facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-pastoral-da-crianca-realiza-encontro-vicarial-em-cachoeiras-de-macacuNo dia 14/7, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu, a...
igreja-e-familia-tem-que-caminhar-juntas-diz-bispo-em-formacaoA Comissão Diocesana Vida e Família promoveu um encontro formativo na Paróquia Nossa Senhora...
sacerdotes-e-meces-do-vicariato-sede-se-reunem-com-o-bispoDando continuidade as formações para os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística...
litoral-catequistas-participam-de-encontro-vicarial-em-casimiro-de-abreuMais de 160 catequistas do Vicariato Litoral participaram no dia 14/7, do Encontro de Vocação...
sede-paroquia-sao-bento-abade-celebra-dia-do-padroeiroParoquianos e devotos participaram da festa de São Bento realizada entre os dias 11 e 14/7 na...

Ambulatório Bento XVI: comprimidos de amor aos que necessitam

Na Igreja Católica é comum encontrar diversas instituições que auxiliam os filhos de Deus no tratamento de problemas de saúde, assim como na prevenção de doenças. Hospitais, clínicas, casas de recuperação e ambulatórios são algumas formas encontradas pelos fiéis católicos para auxiliar aqueles que necessitam. Independentemente de classe social ou religião, esses projetos espalhados pelo mundo visam proporcionar aos seres humanos serviços básicos de forma mais digna. Na Diocese de Nova Friburgo é possível encontrar diversos ambientes que atuam nessas áreas. Ao longo de suas histórias, essas instituições já auxiliaram milhares de irmãos.

Com mais de 4 mil pacientes atendidos por profissionais de saúde, o Ambulatório Bento XVI se destaca no atendimento aos irmãos que mais necessitam. Além de consultas com médicos, psicólogos, fisioterapeutas, consultoria para dependentes químicos, nutricionistas e fonos, os pacientes também saem do local com os medicamentos prescritos, caso esses estejam disponíveis no dispensário.

site sede 2017 ambulatoriobentoXVIdiadopobre 9

Inaugurado em 29 de junho de 2012 pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, o Ambulatório pertence à Catedral Diocesana de São João Batista e já funcionou nas dependências desta igreja. Com o aumento da demanda, o projeto precisou ser transferido para uma sede maior, que foi inaugurada pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, em 25 de janeiro de 2015.

Segundo o Vigário Geral da Diocese de Nova Friburgo e Pároco da Catedral, Pe. Marcus Vinicius Macedo, a ideia do ambulatório “surgiu a partir da Campanha da Fraternidade de 2012, onde sentimos a inquietação de colaborar com a saúde da população friburguense não como um simples ato de filantropia, mas como fruto do nosso amor a Deus”.

O atendimento no Ambulatório Bento XVI tem como foco os mais carentes cuja renda familiar não ultrapasse de um salário mínimo. É necessário comprovar renda e, no caso de recebimento de bolsa família também. Além disso, o Ambulatório possui o discernimento de auxiliar aqueles que trabalham como autônomos e não possuem comprovação de renda.

Depoimentos

site sede 2017 ambulatoriobentoXVIdiadopobre REGINA

Uma das responsáveis pela coordenação da instituição, Regina Helena de Lima, já atua como voluntária há muitos anos, mesmo antes do ambulatório. Ela comenta como surgiu este desejo.

- Nós profissionais da saúde trabalhamos muito, fazemos plantão de manhã, de tarde e de noite. Eu fazia 36h de plantão em dois hospitais. E, de repente, me deu um estalo que aquilo não estaria sendo bom para mim. Então, através de muita oração, cheguei a conclusão de que poderia trabalhar menos com intuito financeiro e mais para Deus. A partir daí, comecei meu trabalho voluntário, que já tem mais de 15 anos. Onde vejo que precisa, estou lá e ajudo. Atualmente, não estou podendo tanto, mas na medida do possível eu contribuo, pois faz um bem muito grande.

site sede 2017 ambulatoriobentoXVIdiadopobre RENATO ABI RAMIA4

O Pneumologista, Dr. Renato Abi-Ramia, é voluntário no ambulatório e destaca que “a relação com os pacientes aqui é muito boa. Esse trabalho é muito importante, pois a relação médico/paciente se estreita. Percebemos também muita carência afetiva, tem as doenças orgânicas e a carência de um modo geral, de uma população sofrida, muitos não tem emprego, não conseguem trabalhar por que estão doentes”.

site sede 2017 ambulatoriobentoXVIdiadopobre RENATA

Renata Machado Corrêa, de 36 anos, é atendida no ambulatório há algum tempo. Além dela, a mãe é acompanhada no local. “Minha história com o ambulatório já vem de 4 anos. Mas, atualmente, está sendo maior por conta da minha mãe que teve um AVC e está sendo atendida aqui com fisioterapia, médicos e podóloga. Eu só tenho a agradecer, pois a relação que tenho aqui é de amor e carinho, eles me acolhem”.

site sede 2017 ambulatoriobentoXVIdiadopobre DENIR VIEIRA

Denir Vieira, é voluntária desde o início do ambulatório e destaca que “sempre participou de trabalhos voluntários. Eu vim de São Gonçalo para Nova Friburgo e quando cheguei aqui ia me aposentar. Então, disse ‘agora tenho que ajudar quem precisa’. Eu me sinto muito bem, venho com toda a vontade de ajudar. Muitas vezes nos sensibilizamos com as situações e gostaríamos de ajudar mais ainda. Fazendo por eles, fazemos para Deus!”.

site sede 2017 ambulatoriobentoXVIdiadopobre MARIA APARECIDA

Maria Aparecida Moreira é fisioterapeuta e dedica uma parte do seu tempo aos irmãos que precisam.

- Meu propósito, desde que me formei, era de num dia da semana ajudar as pessoas mais necessitadas, isso estava no meu coração, era um ideal a atingir. Sou de Itaperuna, mas estou em Nova Friburgo há cinco anos e desde que cheguei aqui, comecei a atender no Ambulatório. Graças a Deus já passaram muitas pessoas aqui e o que mais me gratifica na minha profissão é o sorriso delas quando o tratamento termina e eu vejo a evolução. Eu amo a minha profissão e o que faço! Procuro me dedicar ao máximo possível aos pacientes.

Como ajudar

Aqueles que desejarem podem doar medicamentos – com data de validade adequada - para esta instituição. Outras doações também são aceitas, sendo repassadas para os bazares com renda revertida para o projeto. Informações podem ser obtidas na sede do Ambulatório, que fica na Rua Augusto Spinelli, número 75. O telefone de contato é o (22) 99947-5432.

Texto e fotos: Monara Teixeira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso