facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-pe-roger-luis-preside-missa-na-novena-de-sao-joao-batistaNa Catedral Diocesana, a preparação para a grande festa de São João Batista corre a pleno...
litoral-paroquia-sao-jorge-das-missoes-participa-de-vivencia-de-oracao-em-rio-das-ostrasToda comunidade paroquial precisa, além do ânimo e disposição para as grandes tarefas, passar...
bispo-se-encontra-com-funcionarios-do-norte-e-visita-comunidadesDuas comunidades foram visitadas pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, entre os dias...
sede-avante-as-aguas-profundas-e-tema-do-terceiro-mais-um-com-cristoInspirados no trecho bíblico do Evangelho de São Lucas: ‘Avante às águas profundas’ (Lu 5,4),...
sede-e-litoral-comunidades-festejam-santo-antonioEm comemoração a Santo Antônio, padroeiro de diversas comunidades em toda Diocese, as...

SEDE: Missa de Cinzas marca início da Quaresma nas Paróquias

Em 2018 o tempo quaresmal foi iniciado em 14 de fevereiro. Para abrir este importante momento da fé católica, aconteceu a Missa de Cinzas, recordando que do pó viemos e para o pó haveremos de voltar. Nesta data, nas diversas comunidades do Vicariato Sede, houve a Santa Missa com a imposição das cinzas. É importante destacar que as cinzas utilizadas neste rito são extraídas por meio da queima dos ramos bentos, utilizados na Solenidade de Ramos, em 2017. Confira como tudo aconteceu.

Paróquia São Roque – Olaria

Na Quarta-feira de Cinzas, os paroquianos de São Roque reuniram-se para participar da Missa presidida pelo Pe. Alexandre José de Albuquerque (Pároco). Para ajudar os fiéis a viverem bem este tempo, foi distribuído à comunidade um material sobre a Quaresma, de autoria do Pe. Cristovam Iubel.

site sede 2018 quartadecinzassaoroque 4

Reflexões acerca do tema da Campanha da Fraternidade 2018 (CF): ‘Fraternidade e superação da violência’, e sobre como viver bem a Quaresma tiveram lugar na homilia. O sacerdote explicou que a celebração das cinzas é antiquíssima, pois desde o Antigo Testamento os pecadores públicos rasgavam as suas vestes e se cobriam de cinzas, se afastavam da comunidade, ficando em lugares desertos num período de purificação, e só voltavam quando o sacerdote dizia: você está recuperado.

Diante desta explicação, Pe. Alexandre destacou um alerta feito pelo profeta Joel na Primeira Leitura: ‘Rasgai o coração e não as vestes’ (Jl 2, 13); e complementou. “O tempo de purificação e penitência nos recupera. Não saímos do seio da comunidade hoje, mas precisamos abrir mão de algumas coisas que nos têm dominado. Mas, os gestos exteriores que fazemos ao longo da Quaresma não substituam, de modo algum, a conversão que verdadeiramente acontece no interior”.

site sede 2018 quartadecinzassaoroque 2

- Estamos iniciando o Tempo da Quaresma e alguns elementos exteriores nos ajudam a lembrar que este é um tempo diferente, forte. Ao contrário do ano passado, neste fizemos a opção de cobrir as imagens do templo com um tecido roxo forte, para que todos os dias, ao estamos aqui, lembremos que este tempo não é como os outros, ele exige de nós algumas posturas mais sóbrias. Não é um tempo de festa, comemorações, churrascadas. Não! É momento de olhar para nós mesmos e ver as feridas que trazemos do pecado, da maldade e tudo aquilo que de uma vez por todas precisamos superar e nos desvencilhar – enfatizou o presbítero.

O sacerdote também pontuou as quatro atitudes chaves para bem viver este tempo: caridade, oração, silêncio e penitência. Na oportunidade acentuou que este é o tempo favorável, como destaca São Paulo na Segunda Leitura do dia (2Cor 5,20–6,2), para e vivenciar a reconciliação com Deus e com o irmão. E finalizando acentuou que “a Quaresma é esse grande retiro, que vai nos fazer mais santos do que somos hoje”.

Paróquia Imaculado Coração de Maria São Pedro e São Paulo – Duas Pedras

Com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz e na Capela São Geraldo, em São Geraldo, os paroquianos de Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo iniciaram o tempo quaresmal. Presidiram estas Eucaristias com a imposição das Cinzas os Padres Marcelo Pilller (Vigário Paroquial desta comunidade) e Antônio Carlos Santos (Vigário Paroquial de Nossa Senhora das Graças, em Olaria).

site sede 2018 quartafeiradecinzasduaspedras

Paróquia Nossa Senhora da Assunção - Bela Vista

O Pároco de Nossa Senhora da Assunção, Pe. Jorge Eduardo, presidiu a Missa de Cinzas com a participação de diversos fiéis. Na homilia, o presbítero também acentuou a importância do novo tempo litúrgico iniciado neste dia.

- Para nós a Quaresma é um tempo de muita introspecção, de procurar fazer penitências. Mas qual é a penitência que realmente agrada a Deus? É um coração arrependido! Não adianta fazer jejum, rezar três rosários por dia, se esta oração e este tipo de sacrifício não me leva a dar passos verdadeiros da minha conversão pessoal e inserção cada vez maior na minha comunidade cristã – disse apontando a Quaresma como um tempo de preparação para a Páscoa do Senhor.

site sede 2018 quartafeiradecinzasassncao

Paróquia Santa Teresinha - Conselheiro Paulino

Presidida pelo Pároco, Pe. Fernando Pacheco, a Missa de Cinzas na Matriz Paroquial Santa Teresinha aconteceu com o templo repleto fiéis. O Diácono Permanente, Roberto Thurler, atuante na comunidade, participou da Celebração Eucarística auxiliando o presbítero na imposição das cinzas aos presentes.

site sede 2018 quartafeiradecinzassantateresinha

Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Riograndina

Na Igreja Matriz de Riograndina, o povo de Deus participou em grande número da Santa Missa na noite da Quarta-feira de Cinzas. O Pároco, Pe. Marcelo Costa, presidiu a Celebração Eucarística, momento marcado por uma profunda reflexão a respeito do início do Tempo Quaresmal.

site sede 2018 quartafeiradecinzasriograndina

Paróquia Santo Antônio e Cristo Ressuscitado - Prado

Pe. Antônio Leão, que é Pároco de Santo Antônio e Cristo Ressuscitado, acolheu os diversos fiéis vindos dos arredores da Igreja Matriz e das Capelas, celebrando a Santa Missa das Cinzas. Um convite à penitência, ao jejum e à oração deram vida à homilia do presbítero.

site sede 2018 quartafeiradecinzasprado

Paróquia São Bento Abade – Ypú

Na Paróquia São Bento Abade houve Missa na Quarta-feira de Cinzas tanto na Igreja Matriz quanto na Capela de Nossa Senhora Aparecida, situada no bairro Catarcione. Na Matriz coube ao Pároco, Pe. João Paulo de Britto, presidir a Santa Missa, enquanto na capela a presidência da celebração foi destinada ao Vigário Paroquial, Pe. Ricardo Schueller. Durante a pregação, Pe. Ricardo destacou a importância deste tempo litúrgico. Eis o tempo de conversão!

site sede 2018 quartafeiradecinzassaobento

Paróquia Sant’Ana – Japuíba

"Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar" (Gn, 3,19). Esta afirmativa bíblica permeou a vivência e as reflexões da Missa de Cinzas na Matriz Paroquial Sant’Ana, em Japuíba. Pe. Rodrigo Fonseca, o Pároco, presidiu a Celebração Eucarística da qual participaram diversos paroquianos. O Diácono Transitório, Francisco José Araujo, atuante na comunidade, também esteve presente na celebração auxiliando o Pe. Rodrigo durante a imposição das Cinzas.

site sede 2018 quartafeiradecinzasjapuiba

Texto: Grasiele Guimarães
Fotos: Grasiele Guimarães e Pascom das Paróquias: Imaculado Coração de Maria São Pedro e São Paulo – Duas Pedras; Nossa Senhora da Assunção - Bela Vista; Santa Teresinha - Conselheiro Paulino; Nossa Senhora do Rosário – Riograndina; Santo Antônio e Cristo Ressuscitado – Prado; São Bento Abade – Ypú e Sant’ Ana – Japuíba
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso