facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

litoral-solenidade-da-imaculada-conceicao-reune-centenas-de-fieis-nas-comunidadesAs comunidades litorâneas dedicadas a Nossa Senhora da Conceição celebraram com alegria a...
comunidade-corban-convida-para-missa-de-primeiras-promessasA Comunidade Católica CORBAN convida a todos para a Missa das Primeiras Promessas no Carisma...
sede-festival-de-corais-de-olaria-sera-encerrado-neste-domingoDepois do sucesso das apresentações anteriores, o 9º Festival de Corais de Olaria termina...
norte-ato-solene-marca-encerramento-das-aulas-do-curso-lumen-fidei-em-2018Em 5 de dezembro, realizou-se um ato solene de encerramento do ano de atividades do Curso de...
dom-edney-e-dom-roque-recordam-peregrinacao-e-saudacao-do-papaA Celebração Eucarística do 2º Domingo do Advento, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edney...

LITORAL: Matrizes Paroquiais concluem programações especiais do mês Mariano no Vicariato

O mês de Maio é tradicionalmente marcado pelas comemorações a Nossa Senhora, e cada comunidade prepara atividades que possam difundir, homenagear e estimular a devoção àquela que disse seu sim ao plano do Criador. Entre algumas Paróquias do Vicariato Litoral não foi diferente. Veja alguns dos registros.

Paróquia São Pedro - Macaé

No dia 13/5, crianças, jovens e adultos receberam o Sacramento da Eucaristia pela primeira vez durante celebração da Santa Missa. A Matriz estava repleta de familiares e amigos, que puderam testemunhar o segundo passo na vida cristã, antecedido pelo Batismo. Depois da primeira Eucaristia, eles deverão se preparar para o Sacramento da Crisma, que para a Igreja Católica significa a confirmação do Batismo.

Durante a homilia, o Pároco local, Pe. Luiz Corrêa, falou da importância da Comunhão para a vivência cristã, para que cada um continue comprometido com as causas da Igreja, em uma caminhada perseverante na fé, ressaltando a necessidade do clamor diário ao Espírito Santo, para que Ele nos fortaleça em nossa permanência na presença de Deus. A Eucaristia é fonte e o ápice de toda a vida cristã. Nela, atinge o seu clímax da ação santificante de Deus para conosco e o nosso culto para com Ele. Mediante a Celebração Eucarística, já nos unimos à liturgia do Céu, e antecipamos a vida eterna.

WhatsApp Image 2018-06-04 at 15.22.04

Paróquia São Benedito - Rio das Ostras

O Cenáculo com Maria "Famílias Restauradas" aconteceu no dia 12/5, na Matriz de São Benedito, em Rio das Ostras, e contou com a participação do Terço dos Homens, Amigos do Terço, Legião de Maria, Pastoral Familiar e Grupo Jovem. O evento teve início com a consagração das famílias à Virgem Maria. O Pároco, Pe. Gustavo Cinne conduziu a oração na qual uns rezaram pelos outros. A pregação inicial teve como tema “Maria, restaura minha casa” e foi seguida da recitação do terço. Após intervalo, Pe. Gustavo pregou sobre a família como projeto de Deus e levou Jesus Sacramentado ao altar. As crianças, que durante o Cenáculo aprenderam mais sobre a Mãezinha do Céu na salinha de evangelização, prepararam uma flor para Nossa Senhora e para suas mães como lembrança de Dia das Mães.

WhatsApp Image 2018-06-04 at 15.22.13 1

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Macaé

Em comunhão com as Pastorais Familiares das Matrizes Santo Antônio e São Paulo Apóstolo, a Matriz Nossa Senhora de Lourdes sediou em 19/5 seu primeiro Encontro de Namorados. A escolha da referida comunidade se deu justamente para homenagear Nossa Senhora. Durante todo o evento, casais e Diáconos trouxeram pregações, testemunhos de vida e dinâmicas, mostrando aos jovens casais a importância da entrega de todas as fases do relacionamento à Deus, por intercessão da Virgem Maria. Após um breve momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pelo Diácono Permanente Elias Savino, o encontro foi encerrado com Santa Missa celebrada pelo Pároco da Matriz São Paulo Apóstolo, Pe. João Evangelho.

WhatsApp Image 2018-06-04 at 15.22.03

Paróquia Sagrada Família - Barra de São João

A Paróquia Sagrada Família, em Barra de São João, realizou no dia 26/5 sua Primeira Romaria Paroquial, tendo por tema: "DE MÃOS DADAS COM MARIA". Para viver com mais intensidade o mês mariano, fiéis caminharam os quase 10 km até a Matriz Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em Rio das Ostras. Acompanhados pelas Guardas Municipais das duas cidades e de carros de apoio que distribuíam água e barras de cereais aos participantes, todos seguiram o percurso com muita animação, devoção e fé.

Na metade do caminho, aquela paradinha para recarregar as energias com a preciosa ajuda da Paróquia de São Vicente de Paulo, também de Rio das Ostras, que acolheu a todos com um lanche preparado com muito carinho. Logo após a parada, seguiram até o destino final, para então participarem do encerramento com a Santa Missa. Os romeiros foram acolhidos calorosamente pelos paroquianos de Nossa Senhora da Conceição com o badalar dos sinos da Matriz antes do início da Santa Missa.

Referindo-se ao Evangelho do dia em sua homilia, o Administrador Paroquial em Barra de São João, Pe. Rafael Archetti, mencionou o belo simbolismo apresentado no texto sagrado. "Quem não for como uma criança, não poderá entrar no Reino dos Céus, porque o Reino dos Céus é daqueles que se parecem às crianças. Hoje, nesta tradicional Paróquia da Imaculada Conceição, nos colocamos como crianças. Apresentamos nossos corações nas mãos de nossa Mãe e queremos pedir essa singeleza e humildade de quem se sabe necessitado do auxílio e da proteção daquela que nos acompanha, que está sempre de mãos dadas conosco."

Ao fim da Missa, o presbítero consagrou a Paróquia da Sagrada Família à Nossa Senhora da Conceição e nos fez lembrar do que a Mãe do Salvador disse no dia das Bodas de Caná: "Tenham os olhos fixos em Jesus e façam sempre a Sua vontade". Após a Santa Missa, foi oferecido pela Paróquia anfitriã um lanche de confraternização.

WhatsApp Image 2018-06-04 at 15.22.13

Paróquia Nossa Senhora da Glória - Macaé

Pelo oitavo ano consecutivo, a Capela São Judas Tadeu, localizada no bairro Novo Cavaleiros e pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Glória, sediou o encontro Domingo com Maria. Contando com a presença de 150 fiéis, a atividade teve a participação da missionária da Comunidade Canção Nova, Juliana de Paula. Na parte da manhã, um café da manhã de acolhida e procissão com a imagem de Nossa Senhora movimentaram os participantes. Já na parte da tarde, a programação foi assumida por Juliana e Alexandre, que partilharam suas experiências pessoais com a Virgem Maria, sendo a mesma "a medianeira e aquela que passa na frente, abrindo os caminhos para que o Espírito Santo faça sua morada".

Um dos momentos de maior demonstração de fé se deu na Adoração ao Santíssimo, presidida pelo Pe. Thiago Robadey, que relembrou a passagem das Bodas de Caná, onde Maria demonstrou a sensação de cuidado com Jesus e, com esse gesto, trouxe a todo cristão a verdade de que o Espírito Santo é o verdadeiro vinho novo. O evento foi encerrado com a Santa Missa das 17h.

WhatsApp Image 2018-06-04 at 15.22.12

Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Macaé

A Pastoral Familiar realizou no dia 27/5 a segunda edição do Encontro de Mulheres com Maria, no auditório São João Paulo II. Mais de 120 participantes puderam experimentar e experienciar a virtude de ser uma mulher aos olhos de Deus e à exemplo de Nossa Senhora, a grande Mulher. Palestras, testemunhos, louvores e orações permearam toda a atividade que foi encerrada com Santa Missa festiva celebrada pelo Vigário Episcopal e Pároco, Pe. Gelcimar Petinati. As emoções não acabaram na celebração: um exército feminino adentrou à Paróquia para homenagear a Virgem Maria com uma Coroação, considerada uma das mais emocionantes que a Matriz já presenciou.

WhatsApp Image 2018-06-04 at 15.22.11

Texto: Layon Cordeiro, Vitória Abdalla e Pascom do Vicariato Litoral, São Pedro (Macaé), Nossa Senhora de Lourdes (Macaé) e Sagrada Família (Barra de São João)
Fotos: Ana Carolina Russo, Cristiane Freitas, Jade Fernandes e Pascom São Pedro (Macaé), São Benedito (Rio das Ostras), Nossa Senhora de Lourdes (Macaé) e Sagrada Família (Barra de São João)
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso