facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

sede-catedral-promove-natal-das-familias-para-as-criancas-assistidas-em-projetos-sociaisA tarde de 15 de dezembro foi momento de intensa alegria para diversas famílias assistidas...
sede-pe-salomao-soares-celebra-40-anos-de-vida-sacerdotalQuatro décadas de pura dedicação à vinha do Senhor. Esse é a história do Pe. Salomão Soares,...
missa-de-encerramento-do-ano-letivo-do-seminario-diocesano-de-nova-friburgoA Santa Missa de encerramento do ano letivo do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, em...
norte-paroquias-do-vicariato-celebram-a-imaculada-conceicao-de-mariaNo início do Advento, celebra a Igreja universal a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem...
litoral-solenidade-da-imaculada-conceicao-reune-centenas-de-fieis-nas-comunidadesAs comunidades litorâneas dedicadas a Nossa Senhora da Conceição celebraram com alegria a...

SEDE: Comunidades do Vicariato celebram Solenidade de Pentecostes 2018

Celebrar o derramamento do Espírito Santo sobre toda a Igreja. Este foi o motivo pelo qual diversos cristãos se reuniram em 20 de maio, data na qual a Igreja celebrou a Solenidade de Pentecostes. Mas, em algumas comunidades, as atividades começaram dias antes, com a oração da novena de Pentecostes. Tiveram espaço em algumas programações as famosas Vigílias de Pentecostes, realizadas em 19 de maio.

Catedral Diocesana São João Batista – Nova Friburgo

Na Igreja Mãe da Diocese, a programação teve início às 21h do dia 19/5 com um momento de louvor com a Comunidade Católica Shekinah. Posteriormente, a Liturgia das Horas foi feita pela Comunidade Católica Shalom, seguida da Oração do Sento Terço com as Mães e os Homens. Cada mistério foi rezado por um membro de um grupo, demonstrando total unidade entre os dois movimentos.

site diocese 2018 vigiliadepentecostesnacatedral novo

A Pastoral Familiar fez uma breve procissão luminosa com os participantes da Vigília de Pentecostes da Catedral, saindo do presbitério, contornando pelo Jardim dedicado a Imaculada Conceição e retornando para o templo. Logo depois, o Reitor do Seminário Diocesano, em Nova Friburgo, Pe. José Ruy Corrêa Junior, celebrou a Santa Missa de encerramento da programação. O grupo Jovem Amigos de Deus ficou responsável pela Liturgia da Eucaristia.

- Estamos nesta Vigília de Pentecostes imitando a Igreja que nascia. A Igreja nasce também numa Vigília de Oração, de espera, em que o Senhor confirma as Suas promessas enviando a graça do Espírito Santo. E é o Espirito Santo de Deus que completa aquilo que falta na obra da nossa salvação. Se não entendemos esse passo do Espírito, esse último passo que é aquele que já espera, agora, a segunda vinda de Jesus, também não entendemos bem o que é a nossa salvação - disse Pe. José Ruy na homilia.

E complementou. “Podemos dizer que a Páscoa que celebramos há 50 dias é uma face desta obra maravilhosa de Deus. Páscoa não é só Jesus que morto, ressuscita e sai do sepulcro. Páscoa também é a vinda do Espírito Santo e a Eucaristia, o Corpo e o Sangue do Senhor dado a nós”. Refletindo ainda sobre Pentecostes, afirmou: “Pentecostes é vida!”.

site diocese 2018 vigiliadepentecostesnacatedral novo1

Ao final da Eucaristia, o Vigário Geral e Pároco da Catedral, Pe. Marcus Vinicius Macedo, direcionou palavras de agradecimento aos envolvidos e convidou os presentes para as atividades pelo Bicentenário de Nova Friburgo que aconteceriam no dia seguinte na Praça dos Suspiro. Para vivenciar a Solenidade do Domingo de Pentecostes da melhor maneira possível, além desta vigília, entre os dias 11 e 19/5 os fiéis participaram de uma novena, que foi realizada sempre após a Oração Pós-Comunhão nas Santas Missas.

Capela Divino Espírito Santo – Cascatinha

A Capela do Divino Espírito Santo, em Cascatinha - Nova Friburgo, situada no território Paroquial de Sant’Ana, celebrou seu patrono em festa. Primeiramente, os devotos do divino se reuniram para o Tríduo Preparatório realizado entre os dias 17, 18 e 19 de maio. No domingo (20/5), uma Solene Eucaristia marcou o fim da Festa juntamente com a Primeira Eucaristia de oito jovens do local. Pe. Miguel Angel Marquiegui Zubiarrain, o Pároco, presidiu a celebração.

33028551 1322260574572011 7619453960868331520 o

Paróquia São Bento Abade - Ypu

Na Matriz Paroquial São Bento Abade, em Ypu – Nova Friburgo, o Domingo de Pentecostes foi marcado por duas celebrações. Na Missa da manhã, presidida pelo Vigário Paroquial, Pe. Ricardo Schueller, pela invocação dos Dons do Espirito Santo, a comunidade presente foi convidada a participar do Rito Sacramental do Batismo de cinco crianças, realizado logo após a Santa Missa.

Na Missa da noite, o Pároco, Pe. João Paulo de Britto, presidiu a Solenidade de Pentecostes celebrando a plenitude do Espírito Santo, em um Cenáculo com Maria. Em sua homilia, Pe. João Paulo destacou a Força de Deus, na pessoa do Espírito Santo, considerando todo Amor Divino vivido em Pentecostes. “O poder realizador e transformador do Espirito Santo em sua ação, nos recria e nos torna portadores da Vida Divina… Se fizermos a experiência do Espirito Santo jamais poderemos viver sem ele”, ressaltou o Pároco.

site sede 2018 pentecostesypu

Capela Divino Espírito Santo – Conquista

Integrante do território paroquial de Sant’Ana, em Campo do Coelho, a Capela Divino Espírito Santo, situada em Conquista – Nova Friburgo, realizou na Véspera de Pentecostes (19/5), a quarta edição da Vigília de Pentecostes. O evento aconteceu das 19h às 23h.

As atividades tiveram início com louvor e momento de oração conduzido pelo Grupo de Louvor Frutos de Maria, da Igreja Matriz. Em seguida, aconteceram as pregações conduzidas por Roberto Charles (do TLC de Macuco) e Carlos Eduardo Gonçalves.

Na programação houve adoração ao Santíssimo Sacramento e a atividade foi concluída com a Santa Missa da Vigília de Pentecostes presidida pelo Administrador Paroquial, Pe. Marcelo Talon.

Na manhã de Pentecostes, houve procissão seguida de Missa na capela, com o Batizado da pequena Analu, às 10h.

site sede 2018 pentecostescampo

Paróquia Santa Teresinha – Conselheiro Paulino

No sábado (19/5), os paroquianos de Santa Teresinha vivenciaram o último dia da novena de Pentecostes. Para fechar com chave de ouro o momento, houve pregação sobre o tema: Temperança, conduzida pela paroquiana Nádia Rocha. A noite se encerrou com adoração a Jesus Eucarístico.

Neste domingo (20/5), aconteceu a Solenidade de Pentecostes. Houve Missa pela manhã e a noite. Nessa data, a Igreja celebra o derramamento do Espírito Santo, que é manifestado, dado e comunicado como Pessoa Divina: ai começa a vida da Igreja, Corpo Místico de Cristo, que no poder do Espírito vai levar a salvação a todos os homens.

site sede 2018 pentecostesconselheiro

Texto: Grasiele Guimarães, Marcos Paulo (Pascom Sant’Ana – Cônego), Monara Teixeira, Tânia Gonçalves (Pascom São Bento Abade) e Pascom Santa Teresinha
Fotos: Marcos Paulo (Pascom Sant’Ana – Cônego), Monara Teixeira, Paróquia Sant’Ana (Campo do Coelho) e Pascom das Paróquias Santa Teresinha e São Bento Abade
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso