facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
bispo-ordenara-tres-diaconos-transitorios-para-dioceseAs comunidades de Jaguarembé, Santa Maria Madalena e Conceição de Macabu estão em festa. Nos...
sede-primeira-missa-do-ano-marca-o-inicio-das-atividades-da-amma-deusNo sábado (13/01), na Associação Maria Mãe de Deus (AMMA-Deus), sede da Renovação Carismática...
sede-apos-sete-dias-de-oracao-paroquia-santana-encerra-cerco-de-jericoA Solenidade da Epifania marcou o encerramento de uma semana repleta de bênçãos para a...
sede-projeto-da-catedral-ajuda-familia-com-reforma-de-casaUma família atendida há cerca de três anos pela Pastoral da Criança da Catedral Diocesana São...
sede-rcc-do-vicariato-tem-nova-coordenacaoUm novo ano chega e com ele diversas mudanças acontecem. No caso dos movimentos e pastorais da...

NORTE: Paróquia celebram fim de 2017 e início de 2018

No dia 31 de dezembro as comunidades paroquiais do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo se reuniram para agradecer a Deus pelo ano de 2017. Já em 1º de janeiro de 2018, o encontro foi para a Solenidade de Maria Mãe de Deus e para celebrar o novo ano que começava. Confira o que aconteceu.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Bom Jardim

A comunidade de Bom Jardim se reuniu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no dia 31/12, para agradecer pelo ano que estava terminando e clamar a Deus por bênçãos novas para 2018. Com a Santa Missa, os fiéis louvaram e agradeceram ao Senhor por tantos momentos vividos no decorrer do ano. Após a celebração, aconteceu a Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida do canto do Te Deum.

1 - site norte 2017 missaanonovoparóquianossasenhoraconceiçaobomjardim

- São muitos os motivos que temos nesta noite para dar glória a Deus, como diz aquela canção secular: 'o ano termina e nasce outra vez'. Deus nos dá de presente mais 365 dias e, por isso, estamos aqui para render graças a Ele por tudo o que aconteceu no decorrer de 2017. Temos que ter um olhar mais esperançoso – disse o Presbítero em sua pregação deste dia.

Na Solenidade de Mãe de Deus, Rainha da Paz, a comunidade pôde participar de dois diferentes horários de Missa. Frei César presidiu a Eucaristia no horário das 8h30 e Pe. Frei Diego, às 18h30.

Paróquia São João Batista – Macuco

'Celebrar a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, é celebrar o primeiro e mais fundamental dos títulos de Nossa Senhora, do qual decorrem, como consequência lógica, todos os seus demais privilégios. Por ser Mãe do Filho encarnado, Maria é também Mãe dos homens'. Com este pensamento, no primeiro dia de 2018, a Paróquia São João Batista, em Macuco, se reuniu para a celebração da Santa Missa das 19h30, após a recitação do Santo Terço. A Eucaristia foi celebrada pelo Administrador Paroquial, Pe. Wanderson Mozer, e contou com a presença dos Seminaristas Cadu e Paulo.

2 - site norte 2017 paroquiasaojoaobatistamacuco

Em sua homilia, o sacerdote destacou. “Quando celebramos Maria, a Mãe de Deus, logo no primeiro dia do ano, é justamente para dizer que em Maria todas as coisas são recriadas e feitas. Precisamos entender que não há salvação sem Maria. Não há plenitude em nossa vida sem Maria”.

Ao concluir sua reflexão, enfatizou.

- Faça a experiência de conhecer mais a Virgem Maria. Seja mais íntimo dela: reze mais o terço, o rosário, leia sobre ela no Catecismo. Não deixe que João cuide dela sozinho. Convide Maria, a Beleza que gera outras belezas, para estar com você. Ela é a Porta do Céu. Leve-a em seu coração para a sua casa.

Paróquia São Sebastião – São Sebastião do Alto

Em torno do altar, os fiéis da Paróquia São Sebastião se reuniram no dia 31, às 18h, para, em Adoração, agradecer a Deus pelas graças e bênçãos recebidas no ano de 2017. Diante do Santíssimo, também pediram as bênçãos de Deus para o novo ano. “Como é maravilhoso passar o fim de ano com Jesus!”, disse o Administrador Paroquial, Pe. Higor Moraes. Ao final da celebração, o sacerdote encerrou sua fala desejando a todos os presentes e seus familiares um ano novo abençoado.

3 - site norte 2017 missa31dedezembroparoquiasaosebastiaodoalto

Na Missa da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, Pe. Higor convidou os fiéis a uma reflexão sobre a maternidade de Maria e que cada um deve assumir para sua vida essa maternidade. “Se Maria deu à luz a Jesus que é a Cabeça da Igreja, ela também não daria a nós, que somos seus membros? Portanto, Maria sendo a Mãe de Cristo, a Mãe de Deus, também é nossa mãe. Também gera a cada um de nós!”

Paróquia Nossa Senhora do Livramento – Valão do Barro

‘Como é bom celebrar a graça de Deus no último dia do ano e no primeiro dia do ano que se inicia’. Com este sentimento, no dia 31/12, a comunidade de Valão do Barro celebrou a festa da família de Jesus. Durante a homilia, o Pároco, Pe. Bartolomeu de Oliveira, abordou os seguintes temas: responsabilidade dos pais com os filhos; respeito dos filhos com os pais; e, a importância da estruturação familiar dentro daquilo que a fé católica nos ensina. Ao final da Missa, foi feita uma encenação com velas para simbolizar o ano que terminava e a esperança do ano novo.

4 - site norte 2017 missaanonovoparoquianossasenhoradolivramento 1

Já no dia 1º de janeiro, foi celebrada a festa da Mãe de Deus, quando o Pároco fez as seguintes colocações: Maria como primeiro Sacrário vivo e modelo de fé a ser seguido; e, que ela sempre aponta para o Cristo.

Paróquia de São João Batista - Laranjais

Na Paróquia de São João Batista, em Laranjais, a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, teve início às 18h com uma carreata. O cortejo saiu da Comunidade do Engenho Central e percorreu as ruas de Laranjais em direção a Quadra Poliesportiva, onde foi celebrada a Santa Missa pelo Pároco, Pe. João Tadeu Tavares.

5 - site norte 2017 anonovoparoquiasãojoaobatistalaranjais

Logo após, ocorreu a procissão até a Matriz, onde foi descerrada uma placa comemorativa pelo tricentenário da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Também foi apresentada a comunidade as fotos de todas as ruas e comunidades em que a imagem peregrina percorreu no território paroquial.

Texto e fotos: Ana Carolina, Jardel Lamellas, João Pedro Boquinpani, Maria Gorete Oliveira Barros, Maria Rosângela Silva, Monara Teixeira, Otiléa Mezzavila e Sabrina Oliveira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso