facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-pe-roger-luis-preside-missa-na-novena-de-sao-joao-batistaNa Catedral Diocesana, a preparação para a grande festa de São João Batista corre a pleno...
litoral-paroquia-sao-jorge-das-missoes-participa-de-vivencia-de-oracao-em-rio-das-ostrasToda comunidade paroquial precisa, além do ânimo e disposição para as grandes tarefas, passar...
bispo-se-encontra-com-funcionarios-do-norte-e-visita-comunidadesDuas comunidades foram visitadas pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, entre os dias...
sede-avante-as-aguas-profundas-e-tema-do-terceiro-mais-um-com-cristoInspirados no trecho bíblico do Evangelho de São Lucas: ‘Avante às águas profundas’ (Lu 5,4),...
sede-e-litoral-comunidades-festejam-santo-antonioEm comemoração a Santo Antônio, padroeiro de diversas comunidades em toda Diocese, as...

Padres Fabrício, Higor, Rafael e Yves celebram primeiro ano sacerdotal

Os Padres Fabrício Salomão, Higor Moraes, Rafael Archetti e Yves Mozer celebraram no dia 11 de fevereiro o primeiro ano de ordenação sacerdotal. Durante as celebrações, os jovens presbíteros recordaram o dia em que se tornaram sacerdotes de Cristo pela imposição das mãos episcopais e oração consecratória do Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso. As comunidades em que os presbíteros estão servindo pastoralmente se reuniram para celebrar a data com Missas e confraternizações. Confira o que aconteceu!

site diocese 2018 primeiroanodevidasacerdotalpadresyvesfabriciohigorerafael

Pe. Fabrício Salomão

Às 10h do dia 11/02, a comunidade paroquial do Sagrado Coração de Jesus, em Trajano de Moares, também se encontrou para a Eucaristia em Ação de Graças pelo primeiro ano de ministério sacerdotal do Pe. Fabrício Salomão. Familiares, amigos e paroquianos estiveram juntos ao padre, que logo no início da Missa colocou como intenção principal a sua caminhada presbiteral, as intenções da Santa Igreja e do Bispo Diocesano.

Na homilia, o sacerdote desenvolveu o tema da Sagrada Escritura proposto para o dia, destacando o Evangelho segundo São Marcos 1, 40-45. Ao final da pregação, agradeceu mais uma vez ao Senhor pelo seu primeiro ano de sacerdócio.

site norte 2018 primeiroanosacerdotalpadrefabríciosalomao

Antes da bênção final, não poderiam faltar as tradicionais homenagens. Os paroquianos se reuniram e disseram ao aniversariante que apesar dele estar completando seu primeiro ano ministerial, quem ganhou o presente foi a comunidade. Ao terminar a Eucaristia, Pe. Fabrício exclamou: "Sou muito feliz por ser Padre! E um grande presente que ganhei é de ser sacerdote nesta comunidade de Trajano de Moraes. Se eu nascesse novamente, seria padre, pois nasci para isso! Sou muito grato a Deus".

Durante a Eucaristia, o Padre demonstrou sua emoção por diversas vezes e disse estar com o coração grato à Deus. Depois da cerimônia, foi feito um momento de confraternização entre os presentes.

Pe. Higor Moraes

A Paróquia São Sebastião, em São Sebastião do Alto, se reuniu no dia 11/02, às 10h30, com os pais, familiares e amigos do Pe. Higor Moraes de Jesus para a celebração do seu primeiro ano de Ordenação Sacerdotal.

- Meus queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem- vindos! Hoje, como vocês bem sabem, é um dia de grande alegria para mim, e tenho certeza que para cada um de vocês que compartilha do meu ministério sacerdotal. Louvo a Deus diante do altar, nesta Santa Missa, porque Ele me fez partícipe do Seu sacerdócio e, assim, posso servi-Lo, com certeza, muito melhor. Por isso, convido a todos nesta Santa Missa para que se unam a mim nesta ação de graças.

site diocese 2018 aniversariosacerdotalpehigor

Antes de iniciar a homilia, o presbítero, com muito carinho, citou o nome dos Padres Fabrício, Rafael e Yves, que com ele, neste dia, comemoravam um ano de sacerdócio. Durante a homilia, o presbítero falou sobre o pecado, que tira o homem do caminho de Deus.

Ao final da celebração, seu irmão, André Moraes, dirigiu-lhe algumas palavras em nome da família, salientando a alegria em tê-lo como Padre. Márcio Pietrani, membro da comunidade, também disse-lhe umas palavras em nome dos fiéis e presenteou-lhe com uma casula ofertada pela comunidade paroquial. Pe. Higor agradeceu a presença e o carinho de todos e falou sobre o significado da casula, que representa o povo de Deus, portanto, presente ideal do povo para o seu padre. Encerrou sua fala com as palavras do Salmo 115: “Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que Ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação invocando o nome santo do Senhor”.

Após receber os cumprimentos, padre e comunidade se dirigiram à Escola Municipal Júlio Vieitas, onde foi servido um almoço ofertado pela comunidade paroquial.

Pe. Rafael Archetti

No dia 11, a Paróquia Sagrada Família, em Barra de São João; fiéis das Paróquias Santíssimo Sacramento (Cantagalo) e Nossa Senhora da Saúde (Casimiro de Abreu), por onde o Pe. Rafael Archetti passou; e, familiares e amigos, lotaram a Matriz para dar graças a Deus pelo primeiro ano de ordenação sacerdotal de seu padre. Emocionados e muito felizes, todos ouviram atentamente à homilia, ocasião em que o aniversariante relacionou a liturgia da palavra, que abordava o leproso que ansiosamente buscava a Jesus para alcançar a sua cura e salvação, com a culpa, a impureza no coração e o mal espiritual e moral que afastam os seres humanos de Jesus.

site litoral 2018 primeiroanosacerdociopadrerafaelarchetti 4

Pe. Rafael agradeceu a Deus pelo seu sacerdócio dizendo.

- Há 1 ano, naquele ansiado dia de minha ordenação, o Senhor Jesus me permitia ser contado entre seus sacerdotes. Fortemente unido à Ele, pelo Sacramento da Ordem, impelido ao convívio íntimo reservado a seus amigos, pude escutar pela voz da Igreja também este voto: Quero! Quero que me sigas, que venha após mim, quero que sejais outro Cristo, o mesmo Cristo; Ipse Christus. Sei que o segredo de minha felicidade está na fidelidade irrestrita à vontade do Senhor. Assim, posso viver com intensidade marcante, cada passo que Deus me impele a dar e que não foram poucos. Obrigado Senhor, pelos 365 dias de intenso encontro diário com Sua misericórdia.

Antes do final da celebração, Pe. Rafael recebeu uma homenagem de agradecimento pelo seu serviço à Deus levando almas para o Céu, sua entrega, seu carinho e atenção para com seus "filhos" espirituais e com a Santa Igreja. Após a Missa, todos se reuniram no salão paroquial para a confraternização organizada pelos paroquianos com um almoço compartilhado e mais homenagens.

Pe. Yves Mozer

“Guia-me Senhor”. Tal como o seu lema sacerdotal, assim foi feito na vida do Pe. Yves Mozer, durante este seu primeiro ano de vida presbiteral. O sacerdote vem exercendo seu ministério nas Paróquias Santo Antônio do Paquequer e Nossa Senhora da Soledade, ambas situadas na zona rural do pacato município de Sumidouro.

E, deixando-se conduzir pelo Senhor, não foram poucas as iniciativas realizadas por este jovem sacerdote ao longo do último ano. Caminhada Mariana, Via Sacra pelas ruas de Campinas, Avivamento Espiritual, Santas Férias para os jovens, Visita do Menino Jesus em ambas as comunidades, entre tantas outras ações, certamente marcaram este primeiro momento de sua vida sacerdotal nestas comunidades.

Para recordar a tão importante manhã de 11 de fevereiro de 2017, na qual foi Ordenado Presbítero pela imposição de mãos e oração consecratória do Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, houve Missa presidida pelo aniversariante e concelebrada pelo Vigário Episcopal Norte, Pe. Fábio Felippe, grande amigo no sacerdócio do Pe. Yves. Familiares, amigos e paroquianos estiveram presentes na ocasião.

site sede 2018 aniversariosacerdotalpeyves

Render muitas graças ao Pai do Céu. Certamente este era o desejo visível na face e nas palavras do aniversariante. “Quero louvar e agradecer ao Senhor, pois Ele me deu a graça do sacerdócio, de ser canal de benção e sacramentos. Quero celebrar em ação de graças por todos que fazem parte da minha vida vocacional, aqueles que fizeram parte da minha caminhada desde os primeiros momentos”, disse recordando Padres, Bispos e irmãos de fé.

Tal como aconteceu em sua Primeira Missa, realizada em 12 de fevereiro de 2017 em sua comunidade de origem situada em Boa Esperança – Nova Friburgo, o Pe. Fábio foi novamente convidado para conduzir a homilia. Ele que há um ano exortava o neo-sacerdote a ser santo e piedoso, um homem de Deus, agora, além de reforçar muito do que foi dito naquela ocasião, também acentuou que o “Padre, assim como os agentes de pastoral, devem ser pessoas de acolhida”, tal como motiva o Papa Francisco.

Falando a respeito deste primeiro ano de Sacerdócio, Pe. Fábio comentou. “Celebramos um ano da sua perseverança e fidelidade. Estamos felizes, porque o senhor está feliz”. Também teve lugar na pregação uma colocação sobre a amizade fraterna entre os presbíteros, sobretudo os aconselhamentos dos Padres mais experientes aos neo-ordenados. “Nós que somos Padres mais experimentados, sabemos que os primeiros anos são fundamentais, por isso é bom ter por perto os sacerdotes mais antigos, pois isto ajuda muito”, disse recordando sua experiência pessoal no convício com outros presbíteros, que muito lhe ajudaram nos primeiros anos de seu ministério, e agora a sua convivência com o Pe. Yves.

“A vida de um Padre é muito bonita, é feita de alegria, sacrifícios, renúncias e obediência, mas quero dizer para o senhor que o sacerdote sempre deve ter espiritualidade, e espiritualidade no crucificado, vivendo para Deus e para os irmãos”, complementou Pe. Fábio ao concluir a homilia, desejando ainda muitos trabalhos ao jovem sacerdote.

Para também celebrar, foi organizada pelas comunidades uma confraternização com o churrasco da despedida da carne, uma iniciativa do Pe. Yves realizada pelo segundo ano consecutivo, sendo um marco da passagem do Tempo Comum para a Quaresma, momento no qual a Igreja Católica convida os fiéis ao jejum, oração, penitência e caridade. Houve ainda um bolo festivo e, é claro, não poderia faltar o ‘Parabéns pra você’.

Texto: Grasiele Guimarães, Maria Goretti de Oliveira Barros, Monara Teixeira e Tatiana de Paula
Fotos: Celinha Salgado, Grasiele Guimarães e Tatiana de Paula
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso