facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-paroquias-de-nova-friburgo-celebram-dia-dos-costureirosO dia 25 de maio é marcado no calendário civil como o Dia dos Costureiros. Portanto, sendo...
bispo-participa-de-atividades-dos-200-anos-de-nova-friburgoA cidade de Nova Friburgo, única criada por Decreto Real no Brasil, celebrou seu bicentenário...
norte-5-luau-com-cristo-reune-fieis-em-sao-sebastiao-do-altoNo dia 12/05, o grupo Jovens Adoradores da Paróquia São Sebastião, em São Sebastião do Alto,...
norte-bispo-crisma-90-pessoas-em-bom-jardimSob imposição das mãos de Dom Edney Gouvêa Mattoso, 90 pessoas da Paróquia Nossa Senhora da...
sede-ii-tratoraco-e-missa-do-lavrador-sao-realizados-em-nova-friburgoNa tarde de 13 de maio, os paroquianos de Sant'Ana, em Campo do Coelho, reuniram-se para...

Bispo preside Crismas em Nova Friburgo e Trajano de Moraes

Duas comunidades paroquiais receberam o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, entre os dias 28 e 29 de abril para o Sacramento de Crisma de jovens e adultos. As Paróquias São Roque, em Olaria, e Sagrado Coração de Jesus, em Trajano de Moraes, ficaram lotadas de crismandos, familiares, amigos e paroquianos. As Eucaristias foram concelebradas pelos sacerdotes responsáveis pelas comunidades e ambas contaram com a presença do Diácono Transitório Aurecir Junior.

Paróquia São Roque – Olaria

O fim de semana de Crismas teve início na Paróquia São Roque, localizada no bairro Olaria – em Nova Friburgo. Reunindo 44 jovens e adultos, a comunidade se fez presente neste dia tão importante para aqueles que confirmaram a missão de ser sal da terra e luz no mundo.

site sede 2018 crismanaparóquiasãoroque-olaria 16

Em sua homilia, o Epíscopo recordou as leituras do dia e resumiu tudo em uma breve colocação. “O Quinto Domingo da Páscoa nos traz como mensagem algo muito bonito e fundamental: aquele que é tocado pelo Cristo, que faz a experiência de um encontro com Ele, produz os frutos esperados. Poderíamos colocar isto como uma síntese do que ouvimos nos textos de hoje”.

Recordando o encontro entre Cristo e São Paulo, disse. “A experiência do encontro faz imediatamente com que os frutos comecem a surgir. Mas, isso não isenta aquele que se coloca no seguimento de Jesus de ter dificuldades, problemas e até grandes sofrimentos.”

site sede 2018 crismanaparóquiasãoroque-olaria 6

O Prelado, referindo-se ao Evangelho, frisou sobre as podas que as plantas necessitam no tempo certo para que produzam mais frutos.

- Os cristãos são como ramo da videira que aqui e ali sofrem podas, porém se tornam mais fortes ainda quando podados, e produzem muitos frutos. Muitas vezes, não nos damos conta dos frutos que alguém que experimenta as sucessivas podas pode produzir. E, não nos esqueçamos de que esses frutos são espirituais e nos ajudam a crescer, mas auxiliam também a tantos outros a frutificar. É isso que muitas vezes nos faz entender porque a Igreja confere um sacramento a alguém que aparentemente não poderia dar fruto nenhum. Isso é o que nós pensamos. Mas, na verdade, esses frutos espirituais são muitas vezes conquistados pelos méritos daquele que aos olhos do mundo não conta. Ele colabora para que esses frutos possam acontecer na vida de muitos – disse referindo-se a um dos crismandos que era portador de necessidades especiais.

site sede 2018 crismanaparóquiasãoroque-olaria 1

Dom Edney citou o jovem Renato afirmando que “tenho certeza que a vida que ele assumiu, não escolheu, mas assumiu, e o carinho que o cerca, será ocasião de muitas bênçãos na vida de muita gente, pois tudo isso é dom de Deus. O importante é permanecermos profundamente unidos, enxertados em Cristo para que a seiva da vida possa passar através de nós, produzir frutos e eles permanecerem”.

Posterior à homilia, aconteceram os ritos da Crisma. Ao final, o Pároco, Pe. Alexandre Albuquerque, agradeceu a presença do Bispo e da comunidade, dando testemunho que 90% dos crismados já estão engajados nas pastorais da Paróquia.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Trajano de Moraes

A Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Trajano de Moraes, ficou pequena para receber os 52 crismandos, no dia 29/4. A Santa Missa presidida por Dom Edney, foi concelebrada pelo Administrador Paroquial, Pe. Fabrício Melo Salomão.

site norte 2018 crismanaparoquiasagradocoraçãodeJesus-trajanodemoares

Chamados a ser presença atuante de Cristo no meio em que vivem, os jovens também receberam a missão de testemunhar com palavras e atos, fé e caridade, o amor de Deus e a Santa Igreja. Na ocasião, o Prelado abordou também as leituras do dia.

Após a homilia, teve início o rito próprio para este Sacramento. Ao final, ocorreram os tradicionais agradecimentos.

Texto: Giulia Mangia e Monara Teixeira
Fotos: Monara Teixeira e Pascom Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Trajano de Moraes
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso