facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

litoral-solenidade-da-imaculada-conceicao-reune-centenas-de-fieis-nas-comunidadesAs comunidades litorâneas dedicadas a Nossa Senhora da Conceição celebraram com alegria a...
comunidade-corban-convida-para-missa-de-primeiras-promessasA Comunidade Católica CORBAN convida a todos para a Missa das Primeiras Promessas no Carisma...
sede-festival-de-corais-de-olaria-sera-encerrado-neste-domingoDepois do sucesso das apresentações anteriores, o 9º Festival de Corais de Olaria termina...
norte-ato-solene-marca-encerramento-das-aulas-do-curso-lumen-fidei-em-2018Em 5 de dezembro, realizou-se um ato solene de encerramento do ano de atividades do Curso de...
dom-edney-e-dom-roque-recordam-peregrinacao-e-saudacao-do-papaA Celebração Eucarística do 2º Domingo do Advento, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edney...

SEDE: Lideranças da Catedral participam de retiro espiritual

No 4º Domingo da Quaresma (dia 11/03), a Catedral de São João Batista promoveu para todos os seus coordenadores de pastorais, associações e movimentos um retiro espiritual com o tema "Um só coração, uma só alma" (At 4,32). O encontro aconteceu no Centro Franciscano São João - Sítio das Irmãs Franciscanas de Dillingen - com pregações do Pe. Marcus Vinicius Macedo, Pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese de Nova Friburgo.

Pelo terceiro ano consecutivo, este retiro vem ocorrendo no tempo quaresmal em vista de preparar os responsáveis pelas diversas atuações pastorais da Catedral para a Semana Santa.

site sede 2018 retiroparoquialcatedralquaresma 1

Considerando como deve viver o discípulo de Cristo, o pregador refletiu sobre as qualidades inerentes ao seguidor de Jesus que são coragem, compromisso e confissão (Testemunho).

Segundo Padre Marcus Vinícius, o discípulo da cruz deve enfrentar corajosamente as lutas contra o mal, assumindo compromisso com sua fé por toda a sua vida, deixando-se reconhecer como testemunha do amor de Deus. Quem serve à Igreja é convidado a ter uma experiência de fraternidade com Cristo, como Lázaro, que tocou o coração do Senhor e o fez chorar e por ele realizou o milagre da ressurreição.

Pe. Claudio Menezes, Vigário Paroquial da Catedral, esteve também no retiro para dar a bênção sobre os alimentos do almoço e confraternizar-se com os participantes.

site sede 2018 retiroparoquialcatedralquaresma 2

Sob os auspícios de Nossa Senhora Auxiliadora, o momento mariano ficou por conta da jovem Karina, do grupo jovem Amigos de Deus, que inspirada pelo Magnificat sugeriu aos participantes que tivessem uma experiência como a do apóstolo João, que acolheu a Mãe de Jesus em sua vida, em sua casa.

Não faltaram momentos de partilha e de silêncio para ouvir a voz do Senhor, e também de adoração ao Santíssimo Sacramento na capela.

Sobre o retiro, Ana Carolina, Coordenadora da Pastoral da Aids, falou.

- Realmente foi um dia muito especial onde pudemos rever o nosso interior e no silêncio escutar o nosso Amado e assim perceber as transformações nos nossos corações. Agradecimento especial ao nosso Pastor pelas sábias pregações e aos jovens que com tanto carinho nos prepararam refeições deliciosas, principalmente pelo amor colocado nelas. Carinho por todos os participantes! Unidos seremos verdadeiros discípulos do Senhor!

site sede 2018 retiroparoquialcatedralquaresma 3

Rita Manhães, Coordenadora da Catequese, compartilhou. 

- O Retiro me levou a uma análise íntima entre o que sou, minhas experiências de vida e o que minha mente produz ao longo do dia. Onde estão meus medos e o que sou com as pessoas, o que há de melhor ou pior em mim, mas principalmente que posso caminhar em tudo na vida com JESUS ao meu lado e assim ser um ser humano muito melhor em meus relacionamentos e comigo mesma. Devemos compreender que cada um possui seu talento, que é personalíssimo, mas com humildade, amor e propósito de servir à Deus, se tornarão grande fortaleza.

Janimary Pecci, Coordenadora do Terço das Mães, disse: "Foi um dia que vai ficar para sempre no meu coração e no de todos que lá estiveram! Só louvores ao Senhor por tantas curas no meu coração e muito ensinamento para nosso trabalho pastoral e também nas nossas famílias nos nossos trabalhos!".

O evento terminou com a celebração da Santa Missa presidida por Padre Marcus Vinícius.

Texto e fotos: Aldo Marques (Pascom Paroquial)

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso