facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

bispo-abre-jubileu-da-catedral-celebrando-padroeira-diocesanaCertamente 8 de dezembro de 2018 será uma data marcada na história da Diocese de Nova...
sede-solenidade-da-imaculada-e-celebrada-nas-paroquias-do-vicariato-em-201Celebrar a padroeira é sempre um momento marcante na vida de uma comunidade paroquial. Novena,...
bispo-preside-missa-da-reinauguracao-das-telas-do-santuario-diocesanoQuinta-feira, 6 de dezembro de 2018, um dia para ficar na história do Santuário Diocesano do...
sede-projeto-pequenos-reis-magos-ganha-vida-com-a-chegada-do-adventoIniciado em 2017 na Diocese de Nova Friburgo, por meio da Matriz Paroquial São Roque, o...
norte-missa-em-acao-de-gracas-pelos-sacoleiros-e-celebrada-em-sao-jose-do-ribeiraoNo domingo (2/12), foi celebrada a tradicional Missa em ação de graças pelos sacoleiros. A...

LITORAL: Bispo prestigia festa de Nossa Senhora de Fátima, em Macaé

Já se passaram mais de cem anos desde a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima na Cova da Iria, mas ainda arde nos corações o amor, a gratidão e a devoção a Virgem Santíssima. Imbuídos destes sentimentos, centenas de fiéis participaram da celebração em sua homenagem no dia 13/5, na Matriz Paroquial que leva o nome da padroeira, localizada em Macaé. A festividade contou com a honrosa presença do Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, acompanhando do Diácono Transitório, Aurecir Junior. Além da Matriz dedicada a Virgem de Fátima, diversas comunidades do Litoral promoveram atividades. Confira.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Macaé

Por volta das 18h, foi iniciada a Procissão, contando com a presença do Pároco e Vigário Episcopal, Pe. Gelcimar Petinati, e com expressivo número de devotos. O cortejo percorreu as ruas próximas a Paróquia num ambiente de fervor e gratidão. Um dos momentos de bastante comoção durante o trajeto se deu com a manifestação de fé de moradores de rua no instante em que o andor com a imagem passava por eles, alguns ajoelharam em sinal de reverência. Após a procissão, houve a Santa Missa Solene dedicada à Ascensão do Senhor, bem como à memória da Virgem de Fátima.

site litoral 2018 bispoprestigiafestaemhonraanossasenhoradefatimaemmacae 01

Na saudação inicial, Dom Edney cumprimentou o Pároco, estendendo tal gesto ao Pároco da Matriz São João Batista, Pe. José Luiz Bustamante, aos Diáconos presentes e toda a assembleia. No ensejo, reforçou a importância da oração àqueles que dizem sim a caminhada do discernimento vocacional para que sejam além de bons padres, padres santos mergulhados profundamente na graça de Deus. Enfatizou que Nossa Senhora foi “a grande discípula de Jesus. Entre todos os mencionados na palavra de Deus, certamente Maria ocupa o primeiro lugar e que notadamente o Concílio Vaticano II a coloca como modelo, Mãe e Mestra da igreja”.

Em seguida, Sua Excelência ressaltou mais dois motivos para a ação de graças: a celebração do 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais e o Dia das Mães, e com muito alegria saudou todas as mães, afirmando que “a maternidade é uma vocação dada por Deus, na qual a mulher é posicionada a um patamar elevado no convívio da sociedade”.

site litoral 2018 bispoprestigiafestaemhonraanossasenhoradefatimaemmacae 003

Durante sua pregação, o Sucessor dos Apóstolos destacou o maior dos ensinamentos missionários deixado por Cristo: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura.” Também reforçou a missão de todos em transformar o mundo conforme o desígnio divino, através de uma comunicação de paz e de combate as "fake news" (notícias falsas) - em referência ao Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Sendo uma das horas mais aguardadas, a Coroação Maior levou muitos às lágrimas, além de oportunizar pedidos e agradecimentos. Logo depois da ação de graças, vindo do corredor central, dezenas de crianças vestidas de anjos e outras três escolhidas para representarem os três pastorinhos foram em direção ao presbitério. Por último, a coroa e o terço foram trazidos pelas gêmeas Maria Luiza e Maria Eduarda Azevedo, em homenagem à sua mãe, a paroquiana Nilva Azevedo, falecida no ano passado e reconhecida devota de Nossa Senhora de Fátima.

site litoral 2018 bispoprestigiafestaemhonraanossasenhoradefatimaemmacae 06

Portando a coroa e visivelmente emocionado, Dom Edney dirigiu-se a escada, subindo degrau por degrau até chegar a Nossa Senhora de Fátima, coroando a Mãe de Jesus e de toda Santa Igreja. Antes da bênção final, Pe. Gelcimar agradeceu a presença do Bispo e demostrou carinho e gratidão por todos que trabalharam para a realização das festividades.

Após a Eucaristia, a comunidade pôde curtir mais um dia da festa externa, com o show católico da banda Quinto Selo, barraquinhas e demais entretenimentos. Depois do show, foram sorteados os prêmsite litoral 2018 2acorridaecaminhadadenossasenhoradefatimareunematletasesetornamtradicaoemmacae 02ios. Os festejos foram oficialmente encerrados com a tradicional oração final, reunindo as pessoas presentes e os voluntários. Em cada rosto de felicidade, notou-se a certeza de que a festa em comemoração a Nossa Senhora de Fátima foi mais um grande sucesso.

2ª Corrida e Caminhada de Nossa Senhora de Fátima

No último dia 6/5, aconteceu a 2ª Corrida e Caminhada de Nossa Senhora de Fátima, em Macaé. O evento marcou a abertura dos festejos em honra à Padroeira da Igreja. De acordo com informações da organização do evento, o percurso de 5 km contou com cerca de 400 inscritos. Entre os participantes, fiéis e atletas da cidade e região fluminense.

A caminhada de aproximadamente 2,5 km teve como paisagem a histórica Praia de Imbetiba, e foi à opção escolhida para os iniciantes e participantes menos acostumados a essa modalidade esportiva.

A largada da corrida aconteceu na Avenida Papa João XXIII, seguindo pela Avenida Agenor Caldas, Mercado Municipal e ruas do centro da cidade. Importantes atletas da cidade e região puderam subir ao pódio, que além da tradicional premiação geral, premiou os três primeiros colocados de cada faixa etária definida pela Federação de Atletismo. Diversas equipes de corrida também se reuniram, festejando na chegada a conclusão do percurso. O evento também premiou a equipe com maior número de inscritos.

A corrida e caminhada, que já se tornaram uma tradição na Paróquia, vêm confirmando a adesão da comunidade e comemora não só o incentivo a prática de vida saudável, mas também reúne famílias e histórias de fé e superação. Há testemunhos de participantes que começaram a prática de esporte a partir do primeiro evento em 2017 e de lá para cá aderiram a um novo estilo de vida. O evento tem como lema, “Caminhar com Cristo é bom, correr é muito melhor”.

Paróquia Sagrada Família - Barra de São João

A Paróquia Sagrada Família, em Barra de São João, rendeu homenagens à Mãe de Jesus, no dia 12/5, com Santa Missa Solene e Coroação de Nossa Senhora, realizada pelos Arautos do Evangelho. A Celebração foi presidida pelo Pe. Lourenço Ferronatto, EP, e concelebrada pelo Administrador Paroquial, Pe. Rafael Archetti. Os fiéis lotaram a Matriz Paroquial e com muita fé receberam a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

Em sua homilia, Pe. Lorenzo relacionou as três celebrações do fim de semana: a Ascensão do Senhor, os 101 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima e o Dia das Mães. Emocionados, os fiéis assistiram a uma solene e majestosa coroação da imagem de Fátima, que em nome de todos os fiéis, foi coroada pelo Pe. Rafael. Após a Missa, a Festa Portuguesa animou a todos. Deliciosos pratos típicos e músicas portuguesas divertiram os fiéis que também participaram de um animado show de prêmios.

1 site litoral 2018 matrizesparoquiaisecapelascelebramnossasenhoradefatima paroquiasagradafamilia 05

Paróquia Nossa Senhora da Glória - Macaé

A Comunidade São Benedito, no bairro Imboassica, estava em festa. Doze crianças receberam o Sacramento da Eucaristia, momento em que puderam, após preparação, se aproximarem da Ceia do Senhor. Em um dia especialmente dedicado a Nossa Senhora de Fátima e às mães, o Pároco, Pe. Tiago Robadey presidiu a Missa expressando a alegria de estar naquela comunidade e ainda celebrar um dia tão importante para as crianças e famílias.

Em sua homília, lembrou o dia de Nossa Senhora de Fátima. “A pureza das crianças agrada a Deus". Citou ainda o pensamento de São Josemaria Escrivá. "Não é na linha do horizonte que o Céu toca a terra, mas no nosso coração de filho de Deus”, explicou o padre. O sacerdote ressaltou também a importância da comunhão. “A Eucaristia é o sacramento da graça, é o grande tesouro que podemos ter e a partir de hoje, Deus é um grande amigo”.

2 site litoral 2018 matrizesparoquiaisecapelascelebramnossasenhoradefatima paroquianossasenhoradagloria 01

Paróquia São Pedro - Triunfo

Como tradição, a festa em honra a Nossa Senhora de Fátima se realiza na residência da fiel devota, a senhora Olívia Regina Dutra. A Santa Missa deste ano foi celebrada pelo Administrador Paroquial local, Pe. Celso Henrique. Logo após, o Diácono Permanente Cézar Lines conduziu uma palestra sobre as aparições da Virgem Maria em Fátima, que foi seguida de procissão ao som de banda marcial e encerramento com um jantar fraterno.

3 site litoral 2018 matrizesparoquiaisecapelascelebramnossasenhoradefatima paroquiasaopedrotriunfo 02

Paróquia Nossa Senhora do Desterro - Quissamã

As festividades ocorreram na Capela na Praia de João Francisco, região litorânea da cidade de Quissamã. Visivelmente lotada, a Santa Missa celebrada pelo Pároco local, Pe. Marcus Vinícius Falcão, foi marcada também por merecidas homenagens às mães, que receberam pequenos ramos de flores quando se aproximaram da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

4 site litoral 2018 matrizesparoquiaisecapelascelebramnossasenhoradefatima paroquianossasenhoradodesterro 02

Paróquia Nossa Senhora da Saúde - Casimiro de Abreu

A Capela da Nossa Senhora de Fátima, localizada na comunidade do Visconde, perímetro rural de Casimiro de Abreu, foi o local de concentração dos fiéis e devotos para as homenagens à Mãe de Fátima. Para que a comunidade pudesse estar toda reunida, a Santa Missa da noite que acontece na Matriz foi redirecionada para a localidade.

Presidida pelo Pároco, Pe. Alexandre Guidio, a solene celebração foi marcada pela fé e devoção, sobretudo, demonstrada pelo presbítero em sua homilia, ao enumerar as grandes características de Maria e como podemos servir a Deus tendo Nossa Senhora como exemplo e modelo. Ao fim da celebração, houve uma singela coroação da imagem.

5 site litoral 2018 matrizesparoquiaisecapelascelebramnossasenhoradefatima paroquianossasenhoradasaude 01diminuida

Paróquia São Jorge das Missões - Rio das Ostras

O dia da Virgem de Fátima foi bastante festejado no bairro de Claudio Ribeiro, em Rio das Ostras. A Capela dedicada a este título de Nossa Senhora foi o destino final de uma grande carreata que saiu da Matriz São Jorge das Missões por volta das 17h. As homenagens foram estendidas na Santa Missa celebrada pelo Administrador Paroquial, Pe. Rodrigo Rimes, e na coroação organizada pelas crianças da comunidade. Aconteceu ainda um momento de louvor com cantina, onde todo o lucro será redirecionado às necessidades daquele ponto de celebração.

6 site litoral 2018 matrizesparoquiaisecapelascelebramnossasenhoradefatima paroquiasaojorgedasmissoes 02

Paróquia Nossa Senhora da Glória – Carapebus

A Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Carapebus, celebrou com muitas homenagens o dia em honra a Nossa Senhora de Fátima. A devoção já é tradição em toda comunidade, onde os fiéis celebram com fervor e gratidão as bênçãos recebidas. Os festejos foram iniciados com Missa Solene na Matriz, onde os devotos foram conduzidos a voltar ao primeiro amor. A Eucaristia foi presidida pelo Pároco, Pe. Marco Zanco.

Um corredor de mais de 100 mães com rosas nas mãos foi formado para receber a imagem da Virgem de Fátima para a Coroação. No decorrer do dia, as Capelas também realizaram singelas homenagens. Concluindo a programação, os paroquianos saíram em Procissão da Matriz até a comunidade Nossa Senhora de Fátima, onde será construída a Capela em sua honra. Após a chegada da procissão, foi celebrada Santa Missa e louvor com grande queima de fogos.

7 site litoral 2018 matrizesparoquiaisecapelascelebramnossasenhoradefatima paroquianossasenhoradagloriacarapebus 002

Texto e Fotos: Ana Carolina Russo, Fabiana Paysan, Jade Fernandes, Marcela Amorim, PASCOM Nossa Senhora de Fátima, Sagrada Família (Barra de São João), Nossa Senhora da Glória (Macaé), São Pedro (Triunfo), Nossa Senhora do Desterro (Quissamã), Nossa Senhora da Saúde (Casimiro de Abreu), São Jorge das Missões (Rio das Ostras), Nossa Senhora da Glória (Carapebus) e Ronie Almeida

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso