facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
v-cha-dos-amigos-do-seminario-sera-realizado-no-gph-do-conegoO Seminário Diocesano Imaculada Conceição está preparando a todo vapor a sua quinta edição do...
litoral-santas-missoes-populares-levam-amor-esperanca-e-caridade-a-comunidade-de-rio-das-ostrasA Matriz Paroquial Nossa Senhora da Conceição, situada no coração de Rio das Ostras,...
sede-ano-do-laicato-pastoral-da-saude-celebra-sao-camilo-junto-aos-enfermos-em-hospitalPara celebrar São Camilo de Lellis, protetor dos enfermos e dos hospitais, a Pastoral da Saúde...
norte-nucleacao-missionaria-nossa-senhora-do-carmo-celebra-padroeiraNa segunda-feira (16/7), a comunidade da Diaconia Santa Teresinha, no Alto de São José – Bom...
litoral-paroquia-sagrada-familia-comemora-dia-de-sao-bento-em-barra-de-sao-joaoEm 11 de julho, data na qual a Igreja festeja São Bento, a Paróquia Sagrada Família, situada...

XVI Assembleia Diocesana reúne Clero e lideranças pastorais

A família diocesana reuniu-se nos dias 15 e 16 de junho em Nova Friburgo, nas dependências do Colégio Anchieta, para traçar as diretrizes da ação pastoral em todo território episcopal, para os próximos quatro anos. Cerca de 200 participantes, entre clérigos e delegados dos três Vicariatos Episcopais, marcaram presença na XVI Assembleia Diocesana. O Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidente da Assembleia, esteve presente durante todo o evento orientando seu rebanho conforme a necessidade das colocações.

site destaque 2018 xviassembleiadiocesana 7

1º DIA – Início

Na noite da sexta-feira (15/6), antes da abertura oficial, todos reuniram-se para a oração das Vésperas. Em seguida, o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Alexandre Albuquerque, deu as boas-vindas a todos explicando como se daria o andamento da Assembleia. Posteriormente, apresentou os redatores: Diácono Aurecir Júnior e Pe. Higor Moares; agradeceu aos envolvidos na organização, e explicou.

- Estamos culminando um processo que já vem acontecendo há um ano e meio na Diocese. As Paróquias realizaram assembleias, com perguntas encaminhadas pelo Secretariado Diocesano de Pastoral, depois os Vicariatos. Esse material está aqui hoje, na segunda assessoria, para recuperarmos tudo o que os vicariatos falaram. Ou seja, temos um norte para começar a trabalhar a partir do que foi levantado na base das pastorais, movimentos, comunidades e paróquias.

site destaque 2018 xviassembleiadiocesana 2

Abertura Oficial

Logo após, aconteceu a composição da Mesa Diretora, integrada pelo Presidente da Assembleia – o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, pelo Vice-presidente – o Vigário Geral, Pe. Marcus Vinicius Macedo; pelo Secretário Geral – o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Alexandre Albuquerque, e pelo Assessor Canônico, Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça.

Composta a Mesa Dom Edney abriu oficialmente a XVI Assembleia Diocesana. Na ocasião o Prelado manifestou sua alegria em ver todos reunidos nesta Assembleia, seguindo essa longa trajetória iniciada pelo primeiro Bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Clemente José Carlos de Gouvea Isnard, OSB.

site destaque 2018 xviassembleiadiocesana 4

Palavra do Bispo

Como nos anos anteriores, o fruto de todo trabalho realizado aqui será as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Diocese de Nova Friburgo. Depois, cada vicariato se reunirá em assembleia, para então trabalhar os Planos de Pastorais de cada região, tendo em vista as suas diversidades, com todas as suas distâncias e características próprias. Não adianta fazermos um Plano de Pastoral único, engessado! As diretrizes estarão na base.

Aqui trataremos daquilo que é absolutamente irrenunciável para a toda Diocese. Daí para frente vamos dar a tonalidade própria de cada vicariato. Espero que, de fato, façamos um bom trabalho, que já começou com o que foi feito nos vicariatos com suas assembleias para a avalição da caminhada dos últimos Planos Pastorais. O que andou e o que ficou pelo caminho? Não se trata de inventar prioridades, mas de implementar, de modo especial, aquelas que não foram devidamente contempladas na realidade pastoral da Diocese de Nova Friburgo.

Posso citar como exemplo uma das prioridades dos planos passados e das Diretrizes Gerais: a Iniciação Cristã. Sabemos que ainda há uma defasagem muito grande nessa parte. Precisamos refletir sobre o que podemos fazer para avançar. Essas diretrizes não querem inventar coisas novas, mas refletir sobre o que já aconteceu e o que ainda precisa acontecer.

Agradeço muito a colaboração de todos e desejo que possamos realizar bom trabalho, hoje e amanhã. Vamos refletir e trabalhar juntos sempre para que a nossa Igreja particular faça uma caminhada de comunhão, seja interna, entre os diversos vicariatos com suas paróquias, seja da Diocese com toda a Igreja. Muito obrigado.

Palestra Ano do Laicato e DGAE – Monsenhor Catelan

No primeiro dia, houve um estudo sobre o Ano do Laicato e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), conferido por Monsenhor Antônio Luís Catelan Ferreira. O sacerdote é do Clero Diocesano de Umuarama e membro da Comissão Teológica Internacional, na Conferência Geral dos Bispos do Brasil (CNBB) presta assessoria à Comissão da Doutrina da Fé e à presidência.

- A nossa reflexão deve nos levar a perceber como que no caminho da Diocese, com seus destaques, prioridades e escolhas pastorais, se inserem, se situam, vivem e atuam os cristãos leigos e leigas. Como vivem sua vocação e cumprem a sua missão também na sociedade. Trata-se mais de perceber o laicato como um tema transversal da temática proposta pelas diretrizes, do que acrescentar um novo tema às diretrizes – explicou o palestrante ao iniciar sua colocação.

site destaque 2018 xviassembleiadiocesana 5

Durante sua fala, o presbítero afirmou que na Diocese de Nova Friburgo, assim como em outras do Brasil, existe a dificuldade da ação coerente dos cristãos leigos e leigas na sociedade, e esta se reflete nas pastorais sociais da Igreja. “Há 60 anos, o Concílio Vaticano II reconheceu que sem a colaboração e o trabalho conjunto dos leigos e leigas, muitas vezes o próprio ministério da hierarquia correria o risco de ficar infrutífero”, sinalizou.

Encerrando sua colocação, Monsenhor Castelan complementou.

- O ponto de partida de toda reflexão consciente sobre os leigos e leigas só pode ser a vida sacramental, pois são leigos e leigas em função dos Sacramentos da Iniciação Cristã, maximamente do Batismo... que não pode ser entendido pela nossa doutrina católica como um acontecimento do passado. Por isso, a Igreja ensina que ele imprime caráter, continua vivo e atuante para sempre.

Logo após sua primeira contribuição para a Assembleia Diocesana, Monsenhor Catelan interagiu com os participantes, esclarecendo questões pontuadas livremente.

Recapitulação das Assembleias Vicariais e encerramento

Encerrada a palestra, o Reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, Pe. José Ruy, partilhou as propostas das Assembleias Vicariais, proporcionando aos membros de diferentes vicariatos contemplar mutuamente quais foram as respostas. O sacerdote apresentou as respostas resumindo-as e organizando-as em cinco perguntas iguais. Por fim, o presbítero resumiu as respostas de cada vicariato em quatro pontos relacionados às três dimensões do Planejamento Pastoral da Diocese.

Encerrando as atividades do primeiro dia, Dom Edney refletiu. “Pedimos a Deus com toda humildade que seja Ele o nosso orientador. Nesse momento, procuremos realizar com todo o ardor e desejo a Sua vontade”. Antes da benção, o Epíscopo acrescentou. “Desejemos ardentemente fazer a vontade de Deus, trabalhar para que o Evangelho possa chegar a todos os corações. Sabemos das dificuldades de uma diocese extensa e tão espalha”.

Selando a programação, houve um jantar para os clérigos e todas as lideranças pastorais.

site destaque 2018 xviassembleiadiocesana 3

2º DIA - Santa Missa

No dia 16/6, a Assembleia Diocesana teve início com a Santa Missa presidida pelo Bispo e concelebrada pelos sacerdotes presentes. Logo no início de sua homilia, o Prelado lembrou que “somos inseridos no Cristo, inseridos numa comunidade cristã para testemunharmos o Evangelho do Senhor. Somos chamados à vocação universal à santidade”.

Recordando a primeira leitura do dia, extraída do Primeiro Livro dos Reis (1Rs 19,19-21), o Epíscopo falou. “A Igreja é o conjunto dos batizados. Todos nós formamos a Igreja. E, todos nós, de modo muito especial, somos como que Elizeu sobre quem o manto da graça santificante foi colocado, confirmados pelo Cristo para segui-Lo, enfrentando todos os desafios de cada tempo”.

site destaque 2018 xviassembleiadiocesana 9

- Estamos aqui reunidos em assembleia justamente para a luz da Palavra de Deus nos debruçarmos sobre esses grandes desafios da pastoral e ver como vamos de fato enfrenta-los. Por isso, pedimos incessantemente que o Espírito Santo de Deus esteja conosco, nos ilumine, nos dê cada vez mais a consciência do que somos chamados e fortaleça o nosso sim!

Destacando a passagem do Evangelho de São Mateus (28,20) - “Eis que estou convoco todos os dias, até o fim do mundo -, o Sucessor dos Apóstolos afirmou. “Esta certeza da presença do Cristo que nos acompanha nos fortalece, nos faz criar um ânimo novo. E, em comunhão, ou seja, uns com os outros, somos mais fortes”. Antes da bênção final, Pe. Alexandre deu alguns avisos sobre a organização do dia.

site destaque 2018 xviassembleiadiocesana 11

Trabalhos em grupo, votações e encerramento

Após a Santa Missa e o café da manhã, os participantes foram divididos em 10 grupos de trabalho para que pudessem responder cinco questões relacionadas à vida diocesana. As questões respondidas foram: Como transformar toda a nossa Diocese em uma Igreja verdadeiramente missionária? O que fazer para que o processo da Iniciação Cristã seja efetivamente assumido por todas as Paróquias de nossa Diocese? Como podemos tornar a Palavra de Deus, fonte para toda nossa ação pastoral? O que fazer para que nossas igrejas sejam verdadeiras comunidades? Como dinamizar e intensificar nossas ações sociais para que possamos servir melhor aqueles que precisam?

Posteriormente, uma pessoa de cada grupo leu as respostas elaboradas. Este processo foi acompanhado por uma comissão responsável por compilar as ideias e apresentar na parte da tarde aos delegados para votação. Com cartões verdes, vermelhos ou amarelos, os presentes puderam aprovar, desaprovar ou se abster das diretrizes apresentadas pela comissão. Neste processo, também foi aberta a palavra àqueles que desejam propor algum destaque ou emenda às propostas.

site diocese 2018 xviassembleiadiocesana-colegioanchieta 11

Em diversos momentos da votação, Dom Edney esclareceu dúvidas e recordou que “toda pastoral tem um objetivo único: levar ao seguimento de Cristo!”. Monsenhor Catelan também fez uso da palavra destacando os pontos questionados e apresentando orientações sobre os mesmos.

- Quero agradecer a todos os que se empenharam, que se dedicaram, não só no dia de hoje, mas durante todo esse processo de preparação para a Assembleia, que nós sabemos que não é fácil. As contribuições foram muito ricas, alguns assuntos terão outros encaminhamentos e serão discutidos em outras instâncias para chegarmos a um discernimento do que é melhor – disse Dom Edney antes do encerramento das atividades.

site diocese 2018 xviassembleiadiocesana-colegioanchieta 23

Após as considerações finais, foi lançado o livro “Mar Adentro – Memórias”, do Terceiro Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Rafael Llano Cifuentes, falecido em novembro de 2017. A Assembleia Diocesana 2018 foi encerrada com o Te Deum e um café da tarde.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães e Monara Teixeira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso