facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

sede-catedral-promove-natal-das-familias-para-as-criancas-assistidas-em-projetos-sociaisA tarde de 15 de dezembro foi momento de intensa alegria para diversas famílias assistidas...
sede-pe-salomao-soares-celebra-40-anos-de-vida-sacerdotalQuatro décadas de pura dedicação à vinha do Senhor. Esse é a história do Pe. Salomão Soares,...
missa-de-encerramento-do-ano-letivo-do-seminario-diocesano-de-nova-friburgoA Santa Missa de encerramento do ano letivo do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, em...
norte-paroquias-do-vicariato-celebram-a-imaculada-conceicao-de-mariaNo início do Advento, celebra a Igreja universal a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem...
litoral-solenidade-da-imaculada-conceicao-reune-centenas-de-fieis-nas-comunidadesAs comunidades litorâneas dedicadas a Nossa Senhora da Conceição celebraram com alegria a...

NORTE: Bispo preside Missa de encerramento da Visita Pastoral à Paróquia São Sebastião

No sábado e domingo, dias 10 e 11 de março, a Paróquia São Sebastião, na cidade de São Sebastião do Alto, teve a alegria de receber a Visita Pastoral do Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso.

A visita, faz parte das atividades pastorais, onde o Bispo aproveita para acompanhar um pouco mais de perto as pastorais, movimentos e grupos de fiéis, além de diversos seguimentos da comunidade onde os leigos têm a oportunidade de expor suas realizações, dificuldades e demandas ao Pastor da Diocese.

site norte 2018 visitapastoralsaosebastiaodoalto 1

Dom Edney, acompanhado pelo Diácono Transitório, Aurecir Júnior, e pelo seminarista Thomas, foi recepcionado na Igreja Matriz, às 10h, pelas crianças da Catequese, pais e comunidade.

Pe. Higor Moraes de Jesus, Administrador Paroquial, dirigiu-lhe algumas palavras falando da satisfação em receber em sua paróquia “aquele que é Cristo na nossa Diocese, o Sucessor dos Apóstolos, um apóstolo do Senhor!”.

Um catequisando deu-lhe também as boas-vindas. Após a oração do Espírito Santo, Dom Edney falou sobre a Visita Canônica e respondeu, com muito carinho, às perguntas e curiosidades das crianças.

site norte 2018 visitapastoralsaosebastiaodoalto 5

Pela tarde, o Epíscopo reuniu-se com os Conselhos Econômico e Pastoral, com o grupo Jovens Adoradores e com a Catequese, preparando-os espiritualmente, corrigindo os desvios existentes, sempre com muito carinho.

Às 19h, celebrou a Santa Missa na Capela Menino Jesus de Praga. Antes da bênção final, agradeceu às palavras de uma representante da comunidade:

- Quero que vocês vejam no Bispo Diocesano uma pessoa como vocês, que se esforçam para viver o Evangelho no meio das dificuldades da vida de qualquer ser humano e colocando-se sempre na mão de Deus. O mais importante é termos a consciência de que nas mãos de Deus somos apenas instrumentos. Porque tudo é graça, tudo é dom.

site norte 2018 visitapastoralsaosebastiaodoalto 4

No segundo dia, celebrou às 10h30, a Celebração Eucarística na comunidade de São Pedro, em Barra Mansa. Na parte da tarde, de 12h às 16h, o Bispo se dedicou aos trabalhos internos e às 16h30, se reuniu com os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.

A Igreja Matriz estava repleta de fiéis para a Santa Missa de encerramento que foi presidida pelo Prelado e concelebrada pelo Pe. Higor, às 19h. Dom Edney saudou carinhosamente e com muita simpatia o Administrador Paroquial, o Diácono Aurecir e a todos que se encontravam na assembleia.

Ao final da Santa Missa, após ouvir de uma paroquiana palavras de agradecimento e de carinho, recebeu das mãos de dois catequizandos uma orquídea. Em seguida, Pe. Higor, dirigindo-se ao Bispo falou da emoção ao recebê-lo em Visita Pastoral, pois via realmente acontecer aquilo que os apóstolos faziam: a visita do apóstolo à sua comunidade. Encerrou, pedindo a todos que rezassem uma Ave Maria por Dom Edney, que no dia 12/03 completaria 13 anos de Episcopado e no dia 13/03, oito anos à frente da Diocese de Nova Friburgo.

site norte 2018 visitapastoralsaosebastiaodoalto 3

- Não tenho como agradecer tanto carinho, tanta bondade. Prefiro nessas ocasiões, Pe. Higor sabe muito bem, que quando uma visita deixa aquele gostinho de “quero mais” no coração do Bispo, ele prefere fazer um agradecimento com poesia. Com um canto, eu quero expressar o que eu sinto por vocês, evidentemente com o nosso querido Pe. Higor.” – disse o Prelado.

Após a bênção final, Dom Edney surpreendeu e emocionou a todos ao reafirmar que a música iria expressar o que ele estava sentindo naquele momento e começou a cantar: ‘Já está chegando a hora de ir. Venho aqui me despedir e dizer em qualquer lugar por onde eu andar, vou lembrar de você. Só me resta agora dizer adeus e depois o meu caminho seguir. O meu coração aqui vou deixar, não ligue se acaso eu chorar, mas agora adeus’.

A comunidade emocionada cantou junto e o aplaudiu calorosamente.

Texto: Maria Goretti de Oliveira Barros
Fotos: Celinha Salgado
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso