facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
bispo-abre-curso-de-formacao-de-liturgia-do-regional-leste-iNa manhã de 10/11, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, também Animador da Pastoral...
diocese-participa-de-seminario-sobre-o-acordo-brasil-santa-seEntre os dias 12 e 14 de novembro, a Diocese de Nova Friburgo esteve presente no Seminário...
sede-com-sete-dias-de-oracao-catedral-realiza-cerco-de-jerico-2018A Igreja Mãe da Diocese de Nova Friburgo: a Catedral São João Batista, realizou entre os dias...
litoral-ano-do-laicato-pastoral-da-crianca-promove-lazer-com-25-assistidos-em-macaeEm continuidade às comemorações do mês da criança, ocorrido em outubro, o dia 7/11 foi o...
sede-catequese-do-vicariato-sede-realiza-ultimo-encontro-de-formacao-de-2018Em 4 de novembro, a Pastoral da Catequese Vicariato Sede reuniu os catequistas em seu último...

Bispo destaca exemplo de Santo Antônio no dia do padroeiro

Uma praça lotada por centenas de fiéis devotos do glorioso Santo Antônio. Este foi o cenário encontrado na noite de 13 de junho, dia de Santo Antônio, na Praça do Suspiro, em Nova Friburgo. Na ocasião, os devotos deste conhecido santo participaram da Santa Missa de encerramento dos festejos, presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso.

site sede 2018 festadesantoantonionosupiro 6

A festa

A festa em louvor do padroeiro teve início em 1º/6, com a trezena. A antiga e popular capelinha, integrante da Paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis, ficou lotada durante as celebrações. Almoço comunitário, barraquinhas com quitutes típicos de Festa Junina, shows católicos e seculares deram vida à festa realizada na praça. A programação social começou em 8/6.

Na noite de 9/6, teve lugar o show com a cantora católica Aline Brasil. Com apresentação da turnê 2018, intitulada Efeta, Aline levou o público à oração, conduzindo um momento Mariano, diante da imagem de Nossa Senhora, juntamente com o Diácono Permanente, João de Moraes.

site sede 2018 festadesantoantonionosupiro 10

Dia do padroeiro

Em 13 de junho aconteceram diversas Missas ao longo do dia na capelinha, com a distribuição do famoso ‘Pão de Santo Antônio’. Às 19h, era chegado o momento da comunidade local receber Dom Edney para presidir a Eucaristia. Concelebraram o Pároco, Pe. Alex de Paiva, o Reitor o Seminário Diocesano, Pe. José Ruy Júnior, e o Pe. Wander Santos. Diversos seminaristas e uma quantidade expressiva de fiéis participaram dessa Santa Missa, realizada na Praça do Suspiro.

“Com grande alegria hoje celebramos a festa de Santo Antônio, padroeiro desta capela e de tantas outras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Isso denota a grande afluência de devotos deste santo tão insigne e tão amante da Palavra de Deus”. Dizendo estas palavras, o Bispo iniciou a Santa Eucaristia.

site sede 2018 festadesantoantonionosupiro 4

Chamado, prontidão e missão. Essas palavras marcaram a pregação desta noite, na qual o Prelado destacou a necessidade de todo cristão se colocar a serviço do Reino. Outra exortação feita pelo Bispo está relacionada à Palavra do Senhor, pois para bem servir é necessário “se alimentar diretamente da Palavra de Deus”, orientou.

Destacando o chamado de Isaías, Santo Antônio e tantos outros, Dom Edney recordou. “Todos somos ungidos para uma finalidade. Somos chamados a testemunhar a fé que professamos”, acentuou complementando. “Somos chamados a evangelizar e a testemunhar a força da Palavra, a alegria do Evangelho. O Senhor me ungiu, ele mandou anunciar a Boa Nova aos pobres. Curar os corações feridos anunciar aos cativos a anistia e a liberdade aos prisioneiros”.

site sede 2018 festadesantoantonionosupiro 5

Abordando o Ano do Laicato, reforçou o protagonismo leigo na Igreja, frisando a necessidade de cada leigo assumir na Igreja o seu lugar. “Meu irmão, você não precisa ser convidado, você já é chamado. Foste batizado? És missionário! Essa consciência na Igreja precisa crescer, pois, às vezes, nos escondemos atrás de uma omissão que corrói e corrompe. Todos somos chamados”.

Concluindo a pregação, o Epíscopo destacou a vida de Santo Antônio como exemplo a ser seguido e enfatizou. “A Igreja no primeiro ano após a morte de Antônio já o declarou santo. Por quê? Pois a vida de Santo Antônio foi uma proclamação da verdade do Evangelho”.

Antes da benção final, Dom Edney abençoou os ‘Pãezinhos de Santo Antônio’, entregues posteriormente aos devotos. Logo após, teve início a procissão pelas ruas da localidade e encerrando a noite, houve show com a Banda Pastoral da Paróquia Santa Teresinha, de Nova Friburgo.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso