facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

bispo-abre-jubileu-da-catedral-celebrando-padroeira-diocesanaCertamente 8 de dezembro de 2018 será uma data marcada na história da Diocese de Nova...
sede-solenidade-da-imaculada-e-celebrada-nas-paroquias-do-vicariato-em-201Celebrar a padroeira é sempre um momento marcante na vida de uma comunidade paroquial. Novena,...
bispo-preside-missa-da-reinauguracao-das-telas-do-santuario-diocesanoQuinta-feira, 6 de dezembro de 2018, um dia para ficar na história do Santuário Diocesano do...
sede-projeto-pequenos-reis-magos-ganha-vida-com-a-chegada-do-adventoIniciado em 2017 na Diocese de Nova Friburgo, por meio da Matriz Paroquial São Roque, o...
norte-missa-em-acao-de-gracas-pelos-sacoleiros-e-celebrada-em-sao-jose-do-ribeiraoNo domingo (2/12), foi celebrada a tradicional Missa em ação de graças pelos sacoleiros. A...

NORTE: Quarta-feira de cinzas abre tempo quaresmal

No Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo, os fiéis lotaram os templos para cerimônia da Quarta-feira de Cinzas, no dia 14 de fevereiro. A data marca o começo da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa e época dos cristãos viverem a oração, o jejum e a penitência. Confira o que aconteceu!

Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Carmo

Na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, a Santa Missa da Quarta-feira de Cinzas foi presidida pelo Pároco, Édio Moreira. A cerimônia contou com a presença de centenas de fiéis, que receberam a imposição das cinzas após a homilia.

1 - site norte 2018 quartafeiradecinzasnaparóquianossasenhoradocarmo-carmo

Paróquia Nossa Senhora do Livramento – Valão do Barro

No dia 14/02, na Matriz Paroquial Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro, também foi celebrada a Missa da Imposição das Cinzas, marcando o início do Tempo da Quaresma. Durante a homilia, o Pároco, Pe. Bartolomeu de Oliveira, ressaltou o tema da Campanha da Fraternidade 2018: “Fraternidade e Superação da Violência”. Também deu um grande enfoque no chamado à oração e ao silêncio neste tempo de preparação para a Páscoa.

2 - site norte 2-018 quartafeiradecinzasparóquianossasenhoradolivramentovalaodobarro

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Bom Jardim

Centenas de fiéis participaram da Missa de Quarta-feira de Cinzas na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Bom Jardim. A Eucaristia foi presidida pelo Pároco, Pe. Fr. César Gonçalves, e concelebrada por Pe. Fr. João Paulo da Silva.

- Nesse tempo de graça que a Igreja nos oferece, fixemos o nosso coração e olhar na misericórdia de Deus. Um Deus que não se cansa de nos convidar e não se cansa de nos amar. A Quaresma é esse caminho que nos conduz à vitória da Misericórdia sobre tudo aquilo que deseja esmagar a nossa dignidade de filhos de Deus. É importante que compreendamos que a caminhada se faz caminhando - explicou Pe. Fr. César em sua homilia.

3 - site norte 2018 paroquianossasenhoradaconceiçãobomjardim

Após a homilia, os fiéis receberam a imposição das cinzas sobre as cabeças como símbolo de que o homem veio do pó e ao pó voltará, uma alusão a fragilidade humana. A celebração marcou também o início da Campanha da Fraternidade 2018 na Paróquia, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos", tirado do Evangelho de São Mateus.

Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Cordeiro

O Pároco, Pe. Arnaldo Carvalho, presidiu a Eucaristia na Quarta-feira de Cinzas na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro. Um expressivo número de fiéis lotou a Matriz para iniciar a preparação para a Páscoa.

4 - site norte 2018 quartafeirqadecinzasparoquiapiedadecordeiro

Paróquia Santa Beatriz – Portela

A Paróquia Santa Beatriz realizou a Missa da Quarta-Feira de Cinzas com a presença de fiéis de todas as suas capelas, em cerimônia presidida pelo Administrador Paroquial, Pe. Diego Fernandes. No início da celebração, Pe. Diego destacou que a Quaresma não tem finalidade em si mesma, mas na Páscoa. Ressaltou ainda que a Igreja nos convida a viver o desapego, como diz São Paulo “Se com Cristo vivemos, com Cristo morremos e com Cristo ressuscitaremos”.

5 - site norte 2018 quarta-feiradecinzasparoquiasantabeatrizportela

Em sua homilia, o sacerdote frisou a brevidade da nossa vida e que devemos evitar os excessos, recordando que a Quaresma está alicerçada em três pilares: oração, penitência e esmola, ao servir seu irmão com caridade.

Ao final, Pe. Diego convidou aos presentes para viverem não apenas o período Quaresma como um tempo santo, mas todos os dias de suas vidas.

Paróquia Santa Maria Madalena – Santa Maria Madalena

Em preparação para a Páscoa do Senhor, os fiéis madalenenses estiveram presentes na Missa presidida pelo Pároco, Pe. Celso Diniz. A imposição das cinzas aconteceu após a homilia do presbítero. Já no dia 16, primeira sexta-feira da Quaresma, às 5h, a comunidade se reuniu para o exercício de piedade da Via Sacra.

6 - site norte 2018 quarta-feiradecinzasparóquiasantamariamadalena

Paróquia Santa Rita – Euclidelândia

Em Euclidelândia, o Santo Sacrifício foi presidido pelo Pe. Benedito Ortiz, OCS, e reuniu dezenas de fiéis na Paróquia do terceiro distrito de Cantagalo. Os temas do jejum, oração e esmola foram recordados aos fiéis como a base para uma boa vivência em preparação para a Páscoa.

7 - site norte 2018 quarta-feiradecinzasparóquiasantariaeuclidelandia

Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento – Cantagalo

No Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento, em Cantagalo, a Santa Missa foi presidida pelo Vigário Episcopal Norte, Pároco e Reitor do Santuário, Pe. Fábio Felippe. O presbítero frisou em sua pregação a importância da vivência quaresmal.

8 - site norte 2018 quartafeiradecinzassanturáriodiocesano

Paróquia São João Batista - Laranjais

A Quarta-feira de Cinzas na Paróquia de São João Batista, em Laranjais, teve início às 8h na Comunidade de Estrada Nova com a Santa Missa e imposição das cinzas pelo Pároco, Pe. João Tadeu Tavares. No período da noite, o presbítero presidiu a Santa Missa na Matriz, com a presença de um grande número de fiéis.

9 - site norte 2018 quartaparoquiasãojoãobatistalaranjais

Em sua reflexão, o sacerdote explicou o significado dos símbolos que foram apresentados no início da Santa Missa. Os objetos retratavam a ausência da vida: galhos e folhas secas, uma corrente, tronco queimado, escombros de uma construção, entre outros. “Temos que rasgar o nosso coração e não as nossas vestes. Temos que rasgar o nosso coração diante de Deus e fazer desse tempo da Quaresma o tempo de encontro com o Senhor, o tempo de reconstrução da nossa vida em Deus”.

Paróquia São João Batista – Macuco

Quarta-Feira de Cinzas, início da Quaresma, tempo de preparação para a grande festa da vida: a Páscoa do Senhor Jesus. Reunidos às 19h30, na Igreja dedicada a São João Batista, paroquianos e visitantes acolheram o Administrador Paroquial, Pe. Wanderson Mozer, para a celebração do Santo Sacrifício.

Proclamado o Evangelho, o celebrante fez uma breve homilia.

10 - site norte 2018 quarta-feiradecinzasparóquiamacuco

- O Evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta alerta-nos sobre o perigo de cairmos na hipocrisia de praticar boas obras somente para sermos vistos, elogiados e ver crescer o nosso prestígio diae as pessoas. Que a esmola e a penitência sejam nossas amigas nessa Quaresma. E que uma oração bem feita nos leve a uma boa confissão que nos permita vestir roupas novas. Acabou o Carnaval! Deixemos cair as nossas máscaras! Rasguemos as vestes do pecado! Vamos ouvir a voz do nosso pastor universal que pede a nós confissão urgente, mudança de vida urgente, tratar bem o próximo com urgência.

Lembrando que somos pó e que ao pó retornaremos, o celebrante fez a imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis, que, contritos, cantavam: “Seduziste-me, Senhor,/ E eu meu deixei seduzir,/ Tua força é bem maior do que eu,/ Submete-me, vence-me”.

Paróquia São José de Leonissa – Itaocara

O Pároco, Monsenhor Antônio Stael, presidiu a Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas na Paróquia São José de Leonissa, no dia 14/02. Na cerimônia foi recordado que do pó viemos e para ele retornaremos.

11 - site norte 2018 quarta-feiradecinzasparóquialeonissaiatocara

Paróquia São José – São José do Ribeirão

Centenas de fiéis participaram com muita devoção da Celebração Eucarística da Quarta- Feira de Cinzas na Matriz São José, em São José do Ribeirão. A Santa Missa foi presidida pelo Pároco, Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça.

12 - site norte 2018 quartafeiradecinzasparóquiasãojosédoribeirão

O presbítero, em sua homilia, expôs que para viver bem a Quaresma devemos vivenciar as três bases quaresmais: Oração, Jejum e Caridade. Relatou que este tempo é propício para a conversão e que os católicos devem procurar a confissão para se reconciliarem com Deus.

Paróquia São Sebastião – São Sebastião do Alto

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, tempo de oração, jejum e penitência. Durante a homilia, o Administrador Paroquial, Pe. Higor Moraes, fez a comunidade refletir sobre a penitência. “O que significa a penitência para a nossa vida espiritual, para a nossa vida de fé?, indagou o sacerdote.”

213 - site norte 2018 quartafeiradecinzasparóquiasãosebastiãodoalto

O próprio celebrante propôs uma resposta fazendo uma comparação. “Imagine um carro que só tivesse acelerador, não tivesse freio? Ninguém concebe um automóvel sem freio. Nós também, meus irmãos e minhas irmãs, temos o nosso acelerador, mas também temos o nosso freio. A penitência na nossa vida espiritual é esse freio”.

Disse-nos ainda que, “pisamos no acelerador quando damos largas ao desejo da carne aos prazeres deste mundo e, que, quando isto acontece, precisamos pisar no freio, isto é, fazer penitência. Pois, a penitência freia o que é necessário, para que não aconteça um desastre na nossa vida de fé, na nossa vida espiritual”.

Texto: André Frossard, Jardel Lamellas, Maria Rosangela, Maria Goretti, Monara Teixeira, Pascom Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Bom Jardim, Sabrina Oliveira, Tiago Souza
Foto: Ademar, André Frossard, Andrea Cristina, Celinha, Cíntia, Geovana Oliveira Rocha, Jardel Da Silva Lamellas, Jhessy Almeida, Maria Rosangela, Pascom Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Bom Jardim, Renam, Sabrina Oliveira, Sebastião Correa, Tiago Souza
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso