facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
litoral-paroquias-de-quissama-e-rio-das-ostras-rendem-homenagens-a-nossa-senhora-do-carmoPara celebrar Nossa Senhora do Carmo, diversas paróquias do Vicariato Litoral realizaram seus...
sede-pastoral-da-crianca-realiza-encontrao-vicarial-de-2018Visando reunir os líderes e apoios da Pastoral da Criança do Vicariato Episcopal Sede, será...
sede-comunidade-shalom-celebra-36-anos-de-fundacaoPara a Comunidade Católica Shalom o mês de junho tem um significado todo especial, devido à...
v-cha-dos-amigos-do-seminario-sera-realizado-no-gph-do-conegoO Seminário Diocesano Imaculada Conceição está preparando a todo vapor a sua quinta edição do...
litoral-santas-missoes-populares-levam-amor-esperanca-e-caridade-a-comunidade-de-rio-das-ostrasA Matriz Paroquial Nossa Senhora da Conceição, situada no coração de Rio das Ostras,...

LITORAL: Capela Nossa Senhora de Lourdes celebra 80 anos de fundação, em Conceição de Macabu

Nos dias 11 e 12/6, a cidade de Conceição de Macabu vivenciou uma de suas mais significativas comemorações: os 80 anos de fundação da Capela Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro Usina. Para marcar os festejos, foi celebrada Santa Missa, presidida pelo Pároco local, Pe. Mauro Nunes. A celebração contou ainda com a presença do Diácono Permanente Cézar Lines, responsável pela comunidade de São Pedro, em Triunfo.

site litoral 2018 capelanossasenhoradelourdescelebra80anosdefundacaoemconceicaodemacabu 03

Em cada momento da liturgia, notou-se a felicidade dos irmãos e irmãs presentes, já que a história envolvendo tal construção passa por diversas famílias, cujo suor, lágrimas e doação culminaram com o desenvolvimento gradativo da Capela. Na pregação, Pe. Mauro trouxe uma mensagem de agradecimento a todos que se esmeraram e aos que se entregam no serviço ao Cristo por meio da comunidade usinense.

Aberto o período de homenagens, representantes da Congregação das Filhas de Maria Santíssima do Horto puderam externar a gratidão por terem a oportunidade de colaborar, desde 1965 até o ano de 2003, para a evangelização nos arredores da localidade. Ao final da Santa Missa, foi oferecido um bolo com pequena réplica da construção original da Capela, seguida de queima de fogos e apresentação de banda marcial.

Conhecendo a história da Capela Nossa Senhora de Lourdes

No ano de 1912, chega à região um industrial francês - Victor René Sence, vindo de Campos dos Goytacazes com o intuito de montar uma usina de cana de açúcar. Se identificando com o povoado lançou a pedra fundamental em 01/05/1913, onde no ano de 1914, a Usina Macabu já estava pronta, fazendo oficialmente sua primeira moagem. Com isso, tempos de prosperidade e crescimento econômico florescem na pequena Vila.

site litoral 2018 capelanossasenhoradelourdescelebra80anosdefundacaoemconceicaodemacabu 05

Na vida da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a fé também germinava, já se tinha a presença diária dos franciscanos, que passaram a residir na mesma desde 1936. Com a criação da Diocese de Campos passa a Paróquia ser sua parte integrante. A fé da família Sence, que aqui residia, somados a religiosidade dos operários da usina, ansiavam por um templo no local.

A partir daí, com a anuência do Sr. Victor Sence, Frei Jacob Hoefer encaminha ao então Arcebispo da Diocese de Campos, Dom Octaviano Pereira de Albuquerque, a planta para a aprovação da construção da tão sonhada capela. Em 10/11/1937, o arcebispo concede a licença para o início das obras.

A devoção não poderia ser outra: Nossa Senhora de Lourdes, já que a França estava em festa pela comemoração dos 80 anos da aparição da Virgem de Lourdes a santa Bernadete em uma pequena gruta de Massabielle. Diante da precariedade da época na construção civil, a capela foi construída em tempo recorde.

Inaugurada nos dias 11 e 12 de junho de 1938, contou com a presença de muitos, dentre os presentes os benfeitores da construção: Victor René Sence e sua esposa, Leolinda Teixeira Sence, juntamente com seus familiares, bem como dos franciscanos recém instalados na paróquia, Frei Jacob Hoefer e Frei Seraphimm Guldenn, membros do Apostolado da Oração e da Liga Católica Jesus, Maria e José, do Coral Santa Cecilia, somados aos inúmeros operários da Usina Conceição. Na programação, houve Missa festiva com Primeira Comunhão, ante ao valoroso empenho das catequistas Jurema Cruz e Maria de Lourdes Campos Pitanga. O Sacramento do Batismo também foi ministrado para 14 crianças.

site litoral 2018 capelanossasenhoradelourdescelebra80anosdefundacaoemconceicaodemacabu 07

A realização do primeiro matrimônio se deu em 26/05/1940, sendo os noivos João Francisco de Paula e Maria José Pinheiro. Neste mesmo ano, precisamente no dia 13/10, houve casamento coletivo na comunidade, diante do missionário Redentorista Padre Lucas Veeger, vindo da Catedral Diocesana Santíssimo Salvador, onde 16 casais firmaram seus votos diante de Deus e do povo, muitos já eram casados no civil.

Por meio de um processo iniciado pela Irmã Maria Escolástica Ferronato, Superiora Provincial a época, no ano de 1965, estava por se concretizar a vinda das Filhas de Maria Santíssima do Horto, o que efetivamente aconteceu em 19/5/1966, com a chegada da referida congregação. Entre as autoridades presentes estavam o Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Clemente José Isnard; o Prefeito Municipal, Jorge Armando Figueiredo; o Diretor Gerente da Usina Victor Sence, Renato Moreira; o Vigário Paroquial, Frei Fausto Pereira de Souza; a Superiora Provincial da Congregação das Filhas de Maria Santíssima do Horto, Irmã Maria de Jesus Zanin; a Secretária Provincial, Irmã Maria Tarcisia Bavaresco e as congregadas que permaneceriam na localidade: Irmãs Maria Gaudência Ferronato, Maria Bertila Dalmas, Maria Emília Tódero e Maria Silvia Pessalesl.

Na homilia da Santa Missa, Dom Clemente manifestou o júbilo pela chegada das Irmãs a este local após tanto tempo de espera, e ao mesmo tempo comunicava ao povo que com a chegada das Irmãs se conservaria o Santíssimo Sacramento na capela da Usina. Terminada a Santa Missa, grande multidão acompanhou as Irmãs até a residência destinada as mesmas. O trajeto entre a capela e a residência estava ornamentado com tapetes de flores naturais. O Diretor da Usina entregou a chave da casa às Irmãs dizendo-lhes que confiava aos seus cuidados os operários com suas famílias. Em seguida, o Bispo benzeu as dependências da residência.

Entre os capelães que passaram, dando assistência a comunidade religiosa, estiveram os missionários espanhóis: Padres Jose Gulias Varella, Mario Pereira e Jose Algocer Jarabo. Surgiu também, no dia 31/01/1977, o primeiro Praesidium da Legião de Maria da Paróquia, graças aos esforços das irmãs do Horto e do Frei Flaviano Baxmann.

No ano de 2003, a missão Geanelina foi desativada, deixando um grande vazio, mas também muitos frutos. Porém, no ano passado, as Irmãs do Horto retornaram para a Paróquia para desenvolver, dentre os inúmeros trabalhos, uma ação missionária no Conjunto Habitacional Nossa Senhora de Lourdes.

Ao longo destes 80 anos, homens e mulheres se doaram, se abdicaram, enfrentaram muitos desafios e provações em favor de Cristo. Quantos missionários e missionárias, vindos até de terras estrangeiras, deixaram seu rastro de amor pela fé e pelo próximo. Cada um a seu modo, cada um a seu jeito, mas todos com fundamental atuação. Alguns de destacaram mais, outros ficaram mais silentes, como o senhor João Pereira, mais conhecido como irmão João, que com tanto zelo fez sua parte. Hoje, a comunidade reunida comemora com alegria porque os que a precederam plantaram em abundância, sendo colhidos, continuamente, os bons frutos. Porém, é necessário continuar a plantar, pois a semente lançada agora, no futuro muitos outros colherão.

Texto: Robson Nunes Paulo e Pascom Nossa Senhora da Conceição
Fotos: Robson Nunes Paulo e Ronaldo Fotografia
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso