facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • 03
  • 04
retiros-de-carnaval-2020Tradicionalmente, durante o período de Carnaval, as comunidades realizam os seus retiros,...
norte-com-alegria-comunidade-de-cordeiro-recebe-dom-pauloNo dia 12 de fevereiro, a sede do Vicariato Norte com muita alegria recebeu a visita do atual...
ifap-realiza-aula-inaugural-2020-e-encontros-nas-paroquiasIniciando suas atividades de 2020, o Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP)...
dom-paulo-participa-de-reuniao-e-convivencia-com-o-clero-nos-vicariatosEm seus primeiros dias à frente da Diocese de Nova Friburgo, o Administrador Apostólico, Dom...
equipistas-de-nova-friburgo-participam-do-1-eacre-da-regiao-rio-viNos dias 15 e 16 de fevereiro, o Movimento Equipes de Nossa Senhora realizou o 1º Encontro...

Bispo preside Missa de conclusão do ano letivo do Seminário

No dia 7 de dezembro, Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo de Nova Friburgo, presidiu a Missa de encerramento do ano letivo do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, que foi concelebrada pelos Padres José Ruy Correa Junior (Reitor do Seminário), Fernando Pacheco (Vice-Reitor), Marcelo Talon (Administrador Paroquial de Sant’Ana, em Campo Coelho) e Wanderson Mozer (Pároco de São João Batista, em Macuco).

site diocese 2017 encerramentoanoletivoseminario3

A celebração também marcou o ato de clericatura feito pelos três seminaristas - Pablo, Luis Antonio e Aurecir - que serão Ordenados Diáconos em janeiro de 2018. Este ato é constituído de três etapas: a profissão de fé, o juramento de fidelidade e a declaração de liberdade, garantindo que abraçariam o Celibato e o Sacerdócio por livre e espontânea vontade.

Na belíssima capela do Seminário, Dom Edney iniciou a celebração, lembrando não apenas dos motivos pelos quais todos se reuniam ali para render graças a Deus - o ano de estudos que passara, a clericatura, a apresentação de duas monografias que seriam feitas logo após a Missa - mas também fazendo memória a Dom Rafael, grande responsável pela construção daquele lugar.

site diocese 2017 encerramentoanoletivoseminario2

Em sua homilia, o Epíscopo abordou diversos temas. Sobre o Tempo do Advento, recordou-nos que a prepração para o Natal não poderia ser vivida apenas como se estivéssemos celebrando um aniversário; que, na verdade, seria algo muito mais profundo, como que uma preparação para o nascimento de Cristo em nós. Abordou também a implacável ditadura do relativismo, sendo apontada como uma das grandes responsáveis pela perda dos referenciais por parte da humanidade. Como remédio para esse mal, lembrou o pensamento de Santo Ambrósio, celebrado naquele dia, que falava da Igreja como uma barca que, mesmo no mar revolto, não afunda. Ou seja, que enfrentássemos a tal ditadura na barca que nos leva ao porto seguro, que é Cristo.

Voltando-se àqueles que faziam a clericatura, foi firme em seu conselho: “Vivam intensamente o diaconato. Não se preocupem tanto com o sacerdócio agora, pois ele está guardado no coração de Deus”. E a todos os seminaristas presentes, exortou: “Não pensem em carreirismo. O grande ideal do clérigo deve ser esse: ser Padre”.

site diocese 2017 encerramentoanoletivoseminario

Ao final, Pe. José Ruy prestou um agradecimento a Dom Edney e fez duas observações pontuais: que era “uma bondade de Deus sermos discípulos de Cristo” e que lembrássemos: “somos discípulos que o Senhor precisa formar todos os dias”.

Reanimados pelas palavras de seus superiores, restava agora a apresentação das monografias dos dois seminaristas que concluíam o curso de Filosofia. José Carlos Ferreira apresentaria a tese “A evolução do conceito de felicidade em Santo Agostinho entre: ‘A vida feliz’ e ‘retratações’”, enquanto Tomás Louvise Rosa, a tese “O conceito de angústia de Soren Kierkegaard contra a massificação social”. Enfim, uma tarde de juramentos e exortações que certamente teve um final feliz.

Texo e fotos: Diogo Quadra

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso