facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

litoral-solenidade-da-imaculada-conceicao-reune-centenas-de-fieis-nas-comunidadesAs comunidades litorâneas dedicadas a Nossa Senhora da Conceição celebraram com alegria a...
comunidade-corban-convida-para-missa-de-primeiras-promessasA Comunidade Católica CORBAN convida a todos para a Missa das Primeiras Promessas no Carisma...
sede-festival-de-corais-de-olaria-sera-encerrado-neste-domingoDepois do sucesso das apresentações anteriores, o 9º Festival de Corais de Olaria termina...
norte-ato-solene-marca-encerramento-das-aulas-do-curso-lumen-fidei-em-2018Em 5 de dezembro, realizou-se um ato solene de encerramento do ano de atividades do Curso de...
dom-edney-e-dom-roque-recordam-peregrinacao-e-saudacao-do-papaA Celebração Eucarística do 2º Domingo do Advento, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edney...

Retiros movimentam dias de Carnaval na Diocese

Os tradicionais retiros de carnaval movimentaram os três Vicariatos da Diocese de Nova Friburgo. Nas modalidades aberto – quando os participantes retornam para suas casas – ou fechados – quando dormem no local de retiro – eles levaram centenas de fiéis a momentos de espiritualidade, louvor e animação com Santas Missas, Adorações, partilhas, palestras, entre outros. Confira o que aconteceu!

Vicariato Sede

Viva a Deus – RCC

O Viva Deus no Carnaval 2018 foi realizado de 11 a 13 de fevereiro, no Centro Poliesportivo José Pereira da Silva, em Duas Pedras – Nova Friburgo, retornando ao seu primeiro formato, no qual o evento acontecia nos períodos da manhã e tarde. Na programação houve Santa Missa, duas pregações todos os dias, momentos das artes, adoração ao Santíssimo, louvor, oração e muito mais.

site sede 2018 retirosdecarnavalrcc2

- Somos muito gratos ao Senhor pelo Viva Deus no Carnaval. O carinho começou quando Jesus nos pediu que, o Ginásio de Duas Pedras deveria ser o local do retorno ao primeiro amor, onde tudo começou. Ficamos receosos inicialmente, uma vez que não conhecíamos as condições, mas procuramos ser fiéis, correspondendo com a Sua vontade. Embora os desafios que tivemos, Nosso Deus foi abrindo os caminhos, confirmando, a cada dia, que era este o lugar. Posso testemunhar a alegria das pessoas, quando souberam e toda a providência experimentada. – relatou a Coordenadora Vicarial da RCC, Denize Carvalho.

Organizado pela Renovação Carismática Católica (RCC), o encontro teve por reflexão os textos do livro de Apocalipse, dentre eles: ‘Retornai ao Primeiro Amor’ (Ap. 2,4), tema do retiro. Duas pregações aconteceram diariamente conduzidas por integrantes do movimento, são eles: Flávio Dias (Coordenador Diocesano da RCC), Cristina Palma Machado, Oswald Meyer, Denize Carvalho, Pierre Araújo e Jeison Costa.

site sede 2018 retirosdecaranavalrcc

- Nossos pregadores foram verdadeiros instrumentos da graça. Os nossos amados sacerdotes e diáconos, foram verdadeiros presentes e canais da Misericórdia. Para mim, o Retiro de Carnaval começou no sábado, quando Pe. Alex Paiva, o precursor do Viva Deus, entrou para abençoar o ginásio e rezar por nós. Não pude conter a emoção. Ali se confirmou, na presença do Padre, a vontade de Deus. Outro momento especial foi a acolhida da Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo, apoiando e participando do encontro. Uma das surpresas que vivemos no segundo dia, foi de orarmos juntamente às pastorais, a Caminhada de Emaús e a Comunidade Católica Shalom. Neste momento, o Espírito Santo agiu com muito poder, através da unidade. Foi perfeito! Bendito seja Deus – complementou Denize.

Reviver – Comunidade Shalom

Com o tema: ‘Para Deus nada é impossível’ (Lc 1,37), a Comunidade Católica Shalom também promoveu um retiro durante os dias de folia. Com expressiva participação de pessoas de todas as idades, o encontro aconteceu de 11 a 13 de fevereiro, no Colégio Nossa Senhora das Dores, situado no Centro de Nova Friburgo. As crianças também tiveram seu lugar na programação, com atividades reservadas para elas.

site sede 2018 reviver

O Reviver, que está se tornando uma tradição em Nova Friburgo, foi realizado nos mesmos moldes dos anos anteriores, havendo na parte da manhã adoração e formação, e pela tarde Seminário de Vida no Espírito Santo (voltado a quem nunca participou deste) e paralelamente formação (reservada aos demais). A cada dia o retiro era concluído com a Santa Missa.

Quem participou relata quão maravilhoso foi o Reviver 2018.

- Em nossa cidade o Carnaval é muito forte, como o Carnaval carioca que é conhecido no mundo inteiro e Friburgo faz parte dessa cultura, com escolas de sambas, carros alegóricos, mas é impressionante ver que mesmo em meio à força e o investimento que o mundo faz, o Senhor continua atraindo pessoas para ele. De fato, para Deus nada é impossível. Durante esse Reviver fui reconhecendo os rostos de alguns jovens, que foram alvos de nossa evangelização na Praça, e estavam totalmente afastados de Deus e da Igreja. Mas, ao longo do Reviver, começamos a ver estes serem transformados. Então percebemos que mesmo em meio à força do mundo Deus continua realizando o impossível na minha vida e na de todos atraídos por Ele – Thiago Hummel, consagrado da Comunidade Shalom.

site sede 2018 reviver2

Carnaval com Cristo – Movimento Fanuel

O Carnaval com Cristo do Movimento Fanuel, da Paróquia Santa Teresinha, reuniu mais de 100 jovens em Nova Friburgo. Realizado entre os dias 10 e 14 de fevereiro, o evento teve por tema: “Vou fazer reentrar em vós o sopro de vida para vos fazer reviver” (Ez 37, 5b). Esta é a 12ª edição do Retiro de Carnaval do Fanuel e certamente foi inesquecível, pois a cada ano o grupo aprimora ainda mais o evento atraindo cada vez mais participantes. A atividade teve lugar no Sítio Anú Branco, situado na localidade de Alto do Catete.

site sede 2018 carnavalcomcristofanuel

A variada programação foi composta por: teatro, luau, Missa, adoração, louvor, momentos de oração e também área de camping. Também aconteceram pregações com: Pe. Fernando Pacheco (Pároco), Roberto Ferreira (Sopro de Deus), Deivid Pinho (Fundador do Fanuel), Sergio Rodrigues (Comunidade Sião), Diác. Aurecir Júnior (Diácono Transitório) e o Seminarista Rodolfo. Houve ainda Show com a Banda ID2.

Diante de um cronograma tão variado, os retirantes e toda a equipe de trabalho retornaram do encontro encantados e repletos do Amor de Deus em seus corações, como relata Aline Linhares, integrante do movimento.

site sede 2018 carnavalcomcristofanuel2

- Esse foi um dos melhores retiros que fizemos, a organização e a estrutura foram muito boas, valeu a pena todo o investimento. Foi um encontro movido pelo Espírito Santo! Tivemos muitas pregações formativas e presenças importantes de sacerdotes, diáconos e seminaristas que puderam conhecer nosso carisma. As Santas Missas foram os pontos auges do encontro, pois nelas Deus falou muito para cada um de nós. E o show da Banda ID2 foi sensacional – afirmou.

Vicariato Norte

Comunidade Católica Corban

A Comunidade Católica Corban realizou entre os dias 9 e 14 de fevereiro o 20° Retiro de Carnaval, evento este que é realizado bem antes da fundação da comunidade. O tema desta edição foi: “Felizes os convidados para a ceia de Senhor. Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. A atividade foi realizada no distrito de Monnerat, na Fazenda São José dos Oblatos, e contou com a presença de vários jovens e adultos da região. Os Padres Ernestino Mendes (Pároco de Nossa Senhora da Guia, em Monnerat), Pe. Sebastião Carneiro (Diretor Espiritual da Comunidade Corban), Padres Yves Mozer (Administrador Paroquial das Paróquias Nossa Senhora da Soledade, em Soledade I, e Santo Antonio do Paquequer, em Campinas) e Wanderson Mozer (Administrador Paroquial de São João Batista, em Macuco) celebraram as Santas Missas e atenderam confissões. No dia 11/02, 12 pessoas ingressaram no caminho vocacional da Comunidade durante a Santa Missa celebrada pelo Pe. Sebastião. O Diácono Transitório Luis Antonio Fernandes conduziu a Adoração Eucarística no dia 12/02.

 site nirte 2018 reitordecarnvaldacorban 2

Como pregadores, a comunidade contou com as presenças de: Welisson Clemente Lúcio (Fundador da Corban), Juliana (RCC de Cantagalo), Leonardo Charles, Atilano Martins, Alex Rosa e Vanessa Abib (Vocacionados da Corban). Também esteve presente o Co-fundador da Comunidade, Leandro Clemente.

site nirte 2018 reitordecarnvaldacorban 1 1

De acordo com os participantes, "neste maravilhoso encontro, Deus nos mostrou a Sua imensa misericórdia e Seu amor para conosco, derramando muitas bênçãos sobre todos nós”.

Texto: Denize Carvalho, Grasiele Guimarães e Ministério de Comunicação Corban
Fotos: Grasiele Guimarães, Ministério de Comunicação Corban e Movimento Fanuel
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso