapor a sua quinta edição do...
litoral-santas-missoes-populares-levam-amor-esperanca-e-caridade-a-comunidade-de-rio-das-ostrasA Matriz Paroquial Nossa Senhora da Conceição, situada no coração de Rio das Ostras,...

Bispo se encontra com colaboradores do Norte e visita comunidades

Duas comunidades foram visitadas pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, entre os dias 19 e 20 de junho: as Paróquias Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro, e São João Batista, em Laranjais, respectivamente. No dia 19, os funcionários do Vicariato Norte também se encontraram com o Prelado. A programação fez parte da agenda do Governo Itinerante nesta região episcopal. Confira o que aconteceu!

Encontro de Dom Edney com os funcionários do Vicariato Norte

A 8ª edição do Governo Itinerante no Vicariato Norte foi ocasião oportuna para que Dom Edney estivesse ainda mais próximo de seus colaboradores. No dia 19, o Bispo Diocesano se reuniu com todos os funcionários das Paróquias desta região episcopal, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, Sede Pastoral do Vicariato.

site norte 2018 governotinerante-encontrodobispocomosfuncionáriosdovicariato 3

Nesta ocasião, também esteve presente o Vigário Episcopal, Pe. Fábio da Cunha Felippe, que palestrou sobre a importância da oração e do trabalho na rotina administrativa e paroquial dos homens e mulheres que prestam serviço a Igreja, destacando que o nosso trabalho pessoal é uma contribuição para a obra da criação de Deus. Citou também que a ociosidade pode vir a ser uma inimiga da alma. Dessa forma, incentivou os mesmos que oferecessem seu esforço pessoal e suas orações durante o trabalho pela sua própria santificação e, também, do mundo.

Num clima de acolhimento, os funcionários da Mitra Diocesana desta porção da Igreja, puderam ouvir as orientações de Dom Edney para a rotina laboral bem como serem formados na espiritualidade do trabalho, onde o mesmo destacou, “cada um de vocês é um colaborador mais próximo de cada Padre podendo assim, também, ajudar na evangelização”. No caso dos secretários, ressaltou que é “a porta de entrada” àqueles que estão em busca de uma aproximação e que pode se dá, por uma simples informação, pela boa acolhida e pela valorização da sua vocação como filho de Deus. Na ocasião, o Pastor oportunizou que os colaboradores pudessem falar e, até, fazer-lhe perguntas mediante ao que ele expôs.

Para finalizar o encontro, Dom Edney rezou a oração do Angelus e concedeu uma bênção. Em seguida, Pe. Arnaldo Carvalho, Pároco da Paróquia anfitriã, convidou para um almoço de confraternização, encerrando esse evento tão especial, onde cada um pôde externar a satisfação de ter se sentido lembrado e reconhecido pelo seu Pastor.

Paróquia Nossa Senhora do Livramento – Valão do Barro

Também em 19/6, a Paróquia Nossa Senhora do Livramento acolheu com imensa alegria mais uma missão do Bispo Diocesano durante a visita pastoral anual ao Vicariato Norte. Na oportunidade, Dom Edney presidiu a Eucaristia, tendo como concelebrante o Pároco local, Pe. Bartolomeu de Oliveira. Esteve presente o Diácono Transitório Aurecir Junior e a liturgia foi animada pela juventude. O Bispo iniciou a Missa saudando todos os presentes e externando sua alegria por estar mais uma vez com o povo desta comunidade para presidir a Eucaristia.

site norte 2018 governoitinerante-visitadomedneyparóquianossasenhoradolivramento

Na homilia, enfatizou a importância de perdoarmos para alcançarmos o perdão do Senhor, uma vez que a falta de perdão acarreta até mesmo doenças físicas. Também alertou sobre a temática do julgamento, destacando que este pertence exclusivamente a Deus.

De maneira catequética, o Prelado frisou que o amor de Deus não é de um grupo particular, mas a vontade do Senhor é que todos se salvem. Outro ponto importante ensinado foi que a prática do bem será sempre a de Cristo, que ama a todos. O Epíscopo encerrou a homilia alertando sobre o compromisso com o perdão assumido na oração do Pai-nosso: “Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

Ao final da Celebração Eucarística, Dom Edney e o Pároco foram homenageados pelos jovens mensagens e presentes.

Paróquia São João Batista - Laranjais

Já no dia 20, foi celebrada pelo Bispo a Santa Missa no 7º dia da novena em louvor ao padroeiro São João Batista. A Eucaristia aconteceu na Matriz Paroquial, em Laranjais. Estavam presentes o Pároco, Pe. João Tadeu Tavares, o Diácono Transitório Aurecir e centenas paroquianos das comunidades pertencentes à Matriz. Destaca-se também a participação de membros das comunidades de Santa Beatriz (Portela) e São José de Leonissa (Itaocara).

Após a Proclamação do Evangelho, o Prelado concedeu a bênção com o Evangeliário e explicou que somente o Bispo pode fazer esta ação. Recordou ainda que ao conceder a bênção, os presentes devem traçar o sinal da cruz sobre a testa e o peito. Em sua homilia, Dom Edney lembrou.

site norte 2018 governoitinerante - visitabisponapróquiadesãojoãobatista-laranja

- Ora, quando você rezar, quando der esmola e quando jejuar, que são práticas piedosíssimas, mas que só tem valor se forem praticadas diante de Deus, não deixe que saibam que está fazendo isso. Hoje em dia muitas pessoas fazem as coisas só para serem vistas, mostrar que estão rezando, vão lá para os primeiros bancos da igreja, fazem suas orações, só para serem vistas. As vésperas da festa do padroeiro e que padroeiro vocês têm, São João Batista foi a seta, o homem da penitência, e ele vivia isso com toda sinceridade, por isso ele era tão respeitado. Portanto, quer morrendo, quer vivendo, pertencemos ao Senhor. Por isso, cada um de nós procure se espelhar no exemplo, no testemunho de João Batista e viver essa dimensão orante, penitente, oferente da nossa fé.

Na ocasião, Dom Edney concedeu uma bênção especial ao casal Cleyves Maia e Alba Valéria por estarem completando 20 anos de união matrimonial. Ao final da Celebração, o Pe. João Tadeu agradeceu a presença do Prelado, do Diácono Aurecir e dos fiéis. Dom Edney também fez o seu agradecimento e encerrou com a Bênção Apostólica.

Texto: Aline Santos, Jardel Lamellas, Luciana Lopes da Silva e Sabrina Oliveira
Fotos: Jardel Lamellas, Magno Patrício do Couto e Sabrina Oliveira

 

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso