facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • 03
  • 04
retiros-de-carnaval-2020Tradicionalmente, durante o período de Carnaval, as comunidades realizam os seus retiros,...
norte-com-alegria-comunidade-de-cordeiro-recebe-dom-pauloNo dia 12 de fevereiro, a sede do Vicariato Norte com muita alegria recebeu a visita do atual...
ifap-realiza-aula-inaugural-2020-e-encontros-nas-paroquiasIniciando suas atividades de 2020, o Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP)...
dom-paulo-participa-de-reuniao-e-convivencia-com-o-clero-nos-vicariatosEm seus primeiros dias à frente da Diocese de Nova Friburgo, o Administrador Apostólico, Dom...
equipistas-de-nova-friburgo-participam-do-1-eacre-da-regiao-rio-viNos dias 15 e 16 de fevereiro, o Movimento Equipes de Nossa Senhora realizou o 1º Encontro...

Bispo preside Missa de Natal para os funcionários da Mitra

Sem dúvidas 2017 foi um ano de grandes desafios e intenso trabalho para a Diocese de Nova Friburgo. Em ação de graças por tudo o que foi realizado ao longo desse período, na quinta-feira, dia 21 de dezembro, Dom Endey Gouvêa Mattoso presidiu a Santa Missa na Paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis para todos os funcionários da Mitra. Entre os sacerdotes concelebrantes, Pe. Marcus Vinicius Macedo, Vigário Geral e pároco da Catedral de São João Batista; Pe. Alex Paiva, Pároco desta Matriz, e também o Pe. Wander Santos.

site destaque missacolaboradoresdacuria 7

O Epíscopo foi enfático ao lembrar a alegria que sempre devemos preservar, mesmo no meio das dificuldades. "O Natal é feliz ainda para quem está internado no hospital em estado grave no CTI. Por quê? Porque quando o Verbo Divino se encarnou, Ele se aproximou da nossa humanidade, que não andava nada bem".

Sobre o Filho de Deus que se fazia homem, recordou que veio ao nosso encontro em uma situação muito desfavorável, entrando no mundo pela porta dos fundos, colocando-se ao “final da fila de todos os excluídos da época, para que ninguém pudesse dizer ‘para mim, o Natal não vai ser feliz’”. 

site destaque missacolaboradoresdacuria 2

De um modo muito direto, fazendo menção ao Evangelho do dia, apontou os problemas que envolviam as personagens em questão: de um lado, Isabel, já de idade avançada, que por isso mesmo deveria passar por uma grande preocupação em relação a sua gravidez; do outro, Maria, que engravidou antes de seu casamento, que seria mãe de um filho que não era de José e que precisou fugir para o exílio com sua família. "O que vocês acham, meus irmãos, que se passou pela cabeça de Nossa Senhora? Qual era a culpa daquela família? Não tinham culpa do que estavam vivendo. E, no entanto, tudo aquilo estava nos planos de Deus". 

site destaque missacolaboradoresdacuria 3

Seguindo uma reflexão profundamente humana, procurou tranquilizar os profissionais ali presentes, afirmando que em qualquer local de trabalho há problemas a serem superados e dificuldades de relacionamento a serem vencidas. No meio disso tudo, cobranças por objetivos a serem ainda alcançados. Enfim, realidades que precisavam ser colocadas diante do Menino Jesus.

Por fim, pediu a todos que lançassem um olhar que fosse além das aparências dos acontecimentos, afirmando: “Quando me vejo diante de uma situação que não tenho condições de solucionar, quando percebo que esta além das minhas forças e não tenho mais condições pra fazer nada, porque é muito maior do que eu, faço um ato de fé. Deus está acima de todas as coisas. Ele é o Senhor da história”. 

site destaque missacolaboradoresdacuria 6

Uma linda celebração para marcar as vitórias e os aprendizados do ano. Certamente, com um Evangelho que proporcionou uma rica e sábia reflexão acerca da missão que envovle todo aquele que trabalha para Deus e Sua Igreja: que devemos ter Nossa Senhora como modelo, ou seja, que aquilo que não compreendemos, devemos guardar no coração, porque lá na frente haveremos de entender. Que venha 2018!

Texto: Diogo Quadra
Fotos: Grasiele Guimarães
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso