facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • 03
  • 04
retiros-de-carnaval-2020Tradicionalmente, durante o período de Carnaval, as comunidades realizam os seus retiros,...
norte-com-alegria-comunidade-de-cordeiro-recebe-dom-pauloNo dia 12 de fevereiro, a sede do Vicariato Norte com muita alegria recebeu a visita do atual...
ifap-realiza-aula-inaugural-2020-e-encontros-nas-paroquiasIniciando suas atividades de 2020, o Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP)...
dom-paulo-participa-de-reuniao-e-convivencia-com-o-clero-nos-vicariatosEm seus primeiros dias à frente da Diocese de Nova Friburgo, o Administrador Apostólico, Dom...
equipistas-de-nova-friburgo-participam-do-1-eacre-da-regiao-rio-viNos dias 15 e 16 de fevereiro, o Movimento Equipes de Nossa Senhora realizou o 1º Encontro...

Bispo acolhe lideranças da Pastoral da Educação do Leste I na Diocese

Em 04 de abril, a Diocese de Nova Friburgo acolheu a reunião da Pastoral da Educação do Regional Leste I. O Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, esteve presente no evento acolhendo os participantes e abrindo as atividades, iniciadas às 10h. A reunião aconteceu em Nova Friburgo, nas dependências do Centro Social Nossa das Graças.

site diocese 2018 reuniaodapastoraldaeducaçãolesteI 2

Uma formação sobre a Pastoral da Educação foi conduzida pelo Pe. Eduardo Fernandes Rocha, Assessor do Setor de Educação da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Assessor da Pastoral da Educação no Regional Leste I, Profº. Sérgio Maia; Assessor desta Pastoral na Diocese de Nova Friburgo, Diácono Aurecir Martins de Melo Júnior, e o Presidente da Comissão Diocesana de Educação e Cultura, Pe. João Evangelho, estiveram presentes no encontro.

Participaram lideranças da Arquidiocese do Rio de Janeiro e das Dioceses de Nova Friburgo, Itaguaí, Duque de Caxias, Campos, Petrópolis e da Administração Apostólica.

Acolhida com o Bispo

Após acolher os participantes, que se apresentaram neste momento, Dom Edney recordou que trabalhou com muita alegria na gênesis da Lei do Ensino Religioso plural e confessional no estado do Rio de Janeiro. Continuando sua fala, o Bispo destacou. “A Pastoral da Educação tem uma abrangência muito grande. Ser pastoral é manifestar a presença de Cristo nos ambientes escolares, levar o Pastor à realidade da escola, não só entre os professores, mas entre funcionários e alunos, todos aqueles que estão envolvidos no ambiente escolar". 

site diocese 2018 reuniaodapastoraldaeducaçãolesteI 1

Falando sobre os desafios encontrados pelos agentes desta pastoral, Dom Edney acentuou. “Cabe a nós que temos um credo bem definido manifestar a nossa identidade”. Antes de encerrar sua participação no evento, o Epíscopo parabenizou a todos pelo trabalho desenvolvido em suas dioceses e reforçou. “Saibam que dou um grande valor ao trabalho de vocês”.

Na sequência tiveram continuidade as atividades, o Diácono Aurecir partilhou sobre a realidade da Pastoral da Educação na Diocese de Nova Friburgo, ressaltando que o trabalho está sendo retomado em cada Vicariato Episcopal. O Diácono, inclusive, tem participado das reuniões vicariais do Clero, visando ampliar, por meio dos sacerdotes, o trabalho da Pastoral da Educação nas comunidades.

Na oportunidade, também informou que os próximos encontros de educadores que acontecerão nos Vicariatos terão como enfoque o pensar a educação. “A ideia é construir, ou reconstruir, um conceito de educação diante das investidas que temos com tantos esquemas desestruturalizando aquilo que entendemos por educação”.

Em seguida, o Diácono apresentou Viviane e Fernanda, que atuam na Pastoral da Educação da Diocese. Concluindo sua colocação, acrescentou. “Temos procurado caminhar com a Pastoral da Educação dando vida aos Vicariatos”.

Palestra com Pe. Eduardo Fernandes Rocha

O presbítero iniciou a formação manifestando sua alegria em estar participando desta reunião do Regional Leste I e conhecendo os trabalhos de cada diocese. No preâmbulo, explicou que a CNBB está organizada em 18 regionais, sendo o Leste I um dos maiores em número de pessoas. Antes de começar sinalizou o objetivo de sua presença neste evento.

site diocese 2018 reuniaodapastoraldaeducaçãolesteI 4

- Não venho aqui para dar todas as respostas, ou talvez nenhuma. É importante olharmos para a nossa realidade e a partir dela buscarmos inspirações para pensarmos uma Pastoral da Educação que tenha o nosso rosto. Então, não venho trazer um rosto para deixar aqui e não pretendo fazer isto nos outros regionais. A Pastoral da Educação tem certa elasticidade em seu próprio conceito. Temos alguns parâmetros para o nosso trabalho e a partir deles pensamos a Pastoral da Educação a partir do nosso contexto.

O sacerdote também frisou que não veio para formatar um modelo, mas trazer ideias que possam iluminar a caminhada do Leste I. “Sabemos que num mesmo regional há muitas diferenças. Isso não é um problema, mas uma riqueza para a caminhada da Pastoral da Educação”. Em seguida, o sacerdote explicou a dinâmica de organização da CNBB no tocante à referida pastoral. Outra importante pontuação refere-se à educação como grande campo de evangelização dos leigos.

site diocese 2018 reuniaodapastoraldaeducaçãolesteI 3

- Quando pensamos em educação, pensamos em Evangelização. Basta recordar a história do Brasil e a importância que a Igreja Católica teve no processo de educação de nossa nação. Se falamos que a salvação passa pela humanização e a educação é também processo de humanização, educar é contribuir para a salvação... Isto se constitui uma grave missão nossa como educadores católicos. E pensando no Ano do Laicato que estamos vivendo, ressaltamos que a especificidade do leigo inserido na comunidade educativa constitui sua missão de ser essa presença como leigo católico no contexto educativo, levando consigo esta responsabilidade.

Finalizando Pe. Eduardo abriu um espaço para perguntas e respostas. 

Texto e fotos: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso