facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
bispo-crisma-53-jovens-e-adultos-na-paroquia-santa-teresinhaUngidos pelas mãos episcopais de Dom Edney Gouvêa Mattoso, os 53 jovens e adultos da Paróquia...
norte-terco-dos-homens-promove-encontro-vicarial-em-monte-puri-itaocaraNo dia 10 de novembro, os participantes do Terço dos Homens de diversas Paróquias do Vicariato...
sede-terco-na-praca-da-chacara-do-paraiso-completa-seu-primeiro-anoA Paróquia Imaculada Conceição, situada no Jardim Ouro Preto – Nova Friburgo, tem vivenciado...
bispo-preside-missa-no-1-retiro-diocesano-do-apostolado-da-oracaoPróximo de completar 175 anos de existência no mundo, o Apostolado da Oração (AO) da Diocese...
sede-confirmados-na-fe-jovens-e-adultos-de-soledade-sao-crismados-por-dom-edneyDiante de um templo repleto de fiéis, Dom Edney Gouvêa Mattoso crismou cerca de 30 jovens e...

Bispo preside Missa do Crisma e início do Tríduo Pascal

A Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo, recebeu na manhã do dia 29 de março, os sacerdotes de todo o território episcopal para que, unidos ao seu Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, pudessem renovar suas promessas sacerdotais. A cerimônia também foi marcada pela consagração do óleo do Crisma e a bênção dos óleos dos enfermos e catecúmenos. Já na parte da noite, foi celebrada a Santa Missa da Ceia do Senhor com o Rito do Lava-Pés. Confira o que aconteceu.

Santa Missa do Crisma com a Renovação das Promessas Sacerdotais

Unidade! Esse foi o tema central da homilia de Dom Edney na Santa Missa do Crisma com a Renovação das Promessas Sacerdotais. Ao longo de sua explanação, o Bispo destacou a importância desta palavra simples, mas de grande impacto na vida do sacerdote no que se refere à Santa Igreja e ao povo a ele confiado.

site diocese 2018 missadocrisma 8

- Esta celebração se reveste de um carácter eminentemente diocesano. Ela nos traz sentimentos de unidade da Igreja, de unidade na Diocese, de unidade do presbitério a seu Bispo. Todos nós viemos partes diferentes, alguns de lugares muito distantes, uma vez que nossa Diocese é grande, para estarmos aqui e aqui renovarmos as promessas do nosso sacerdócio. Tenhamos bem presente aquele dia em que, como diz São Paulo a Timóteo, diante de uma multidão, fizemos a nossa profissão de fé e o nosso juramento - disse o Bispo lembrando os votos de pobreza, castidade e fidelidade que os padres fazem no dia da ordenação.

site diocese 2018 missadocrisma 12

Dom Edney também frisou que “a unção que cada um de nós recebeu não para em nós mesmos. Somos chamados por Deus a sermos canais, canais que permitem que a graça, passando por nós, chegue a todos aqueles a quem o Senhor nos confiou”.

“Consagrar é ser separado, separado para Deus! Essa consciência deve crescer em cada um nós”. E complementou. “Se estamos neste mundo é para santifica-lo. Santificar a todos aqueles que Deus nos confia em nossas paróquias, nossas comunidades, sempre com espírito de unidade”.

site diocese 2018 missadocrisma 10

“Que a Boa-Nova que anunciamos possa de alguma forma em nossa vida se transformar no mais eloquente anúncio. O nosso modo de estar, de conviver com o povo que Deus nos confiou, deve proclamar isso”, exortou.

- Nenhum de nós é consagrado para si mesmo. Nossa consagração a Deus nos leva inexoravelmente ao coração da humanidade machucada, ferida, para que nós não aprofundemos ainda mais essas dores, mas para que o povo veja em nós o balsamo que cura, que fortalece, que aponta o caminho que nos levará um dia a vida em plenitude diante de Deus – afirmou Dom Edney ao concluir sua pregação.

site diocese 2018 missadocrisma 4

Após a homilia, aconteceu a renovação das promessas sacerdotais. Ao longo da cerimônia foram feitas as bênçãos dos óleos dos enfermos e dos catecúmenos e a consagração do óleo do Crisma. Antes da bênção final, o Sucessor dos Apóstolos desejou a todos uma Feliz e Santa Páscoa. Depois da Eucaristia, os sacerdotes participaram de um almoço com o Epíscopo.

Santa Missa da Ceia do Senhor com Rito do Lava-Pés

Na parte da noite, aconteceu a Santa Missa da Ceia do Senhor com o Rito do Lava-Pés, ocasião em que Dom Edney lavou os pés de 12 jovens desta comunidade paroquial. Esta cerimônia iniciou também o Tríduo Pascal.

site diocese 2018 missadaceiadosenhorelavapésnacatedralcomdomedney 3

- Nesta noite somos convidados, especialmente pela liturgia que abre o Sagrado Tríduo Pascal, a meditar sobre a Instituição do Sacerdócio Ministerial, já vivido tão intensamente hoje na Missa do Crisma, e a celebrarmos a Instituição da Eucaristia, que é inseparável do Sacerdócio, e o grande Mandamento do Amor que Jesus confiou aos 12 e, a partir deles, a todos nós – afirmou o Prelado nos ritos iniciais.

Dirigindo-se aos padres presentes nesta Eucaristia e com o objetivo de explicar a ocasião aos leigos, disse. “Parabenizamo-nos uns aos outros pela data de hoje. Hoje, é por excelência o Dia do Padre, pois é o Dia da Instituição do Sacerdócio Ministerial. Dia 4 de agosto, data em que reverenciamos a memória de São João Maria Vianney, na verdade é o Dia do Pároco. Ou seja, aqueles que têm o encargo pastoral de cuidar e administrar uma Paróquia”.

site diocese 2018 missadaceiadosenhorelavapésnacatedralcomdomedney 18

Sobre a Paixão de Cristo, o Sucessor dos Apóstolos explicou.

- No sacrifício do Calvário, em Sua entrega por nós, Jesus, portanto, assume até as últimas consequências a grande opção, o grande sim que Ele deu ao Pai desde a Sua encarnação. Gosto de frisar isso para que não pensemos que a vontade de Deus era que Seu Filho morresse pendurado na cruz derramando até a última gota do Seu Sangue. O derramamento do Sangue na cruz foi consequência deste sim que Jesus deu ao Pai, completar, fazer a Sua vontade. A vontade do Pai é a salvação do homem.

E continuou.

- Quando lemos que o desejo de Jesus, o Seu Alimento, como Ele mesmo diz, era fazer a vontade Daquele que O enviou, é neste sentido. Claro que a cruz acaba acontecendo no horizonte de Nosso Senhor como consequência desta atitude, desta decisão irrevogável de reconciliar aquilo que estava perdido. E, Ele faz isso, como eu disse, assumindo todas as consequências.

site diocese 2018 missadaceiadosenhorelavapésnacatedralcomdomedney 40

A respeito da Eucaristia, o Bispo lembrou que “é uma janela no tempo que se abre para a eternidade e por Ela somos chamados a entrar na dinâmica salvífica que Deus nos oferece em Jesus Cristo. Por isso, a nossa comunhão é no Corpo do Senhor, comungamos a Sua Morte para com Ele participarmos a Sua Ressurreição!”.

“Vivemos mergulhados no Mistério Eucarístico, salvação para todos nós. Só não entra na dinâmica deste Mistério quem não quiser ou quem de forma indigna desse Mistério participar”, afirmou concluindo seu pensamento.

site diocese 2018 missadaceiadosenhorelavapésnacatedralcomdomedney 50

Posterior à pregação, foi feito o Rito do Lava-Pés. Após a Comunhão Eucarística, Dom Edney transladou o Santíssimo Sacramento para a Capela do Batismo, que foi preparada cuidadosamente para receber Jesus Eucarístico e os fiéis que ali ficariam em Adoração até às 15h da Sexta-Feira Santa, momento em que teria início a Celebração da Paixão do Senhor, seguida da Procissão do Senhor Morto.

Texto: Monara Teixeira
Fotos: Grasiele Guimarães e Monara Teixeira
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso