facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

sede-ano-do-laicato-paroquia-santa-teresinha-realiza-1-encontro-das-familiasNos dias 13 e 14 de outubro, aconteceu o 1º Encontro das Famílias organizado pela Pastoral...
diocese-se-reune-para-ultimo-adeus-ao-pe-amauri-da-silvaA Diocese de Nova Friburgo esteve reunida na noite de 16/10 para prestar homenagem ao Pe....
reunidos-em-cenaculo-bispo-e-leigos-celebram-padroeira-do-brasilApós 301 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição, aparecida nas águas...
norte-ano-do-laicato-celebracoes-a-nossa-aparecida-acontecem-nas-comunidades-do-vicariatoCelebrar a padroeira do Brasil. Esse foi o motivo que reuniu diversos leigos e leigas nas...
norte-apos-reforma-capela-santo-antonio-e-reinaugurada-em-laranjaisNa noite de 13 de outubro, após quatro meses de reforma, a Capela Santo Antônio, instalada na...

LITORAL: Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é celebrada nas comunidades litorâneas

O Coração de Jesus é o foco do amor. Assim, celebrá-Lo se torna uma importante ocasião pastoral para que toda comunidade cristã novamente se sensibilize para fazer deste admirável sacrifício e sacramento o coração da própria vida. No Vicariato Litoral, sob protagonismo do Apostolado da Oração, diversas atividades foram engendradas, destacando-se o acolhimento de novos membros com imposição de fitas e renovação de compromisso. Veja.

Paróquia Nossa Senhora das Neves - Córrego do Ouro

Em meio aos festejos do padroeiro Santo Antônio, a comunidade se reuniu em Glicério no dia 8/6 para a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. A Santa Missa, celebrada pelo Administrador Paroquial local, Pe. Marcelo Campos, foi marcada pela emoção e gratidão dos fiéis, mantendo-se fortalecida tal devoção.

1 site litoral 2018 solenidadedosagradocoracaodejesusecelebradaemcomunidadeslitoraneas nossasenhoradasneves

Paróquia Santo Antônio - Macaé

Cerca de 200 pessoas estiveram reunidas para a Missa Solene do Sagrado Coração de Jesus, que teve início às 19h e foi presidida pelo Vigário Paroquial, Pe. Amauri da Silva. Aprofundando-se no texto do Evangelho, o celebrante conclamou a todos para que, através de suas atitudes diárias, pudessem dar o testemunho de cristãos. "Se levássemos a sério o que significa para nós o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, não haveria tanta maldade neste mundo”, finalizou a homilia, fazendo uma leitura da situação social da cidade e da realidade vivida diuturnamente pelos fiéis.

A data coincidiu com o oitavo dia da Trezena realizada em honra ao padroeiro da comunidade, cuja festa terá início na próxima terça (12). Na oportunidade, os devotos fizeram a entrega da oferta solidária com arroz. Ao final das festividades, os alimentos e itens de higiene arrecadados serão entregues em cestas básicas às famílias assistidas pela Paróquia.

2 site litoral 2018 solenidadedosagradocoracaodejesusecelebradaemcomunidadeslitoraneas santoantonio 01

Paróquia São Benedito - Rio das Ostras

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus foi o marco para o lançamento de mais um movimento da Paróquia São Benedito, em Rio das Ostras: o lançamento do Apostolado da Oração. Os primeiros componentes do Apostolado foram apresentados à comunidade na celebração da Santa Missa, às 7h, de 8/6.

O Pároco, Pe. Gustavo Cinne, falou sobre a realidade de viver a fé na prática. "O Coração de Jesus deseja para nós a compaixão, a misericórdia, que o meu coração pulse em seu coração para sermos irmãos". Segundo ele, Jesus de peito aberto expressa o amor profundo de Deus por nós e a imagem do Coração de Jesus é a mais bonita, porque mostra o coração divino e humano que venceu todas as tentações e também que chorou pelo amigo Lázaro.

Ele esclareceu que compaixão é sentir a dor do outro e que Deus conhece o que temos de mais íntimo em nosso coração e não se escandaliza, mas sente compaixão. Exortou a todos a beberem do manancial da santidade que jorra do Coração de Jesus.

3 site litoral 2018 solenidadedosagradocoracaodejesusecelebradaemcomunidadeslitoraneas saobenedito 02

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Rio das Ostras

Foi celebrada na noite do dia 8/6, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Irmãos e irmãs das comunidades da Paróquia se uniram ao movimento do Apostolado da Oração para participar da Celebração Eucarística, que foi presidida pelo Pe. Tonny, Pároco local.

4 site litoral 2018 solenidadedosagradocoracaodejesusecelebradaemcomunidadeslitoraneas nossasenhoradaconceicao 02

Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Macaé

Fiéis e integrantes do Apostolado da Oração da Paróquia Nossa Senhora de Fátima participaram das celebrações dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus, uma das três solenidades do Tempo Comum dentro da Liturgia Católica, comemorada após a Festa de Corpus Christi.

Na terça-feira (5/6), deu-se início ao Tríduo do Sagrado Coração com a Santa Missa presidida pelo Pe. José Luiz Bustamante, Pároco da Matriz São João Batista, e a participação do Apostolado da referida comunidade. No dia seguinte, a Celebração Eucarística foi conduzida pelo Administrador Paroquial da Matriz Nossa Senhora das Neves, região serrana de Macaé, Pe. Marcelo Campos, acompanhado também do grupo do Apostolado da Oração. Na quinta-feira, terceiro dia do Tríduo, à Santa Missa foi celebrada pelo Vigário Paroquial local, Pe. Jorge Moreira.

A programação culminou com a Santa Missa Solene dedicada ao Coração Santo, no dia 8/6, presidida pelo Vigário Episcopal e Pároco, Pe. Gelcimar Petinati. Antes da bênção final, o Apostolado da Oração fez uma bonita homenagem para o Pe. Gelcimar em virtude dos seus 19 anos de ordenação sacerdotal, celebrados no último dia 5/6.

5 site litoral 2018 solenidadedosagradocoracaodejesusecelebradaemcomunidadeslitoraneas nossasenhoradefatima 02

Paróquia São Pedro - Macaé

A Matriz Paroquial São Pedro iniciou a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus com Adoração ao Santíssimo Sacramento exposto durante o dia e recebeu a visita da comunidade e membros do Apostolado da Oração em prova de gratidão. A Santa Missa foi celebrada às 19h pelo o Pároco, Pe. Luiz Corrêa, que durante a homilia ressaltou e questionou o amor que devemos ter ao Amor, que é Jesus. Esse Amor que sofreu e se entregou por nós e que todos nós devemos retribuir a Jesus esse sentimento, vivendo conforme a Sua vontade.

O coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus. No Calvário o soldado abriu o lado de Cristo com a lança (Jo 19,34). Diz a Liturgia que “aberto o seu Coração divino, foi derramado sobre nós torrentes de graças e de misericórdia”. Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus, e seu Coração é o símbolo desse Amor.

6 site litoral 2018 solenidadedosagradocoracaodejesusecelebradaemcomunidadeslitoraneas saopedro macae

Paróquia Sagrada Família - Barra de São João

Na Matriz Paroquial da Sagrada Família, em Barra de São João, fiéis se reuniram ao Apostolado da Oração, que tem por identidade especial a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, para contemplar o Coração de Jesus, Aquele que tanto amou a humanidade e é símbolo do amor de Deus. Como dito na homilia do administrador Paroquial, Pe. Rafael Archetti, "o coração aberto de Jesus é um coração que inflamado de amor recebe também pelo impulso o Espírito Santo, a purificação que sabe perdoar nossos pecados desagravando as ofensas que a Ele cometemos."

Dentro da celebração da Santa Missa, o sacerdote abençoou e entregou a fita para um novo membro do Apostolado da Oração. Ao final, foi rezado o Ato de desagravo ao Sagrado Coração de Jesus.

7 site litoral 2018 solenidadedosagradocoracaodejesusecelebradaemcomunidadeslitoraneas sagradafamilia 02

Paróquia Nossa Senhora da Saúde - Casimiro de Abreu

Após três dias de preparação, foi comemorado no dia 8/6, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Na pequena capela de mesmo nome, os fiéis se reuniram para a procissão e a coroação que também encerraram a Santa Missa que presidida pelo Pároco, Pe. Alexandre Guidio. "Deus é Amor. E quis estar tão próximo que manifestou-se como nós, humanos, exceto em pecado. Assumiu nossas dores e misérias, amando-nos com amor divino e coração de homem. Recorramos em todo tempo a esse templo santo que é o coração do Redentor", finalizou o presbítero.

8 site litoral 2018 solenidadedosagradocoracaodejesusecelebradaemcomunidadeslitoraneas nossasenhoradasaude 02

Texto: Leonardo Ramos, Nathália Brígida, Valdênia Gomes, Pascom Nossa Senhora das Neves, Nossa Senhora de Fátima, São Pedro (Macaé), Sagrada Família e Nossa Senhora da Saúde
Fotos: Ana Carolina Russo, Tiago Ferreira, Vitória Abdalla, Pascom Nossa Senhora das Neves, Nossa Senhora da Conceição, São Pedro (Macaé), Sagrada Família e Nossa Senhora da Saúde
Fonte: Aleteia
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso